quarta-feira, 30 de julho de 2008

de amizades na net.

Um presentinho da Adriana, do "Cozinha e Tricot", que é uma que nao tem parada! E basta andar ali pra confirmar!

terça-feira, 29 de julho de 2008

grattinato di finocchio

"Desfocadinha" do gratinado de erva-doce.
Nunca fui uma que corria atras de erva-doce, devo ser franca...
Mas sempre gostei da infusao de suas sementinhas e tb delas nas broas e nos bolos de fuba.
Agora sou mais uma vez obrigada a dizer que é uma outra coisa que eu "virei a casaca", ja que até na salada estou comendo!
Pq vcs podem aproveitar tudo da erva-doce: as folhas, depois de secas, ficam otimas com assados, os talos sao bons para fazer uma saladinha diferente e o coraçao fica uma delicia gratinado. Eu, desconfiada que sou com coisas que nao sao muito do meu agrado, nao acreditava que ela perdia aquele seu gosto marcante, ganhando um sabor e uma consistencia assim tanto delicados... mas é um fato, ormai, comprovado.
O Gianluca, que é o dono original da receita, usa um bechamel, quer dizer, "molho branco" assim normalzinho, para fazer-lo.
Eu, contudo, recomendo esta variaçao de molho branco especial para gratinar legumes. Beh! Era assim que se chamava a receita que veio em um livrinho da Maizena que minha mae tem, ja ha quase 40 anos...!
E fica com um gostinho que casa perfeitamente com qq coisa vegetal que se queira gratinar.
As quantidades sao todas muito relativas e sò para se dar uma idéia de proporçao, pq vcs podem fazer aquilo que depender do proprio critério, ok?
Aqui vai!

Gratinado de Erva-Doce
2 "coraçoes" de erva doce lavados e "desmontados".
2 colheres de sopa de maionese
2 colheres de sopa de amido de milho
2 copos de leite
noz moscada e sal, à gosto
queijo ralado, à gosto
Para desmontar a erva-doce é mais facil dando um talho superficial nas bordas laterais, abrindo cada parte em duas. Caso precise cortar uma fatia do fundo, para que ela solte, nao faz mal, pq se aproveita tudo.
Fazer o molho branco com o resto dos ingredientes citados acima. E cozinhar-lo até que adquira a consistencia justa.
Colocar os pedaços obtidos da erva-doce assentados em um refratario untado.
Distribuir, uniformemente, o molho por cima.
Terminar polvilhando com bastante parmigiano e levar ao forno, pré-aquecido à 180°C, até dourar.
E fica bom pra chuchu! E pra abobrinha, cenoura, vagem e tudo mais que se quizer.
Um par perfeito para acompanhar qq tipo de carne.
E bom, tb, mm que sozinho!



sábado, 26 de julho de 2008

...da utilidade da banalidade.

Coisas que "escapam", na cozinha: picadinho de batata, salsicha, pimentao e mais uns gostinhos bons. Um prato classico da minha familia.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Bom pra chuchu!

Aqui tb da chuchu...! Sò que tem que plantar com um tempismo perfeito a fim de colher antes que comece o frio invernal. Esta planta é de uma vizinha peruana, que me contou que é um legume tb muito popular no seu pais de origem. Entao...em algumas feiras biologicas se acha o dito cujo. Assim como se acham algumas outras coisas importadas, nos supermercados. Uma das quais é a kassawa ( se me lembro bem como é escrito...). Ou melhor dizendo: mandioca. Mas nem me perguntem de onde vem ou em que lingua é isto! Pq eu nem imagino: apenas fico contente de poder comer-la!

terça-feira, 22 de julho de 2008

No Parco del Monte Cucco / Gubbio

Sem ajuda de um bastao vc nao sobe e tb nao desce,mm qdo ainda esta atravessando o bosque para chegar la no topo!Onde estamos é o monte Cucco, no parque homonimo, que faz parte dos Apeninos.
Uma escaladora nata esta Mathilda! Sò que com medo que ela "saisse voando", ja que ali é um dos pontos "must" para asa delta e aeroplanos, coloquei a guia para que nao escorregasse precipicio abaixo. Que vento pessoal...! E o pior é que, ali em cima, nao tem onde se agarrar, que o monte fica "careca"...mas é lindo, lindo...!

