segunda-feira, 13 de abril de 2009

Barba di Prete


Uma verdurinha super gostosa, e do tipo "vapt-vupt", para se fazer, mas que é muito dificil de se encontrar. Tem um sabor delicado e ligeiramente acido, com uma textura firme mas ao mesmo tempo macia.
Dai!... Nao é nadinha facil "descrever" sabor e textura...
E vou ficar devendo informaçoes mais técnicas e precisas sobre a tal da plantinha, ok? Quem sabe minha amiga Lemniscata, que é uma botanica de plantao, reconhece e sabe o nome cientifico desta belezinha?!
Enfim...
Ocorre tb o fato de eu sò ter me lembrado de fotografar depois de ja ter lavado e cortado fora as suas raizes. Mas, ao meu favor, eu ja tinha avisado que sou uma pessoa toda meio que afobada.
Mas me lembro de dizer, apenas, que ela se apresenta na forma de "tufos", com as suas folhas finas e longas, que medem assim em torno seus 25cm.
E esta foto, que falta, e que deveria mostrar estes detalhes todos, ficou para a gloria...! Mm que eu tenha "acordado", a tempo, para poder tirar uma foto dela na versao crua e uma outra, dela ja cozida.
Pq sao sò uns 5 minutinhos de fritura, em um fio caprichado de azeite. Ou mm apenas cozidas no vapor, para quem preferir assim.
Dai, um pouquinho de sal, daqueles bons, mais umas gotinhas de suco de limao fresquinho, acrescentados no prato mm: e via!
Acompanha muito bem, frangos no geral.
E dizem que, melhor ainda, aqueles que ciscam.
Coitados!...

4 comentários:

Fábio Adiron disse...

Clau: Nada pessoal, mas à primeira vista parece grama...risos

clau disse...

Pois é Fabio: nao é que parece mm!
Sò que é BEM mais gostosa!! rss
Qdo vc tb tiver a oportunidade de comparar, ficara surpreso.E todo mundo que prova, troca o capim pela barba.
Bjs!

AndreaDomingas disse...

Oi Clau!
A foto me lembra muito as chives(inglês)/Schnittlauch(alemão). Não sei se é o caso... mas se for, é a primeira vez que vejo sendo usado como verdura... normalmente é utilizado, assim como a salsa ou cebolinha, para dar sabor ao prato, ou são utilizados crus, em saladas.
Bjs,

clau disse...

Ola Andrea: esta é uma verdura mm.
A que vc diz tb existe aqui e é a tal da "cebolinha" mm.E é um condimento que se assemelha bastante, mas que tem um gosto totalmente diverso.
E esta outra, aqui, quase que sò existe ali na regiao de Massa Carrara, na Toscana.
Mm assim, valeu pela sua lembrança!
Bjs!