quinta-feira, 2 de julho de 2009

A nova cara das migraçoes humanas...


Esta semana, como ja nao fazia ha muito tempo, estava lendo alguns blogs de culinaria dos quais nao sou assim muito assidua...
E me chamou atençao o fato que uma blogueira muito conhecida (a Akemi do blog Pecado da Gula) relatava da sua volta ao Brasil e algo do que esta sucedendo ali no Japao com os brasileiros que ali se encontram.
E me vi comovida com os seus relatos.
Pq é um tema dificil este da migraçao, em tempos modernos...
De qdo um deixa de ser turista para competir por trabalho com um "nativo" do lugar e a coisa toda muda de figura!
Sem falarmos nos estereotipos que se criam em torno de cada grupo que se fez avante.
Ou do fato que ocupem postos de trabalho que antes nao interessavam ninguém mas que, com a crise mundial, passam a ser ambicionados por todos.
E sem falarmos, tb, da sempre grande repercussao que os poucos fatos negativos referentes a estas pessoas, ou aos seus paises de origem, conseguem ofuscar tudo aquilo que teria de positivo...
Enfim: um argumento duro de se discutir assim de um modo laico.
Mas foi legal saber que temos uma entrevista de quem é uma especialista no assunto.
E que é a professora pernambucana Maria Teresa S. M. Suarez, escritora do livro "Brasileiros Longe de Casa".
Mm agora estando aposentada, ela ainda transita pelo mundo participando e assessorando organizaçoes desta classe de pessoas, que tentam resolver os seus problemas em varios setores.
E ela sabe do que fala, pq dedicou grande parte de sua vida pesquizando isto, além de ter feito doutoramento na USP e pos doutoramento em Harward, entre outras instituiçoes americanas.
Para quem se interessar:
Pq sabemos que uma grande parte de nòs tem a sua historia relacionada com a migraçao de algum antepassado seu que, com coragem e com muita dificuldade, queria algo melhor para si e para os seus descendentes.
Um tempo, nem faz tanto assim, ali mm em Sao Paulo se escutava tanto o "falar italiano", inclusive na mesa com a minha familia.
Mas o que é gozado é que hoje, estando por aqui, quase que se ouve mais é um "zum, zum, zum", de linguas estranhas. rss.
O que nao deixa de ser uma coisa insolita: saber que um pais de onde saiu uma quantidade enorme de pessoas no seu passado agora ser, ele mm, altamente visado por uma quantidade enorme de pessoas que estao ou querem entrar aqui, mm através dos meios mais bizarros.
E que nem o fato de eu ter minha vida facilitada por possuir um passaporte da Uniao Européia, e assim poder passar rapido e sem entrave algum nos aeroportos, me deixaria insensivel ao mar de pessoas que vejo fazendo fila nos guiches de migraçao, qdo chegam aqui na Europa...
Pq, afinal, devemos todos ter consciencia de que todo este planeta foi ocupado por migraçoes humanas que tiveram lugar em um passado remoto, ali nos albores da espécie humana.
Em algum lugar ali do periodo paleotico...

2 comentários:

Fábio Adiron disse...

Clau

O homem é um ser migratório por natureza. Em alguns momentos os que imigram são incorporados mas, num primeiro momento sempre são estigmatizados.

Mesmos os nossos antepassados italianos eram chamados de carcamanos...

E a história continua, mudam os personagens.

clau disse...

Pois é, Fabio: minha mae e meus avòs que o digam...
Realmente a historia continua.
E na falta de uma glaciaçao que pudesse facilitar a coisa, se utilizam todos os meios possiveis para isto, rss.
Valeu!
Bjs!