sábado, 19 de julho de 2008

torta de ricotta sem forno


Anteriormente eu ja tinha postado esta torta que, mm parecendo a mm, tem a receita totalmente diferente e nao precisa nem chegar perto do forno.
E nòs achamos que é até mais saborosa que aquela tradicional.
Se alguém preferir a outra ou mm achar igual, ao menos duas coisas esta tem a seu favor: economiza nos ovos e tb nos quase 40 minutos de forno, que a outra precisa para ficar pronta!...
E é muito facil, pq a unica coisa empenhativa é compactar a farofa de bolacha no fundo da tortiera.
Mas tb, nao se esquecer que pode, sempre, ser feita sem o fundo de biscoito e sem a cobertura. Eu é que sempre faço com cara de "cheesecake" mas, na verdade, nem precisaria: pq é sò uma questao de gosto...!

Torta de Ricotta sem forno
-400g de ricotta
-1 caixinha de creme de leite
-4 folhas de gelatina transparente
-4 colheres de sopa de açucar
-raspas de limao
-200g de biscoitos, usei os frollinos integrais (tipo rosquinha)
-100g de manteiga amolecida
-200g de uma cobertura a gosto
Antes de tudo, triturar muito bem os biscoitos fazendo uma farofa.
Acrescentar a manteiga amolecida e misturar bem, até umidecer o todo.
Colocar, de preferencia, em uma forma daquelas de fundo removivel, distribuindo uniformemente e prensando muito bem.
Aquecer o creme de leite junto com o açucar e a gelatina e mexer bem até que ela se dissolva totalmente: NAO precisa e nao deve ferver, sò ficar morninho. Inclusive, pode-se até desligar antes e terminar de dissolver-la sò com o calor da panela.
Acrescentar a isto, a ricotta e a raspa de limao e, batendo à mao mm, homogenizar o composto.
Jogar sobre o leito de bolachas, alisando um pouquinho a superficie e levar à geladeira.
Quanto à cobertura, eu continuei usando minhas cerejas. Mas vcs podem fazer aquilo que mais lhes agradar, sò tendo o cuidado de deixar a coisa bem pastosa para poder dar uma certa espessura.
Apòs uma meia hora em temperatura baixa, o composto ja estarà firme e se poderà cobrir-lo. Na verdade, se poderia até servir tb, embora a base de biscoitos nao esteja, ainda, em sua consistencia otimal.
De qq maneira, se o problema for a"pressa", aconselho dobrar a quantidade de manteiga, para se "trabalhar" menos tempo. Mas sem esquecer que ficarà mais calòrica, é obvio!
Melhor gastar um tempinho a mais e caprichar na compactaçao. Pq o resultado serà quase assim "rapido"e melhorarà sempre, com o tempo a mais que poderà ficar na geladeira.
E feita desta forma ficou muuuuito boa, demais!




O passeio de hoje.



Vista das varias cascatas do Menote, na regiao do Belfiore, que é vizinha à Foligno. E que se vcs quizerem ver melhor, basta clicar nas fotos.
Estas quedas d'agua situam-se em um bosque, em meio às montanhas plenas de grutas e aquedutos romanos, ainda integros. E em uma destas montanhas existe, bem la no alto, um eremo medieval, possivel ainda de se visitar.
Mas, como o dia era nublado e as arvores tolhiam grande parte da luz, estava escuro mm, pessoal!
Por isso, nao deu para fotografar a grande parte daquilo que estou falando, devido ao binomio baixa luminosidade X chuvisco. Além do que, fazia um belo friozinho tb...
E isto sò fazia aumentar, ainda mais, o fascinio e a magia, que este lugar passava...

sexta-feira, 18 de julho de 2008

...época de sagras.


Por aqui, nesta época, tem um mar de sagras. E sagra de TUDO que se pode imaginar: da cebola, do escargot, do fungho, do tartufo e por ai adiante. Até terminar em um monte de besteira, sem nexo...
Nao é que somos fanaticos por elas, muito pelo contrario, mas tem quem seja.
Uns vao para comer as iguarias servidas, uns vao para dançar e outros sò para poder estar fora de casa mm.
Ja fui, creio, em uma meia duzia, nestes anos todos. Quase sempre com amigos, que o Gianluca detesta estas festas, e com uma certa razao: melhor ir a um restaurante, por ex.
E esta semana fomos com um primo, um bom gourmet, a esta Sagra de Tordandrea D'Assisi e, devo dizer: gostamos.
Era muito bem organizada e com um serviço impecavel, sendo uma feira popular. Tinha lugar tanto para crianças, como para os jovens tb, coisa rara... E a comida, bem...era otima! E tudo muito limpinho.
E cada dia tem uma atraçao que se apresenta, daquelas que sò quem è do interior conhece! E todas no indefectivel estilo Casadei, que foi aquele maestro romagnolo que tornou o estilo "liscio" uma coisa popular em toda a Italia. Estilo este muito amado pelos velhos e pelos jovens, provincianos, que correm para bater as suas perninhas, nos saloes a cèu aberto, apenas escutam o seu "pa, pa, pum" começar.
E para uma que sò se move ao som do bom e velho rock, nao deixou de ser uma coisa insòlida de se ver...
Enfim, realmente nao esperavamos que esta sagra fosse, por assim dizer...boa.
Assim, agora temos duas sagras que fogem à nossa alergia por este tipo de festa popular, ja que aquela da cebola, em Cannara, é muito boa tb. Pela comida, digo. Pq mm eu sendo uma que pega na cebola com as pontinhas dos dedos, devo salientar que fazem maravilhas com a dita cuja...
Bem, é isso!
Pecado que nao ficou boa a foto do conjunto genoves que tocava aquele dia e de todos os seus fans que estavam ali para ver-lo e dançar. Pq apesar da idade, o"frontman"ainda exibia uma bela e loira cabeleira e um terninho alla Beatles, tb.Uau...!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Presentinho!




Oi, oi.
Vejam sò que lindo, o que minha filha Luiza me enviou!
Muito meiguinho.
E é sempre muito bom poder ver coisas bonitas, boas idéias e, mais de tudo, boas intençoes!
E vendo estes selos me lembrei que, qdo eu era pequena, mas pequena mm, tinha uma misera coleçao de selos, que nem imagino qual tenha sido o fim...
E digo misera, pq esta coleçao era feita com aquilo que me caia nas maos, isto é,"selos caseiros", por assim dizer.
Que me lembre, ali tinham os selos argentinos do "meu amigo" Sergio Alfredo Datri, com quem eu trocava embalagens de cigarros e recortes de revistas. Uma coisa que tinha começado com a troca de correspondencia entre os leitores da revista Topolino...
Tinham tb os selos ingleses, principalmente pq eu vivia tentando escrever para os, pasmem, Hermann Hermits!
Selos franceses tb, ja que eu gostava de participar de concursos de uma revista infantil dali.
E um fantastico e històrico selo comemorativo da primeira ida do homem à lua. Que minha mae tinha escrito para a Nasa e eles lhe mandaram uma quantidade absurda de coisas incriveis, todos relativos a isto. E...que nòs filhas, brincando, destruimos tudo...
Beh...!
Mas nao se preocupem nao... Era raro sim, mas nòs ja tinhamos destruido coisas de muito mais valor, em nossas brincadeiras!
Isto pq meus pais nao eram muito ligados em coisas materiais e deixavam que brincassemos com tudo aquilo que era superfluo.
O que de acordo com minha mae, seria aquilo que nao era util.
E para o meu pai, tudo aquilo que nao se pudesse ler.
Bem...tudo isto ja foi, a bem da verdade...
Entao agora, agradeço de coraçao o carinho da minha filha.
E aproveito para aconselhar vcs todos a procurarem os tais selinhos, mm que nao seja para colecionar. Pq sao muito bonitos e, afinal, vcs estao com o correio ai do lado!
Bjs!


segunda-feira, 14 de julho de 2008

Reutilizando a sucata.

Florzinhas em papel crepon e vasinho feito com a garrafinha de iogurte.

domingo, 13 de julho de 2008

...continuando sò no microndas.


Por aqui, agora, tem feito umas noites frias, para a época, mm que durante boa parte do dia faça bastante calor.
E hoje, inesperadamente, esta chuvoso. Coisas deste clima que ja nao é mais o mm, nem aqui e nem em outra parte qq...
Enfim, um dia perfeito para atacar com uma sobremesa que nao precisaria ser, por assim dizer, muito fresquinha. Pq da para "traçar" uma que seja sò é muuuito boa!
Sei que o que fiz NAO é nenhuma novidade para o publico em geral: e disto nao tenho duvida.
Mas para mim, é a primeira vez que encaro de fazer assim.
Sempre tive uma relaçao meio que de "amor e odio" para fazer-lo na forma tradicional mm que, raramente, me metesse com as maos à obra.
Talvez pq no inicio de casada queimei, irremediavelmente, uma minha panelinha preferida e fiquei meio invocada com a coisa.
Ou seja pq, pertinho de casa, tinha uma fabrica de docinhos de festa e bastava passar ali para pegar tudo muito fresquinho: quem sabe...?
Depois, nao me conformava de parecer ser a UNICA que era meio "imbranata" em fazer-lo...!
Pq como podia ser isto?!
Bem...juntemos que com o fato de aqui o leite condensado ser usado a quase nivel zero e, por isto, meio caro demais, nao é que eu corra atras de receitas que o levem, entre os ingredientes.
Boh! Tem tantas outras opçoes, nao é verdade?
E, em SP e no Brasil todo, é uma verdadeira mania usar leite condensado em tudo!
Sim...que é bom e é gostoso! Mas procuro sempre driblar estas receitas.
Muitas vezes o substituia pelo "falecido" leite evaporado da Nestle, onde se podia controlar o açucar que se queria colocar.
Mas fazer o que, se nao se encontra mais a coisa?
Eu, ao menos se quizer, remedio usando minha fabulosa leiteira, com cone no meio, que evapora o leite para mim, mas ... e quem nao tem uma!?
Entao, eu mostro a receitinha (...me deixem chamar-la assim, ok? ) que eu fiz e que deu certo.
E é uma daquelas "vapt-vupt", que eu tanto gosto!
Brigadeiro de microondas
1 lata de leite condensado
2 colherzinhas rasas de manteiga
3 colheres de sopa de chocolate amargo
Tenha a atençao em misturar tudo em um refratario que seja bem maior do que a quantidade do composto, pq a "coisa"sobe um monte!
E depois, leve cerca de 5 minutos à potencia maxima, no microondas.
Apòs remover-lo do seu interior, dar uma boa e rapida homogenizada no composto, até ele ficar brilhante e lisinho.
Deste ponto, se pode atacar com a colher, mm.
E ai estaria uma outra "primeira vez" minha, que sempre preferi e fui de bolinhas!
Em todo caso, para alguém mais preciso e purista. basta deixar esfriar e levar à geladeira por algum tempo.
Depois basta fazer as bolinhas e passar-las por aquilo que mais agradar, coisa que, no meu caso, seria o chocolate extra amargo e ... pronto!
Até eu me dou bem com esta receita.


sexta-feira, 11 de julho de 2008

...de saladas e de principios

(a bela e estranha flor do cardo)
Ola pessoal!
Hoje eu teria acordado, assim, como se diz, "com a macaca".
Pq duas coisas me pipocaram na mente assim, como por encanto.
Va la!...
E é o seguinte: é interessante perceber, numa determinada fase da vida da gente, o quanto deixamos de nos conhecer, realmente.
Seja pela correria, seja pelas coisas que nao eram nossas, seja pq passamos pouco tempo dando atençao a nòs mm ou às coisas do nosso eu mais profundo.
Estou dizendo isto pq estava pensando na frasezinha que sempre vem escrita no orkut da gente. E a minha de hoje era esta: "I tuoi principi per te sono più importanti del denaro o del successo".
Traduzindo para quem nao entendeu: "os seus principios sao, para vc, mais importantes que o dinheiro e o sucesso".
E ai...nao é que é verdade, mm!
O gozado é que eu sempre ajo dentro disto, tanto naturalmente, que nem tinha isto como uma minha caracteristica...
Mas é assim.
Poderia até dizer que a minha vida, materialmente falando, poderia ser MUITO mais facil se eu nao me guiasse por eles, assim como faz a gde parte das pessoas.
E ja afrontei momentos dificeis e adversos, por causa disto: tudo pelo objetivo de seguir uma coisa que, para mim, era importante.
E nao digo "importante" pq eu seria a beneficiaria, a que lucraria com a coisa, muito pelo contrario...
Pq o cavolo é que tem hora em que eu nao penso, minimamente, em ser eu aquela que deve se dar bem, mm que uma parte de mim o deseje.
E é uma coisa, no minimo, estranha, esta...
Alguém pode dizer, "va la, que isto é uma herança de familia". Sim, nao nego que possa ser uma verdade isto. Mas, que eu me lembre, em mim, isto é uma coisa atavica, que nasceu comigo e me acompanhou sempre: ao menos até agora! Hihihihi...
Penso que, se vcs tb se prestarem atençao, verao que o mm lhes acontece. Que cada um de nòs é guiado, em sua vida, por uma vontade interior regida por forças das quais nem temos consciencia. E ai esta o qto é potente isto; pq nos vem expontaneo, acima de nossas vontades superfluas e de momento. Pq qdo vemos, ja estamos enfrentando as consequencias disto e pensando: "mas como é que me meti em uma situaçao assim...!?"
E me digam se nao é verdade...!?!
Alguns exercitaram de se ignorar e seguem adiante, em busca do dinheiro e do sucesso, que almejam. Outros, como eu e tantos, somos regidos por nossos principios primordiais, que sao aquele que estao no nosso coraçao e nao na nossa mente, e que nos encaminham para um crescimento interior.
E nao quero dizer que assim, somos superiores ou sei la o que, nao é isto...O fato é que somos levados a correr atras de coisas que sao privadas de valor para os outros, pq sò possuem um sentido para nòs mesmos.
E um outro dia eu li, em alguma parte, que o nosso coraçao é muito mais sabio que a nossa razao.
Pq nao se pode racionalizar tudo nesta vida, senao deixamos de lado aquilo de mais precioso que nos foi dado, que é o sentimento. E falo daquele sentimento que é bom.
Dai vcs devem estar pensando: esta "delirou"...
Mas é que eu funciono assim, minha gente!
E estas coisas me assombram, por qq aceno que se faça. Pq do insight, isto é, daquilo que me chamou a atençao, a mente me transporta ao presente, mas quase inexplorado, meandros do meu coraçao.
E ali, people, tem de tudo um pouco!
Basta abrir as gavetinhas, que salta fora de uma coisa séria a uma que sò um bom virginiano entenderia...
E ai è um samba do criolo doido, mm.
Pq pode ir da mais sublime das coisas àquelas mais comezinhas, mm.
Tipo o meu sentimento de achar um absurdo que as pessoas nao usem o bidet, por exemplo.
Vcs estao rindo, eu imagino.
Mas é assim...
E posso dizer que, aqui na Italia, me encontrei com os meus similares: ufa...atè que enfim!
Enquanto vivi ai via o dito cujo ser, irremediavelmente, banido dos banheiros. Enquanto eu, bem... eu corria atras para instalar-lo nos meus. Me lixando de ser "contra-corrente".
Eram tempos onde se priorizava o espaço.
Entao eu seria, assim como se diz, uma pessoa higienica. E nao uma maluca, como se pensaria.
E higienica, sem nem passar por perto do ser obcecada pelo esteril, pq isto seria um absurdo, pq doente.
Enfim, mm que ninguém me tenha dito para fazer, é algo que eu faço desde que percebi, na mais tenra idade, que é uma coisa lògica. E tanto lògica qto seria o tal do espaço.
Sim, usemos o papel, mas depois passem uma aguinha, por favor.
Limpeza se faz com agua, minha gente!
A nao ser que se seja socio dos microorganismos, que ficam felizes em decompor aquilo que se deixou pra eles!
Pq é isto que acontece com qq coisa, de origem organica, que deixemos em qq parte: decomposiçao, mau cheiro. Para que serve uma geladeira, um freezer...?
Pode ser que seja sò um tiquinho de uma coisa, mas ja basta para alimentar uma populaçao de microorganismos, que sao outro tanto de pequenininhos tb!
Se vcs raciocinam que o fogao e a geladeira tb devem ser mantidos limpos: ... e entao...?!
E qdo digo limpo, é um limpo SEM neuras e sem exageros.
Apenas se lembrem, por ex, que comendo alguma coisa nao se pode deixar de se escovar os dentes e nem de usar o fio tb: basico.
Para manter tudo limpinho e cheiroso como estava antes (...e estava, nao estava?!...).
Pq o que se usa, deve ser limpo depois: nao é assim a regra em casa?...
Sim, existem os microorganismos do bem, aqueles que nos ajudam. Mas nao podemos deixar que se altere este tenue equilibrio que existe nesta simbiose ancestral, pq isto sempre serà sinonimo de problema.
Ai vale a regola do meio: nem estéril, nem sujo... sò "normal".
Assim como fazem os indios, que estao sempre entrando nas aguas do rio, de tanto em tanto.
Boh!
Que bela salada, heim!
E se vcs pensarem, apesar de parecer que nao tem nexo nenhum, eu digo que um tem sim...
Pq é tudo uma questao de PRINCIPIO!!!!!!!!!!!!


quarta-feira, 9 de julho de 2008

..aggiornamenti.

A srta. Mathilda num antes e em um depois: de urso a scottish terrier...
Bem...
Que é sempre muito estético o "depois" de um scottie, disso nao ha duvida.
Mas eu curto, mm, quando ela esta toda peluda e "descabelada": que eu acho mais meiguinho.
Atè tentei fazer valer a tal da coisa do "isolamento térmico" que proporciona uma pelagem dupla e etc e tal. Pq, feliz ou infelizmente, de teoria eu sei um monte...
Mas, na pratica, nao teve toda esta confirmaçao nao!
Talvez por causa da enorme diferença, que quase sempre existe, entre uma tese e a sua aplicaçao.
Ou, talvez até, pela sugestao dela ver todos os seus amigos peludos, daqui, tosados: quem sabe...?
Ou pq, ali nos Alpes, nao se veja um San Bernardo que nao esteja, agora, com o pelo curto.Boh!
Mas enfim, para este verao, deixemos a Srta.Tilda desfilar de "biquini", ok?
E estamos conversados!!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

...e pq "Nega Maluca"...?!


Existem coisas que eu, apesar de achar estranho, fico curiosa em ver no que da.
Beh! Estou falando de receitas culinarias...!
Bom, continuando...
Como referi acima, por vzs, a curiosidade me leva a provar fazer coisas que eu acho insolitas pq, penso, se encaixariam na minha porçao ignorante de ser.
Algumas das tentativas me mostraram que as vzs o insolito era sò inviavel e outras, em vez, que a coisa dava certo, sim, apesar da minha incredulidade!
Uma delas foi este bolo todo estranho que levava agua fervendo na receita:...ué...como assim!?
Pois è, a curiosidade me fez pegar-la ali no Panelinha ha mais de 6 anos atras, tempo que levei para por as maos à obra.
E o que me fez lembrar dela foi um post em um blog que eu passo, onde o Daniel tb comentava da sua estranheza pela receita.
Dai, e sabendo ser uma "estranha receita tradicional", resolvi fazer-la.
O unico detalhe de vanguarda, nesta receitinha do Panelinha, seria que é de microndas.
Gente...com o calor que esta fazendo aqui, eu ligo ventilador mas me recuso a ligar o forno!
Tanto é verdade, que eu até apelo para minha versao de cheesecake com gelatina...
E apesar de ser uma que SEMPRE muda tudo, desta vez decidi seguir a receita "ipsis literis" para o estranho nao virar um estrago. E fiz 2/3 da receita, ok?
Sò achei que o meu forno microondas seria mais potente que aquele da receita, pq tenho certeza que deveria ter adaptado e reduzido os tempos de cozimento. Mas mm sobre-cozido agradou muito ao meu marido, que o comparou ao bonissimo pao pepado que se faz por aqui.
Outra ressalva é que, confesso, usei menos chocolate. Mas parece mais pq, como ja expliquei, aqui eles sao fortissimos!
E um detalhe: para a cobertura é garantido que dava para ter usado um minutinho sò, ja que com o tempo da receita (4 minutos) virou um crosta quase impraticavel...
Enfim...cozinhem tudo em fraçoes de tempo (tipo 1' ) e controlem para ver se ja nao se chegou no resultado correto, ok?
Entao estamos combinados: a receita é estranha sim, mas é facil e é boa!
Tipo aquele bolo de chocolate sem ovo e com vinagre.
E mm sabendo que a minha "menina dos olhos" nunca deixarà de ser o historico e soft Devil's Cake...
Mas nao dà para ser versatil com uma receita sò, vcs hao de convir! Dai...
Nega Maluca
3 xicaras de farinha de trigo
2 xicaras de açucar
3 ovos inteiros
1 xicara de chocolate em pò (...usei +- 3 colheres rasas)
1/2 xicara de oleo
1 xicara de agua fervendo
1 pitadinha de sal
1 colher de cha de fermento
A parte o fermento, bater tudo junto vigorosamente, até ficar homogeneo.E misturar-lo, no fim, delicadamente.
Em forma untada e apropriada, levar o composto 8 minutos ao microondas.
Enquanto ele descansa 5 minutinhos, fazer a cobertura.
4 colheres de sopa de chocolate em po (usei 2 rasas)
2 colheres de sopa de açucar
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de leite
Colocar em um refratario e deixar 4 minutos em potencia alta, no microndas (hum...), mexendo bem, a cada 1 minuto.
Despejar ainda quente sobre o bolo.
obs: ai a prova que a minha deveria ter continuado liquida, ja que nao "despejava" nem por decreto!




sábado, 5 de julho de 2008

...uma verdadeira metafora da vida da gente!

Nao ficou claro na foto, mas naquela janela de luz em meio às nuvens negras, o céu estava azulzinho e com nuvens cor-de-rosa...E aquele pequeno ponto no céu inundava com a sua luz dourada o escuro que se queria impor sobre nòs, antes da chuva.
E isto pode ser transportado para nossas vidas, tal e qual o fato que mostra que se abrirmos a porta de um quarto escuro, que este serà invadido pela luz e nao o contrario.
Pq o escuro seria a negaçao da claridade e, por isso, nao teria existencia real: representa sò aquilo que nao conseguimos ver...
E nòs, seres humanos, somos muito limitados naquilo que podemos perceber ou entender.
Mas assim como podemos intuir que existe luz atras das nuvens negras, podemos intuir, tb, que existem muito mais coisas do que aquilo que conhecemos ou acreditamos.
Pq devemos ter a humildade de nos saber limitados e com tanto a aprender.
E sentir que isto è uma verdade qdo acontessem coisas que nòs nao compreendemos minimamente, mm que a nossa razao exija uma explicaçao plausivel, que nao encontra.
Mas que isto seja uma coisa intima de cada um de nòs, e nao a coaçao de algo externo à nossa consciencia ou a imposiçao de qq tipo de intransigencia, unilateralismo ou mm, ignorancia.
E tudo isto inspirado por aquela janelinha ali no cèu...

quinta-feira, 3 de julho de 2008

...mundo animal.

O Sr.Croc que esta sempre atras de mim e, como sempre, sò observando...
E esta foto, bem...
No ano passado, eu salvei 2 filhotinhos de camundongos silvestres e, neste ano, este filhotinho de sapo.
Isto entre tantos outros animais do bosque, que morrem tentando atravessar a estrada. E que eu lamento tanto ter passado atrasada demais para salvar-los...
Até tenho uma coleçao de lindos agulhoes de porco-espinho, aqui em casa, que preferiria que tivessem continuado com os seus donos.
Isto sem contar os 1001 insetos, as minhocas e suas primas cobras cegas, os caracois e as lindissimas lesmas gigantes tigradas...

E esta é a Srta. Paçoca, louca por um banho! Que o Croc, porquinho, nem chega perto...!


terça-feira, 1 de julho de 2008

...mm com calor a gente tem que comer alguma coisa!

Bem...um pouco por sugestao, um pouco por ocasiao...
Domingo eu assistia um programa, muuuito divertido, no canal gourmet do Gambero Rosso, na Sky.
E este, "Pasta, love e fantasia", è protagonizado pela atriz napolitana Marisa Laurito. Que matrona e rechonchudinha, em seus aventais de vedete, nos ensina a fazer algumas iguarias entre piadas e confusoes, com seus acompanhantes de programa.
Por ser domingo e tradicionalmente nao ter NADA de assim tanto bom para ver, que nao documentarios repetidos...vamos la!
E pq rir sempre foi um bom remédio.
E ela estava fazendo este tal de polpéttone napolitano que me entrava por um ouvido e saia por outro, que eu queria era sò sorrir enquanto, eu mm, comia a minha sobremesa...
Pausa.
Num segundo passo, eu estava ja pensando que DEVERIA usar uma sopa creme de cebolas que eu tinha trazido de SP ha tempos. E indo ao super mercado, ontem, comprei carne moida e um kilo de vagem, exatamente como aquela que ela tinha usado para rechear sua opera.
Fazendo 1+1+1, adaptei o tal do negòcio!
Nao segui todos os seus passos e nem todos os ingredientes, mas va la: é igual vai...!

Polpéttone recheado com vagem.
-cerca 500g de carne moida
-1 paozinho amanhecido, molhado, amolecido e espremido.
-1 ovo inteiro
-1 pacote de sopa creme de cebola
-gotinhas de limao, à gosto
-3 ovos cozidos
-umas 200g de vagens, daquela redondinha, refogadas
-queijo tipo parmigiano
-farinha de rosca para empanar
Amaçocar bem os 5 primeiros ingredientes, até ficar um composto homogeneo.
Fazer os 3 ovos, cozidos.
Limpar e refogar as vagens, com temperos à gosto.
Reservar as 3 coisas.
Estender cerca 50cm de pelicula plastica em um plano de trabalho.
Distribuir o composto de carne de modo a formar um retangulo de, no maximo, uns 40cm de comprimento, pela largura do plastico, mas um pouquinho longe de sua borda.
Colocar sobre isto, distribuindo bem, as vagens e os ovos cortados ou nao, fica ao gosto de quem for comer, que eu cortei em 4 "gomos" os meus.
Salpicar um pouco de parmigiano por cima e a Marisa Laurito, daquilo que eu me lembro, colocou tb bacon em fatias e azeitonas e nem me lembro mais o que...
Ajudando com o plastico, fechar e dar a forma de um "charuto" à coisa.
E, sempre com a ajuda do plastico, aspergir a farinha de rosca de modo a deixar-lo ligeiramente empanado nela.
Dai, é levar em forno pré aquecido a 200°C, cerca de 40 minutos +-.
Fica um belo e grande polpéttone que daria para um bocado de gente, mais ainda se tiverem outras coisas acompanhando, que eu sò servi com uma saladinha verde...
E dai alguém perguntaria: e precisava receita para isto?
E eu reponderia: é obvio que nao!
Mas com receita é mais facil para um que fica divagando sem conseguir finalizar, ou pior ainda, iniciar que seja, um simples almoço.
Tipo eu, por exemplo...!