quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Uma questao de gorjeta.

Se vc é um daqueles que viaja mais que a gripe suina, as dicas deste artigo do suplemento de viagem do "O Estado de Sao Paulo", vieram a calhar!
Na lista deles nao consta a Italia.
Mas eu antecipo que, à parte os locais "bacanas" assim como eles dizem, o pessoal nao costuma muito deixar a gorjeta, dita "mancia" (se diz manchia).
Ou "descarrega" sò as moedinhas e restos do troco, por exemplo.
Pq nao existe uma obrigaçao implicita de se deixar algo, ou nem uma norma que especifique um determinado percentual sobre o valor a ser pago.
Algumas pessoas até colocam alguma coisinha nos cestinhos deixados com este proposito do lado dos caixas, enquanto grande parte ignora a coisa. rss
Outros somente dao gorjeta do tipo pessoal, normalmente polpuda, para quem os atendeu com esmero e competencia, por exemplo.
E muitas pessoas preferem pagar a conta na saida, direto no balcao do caixa, enquanto outros pedem para que a conta seja trazida à mesa, normalmente.
Enfim...

6 comentários:

Nela disse...

Olá Clau! sabe amiga adoro ouvir Italiano acho uma das linguas mais bonitas, e se podesse gostava muito de ir á Italia era mesmo um sonho k tenho,a gorjeta cá em Portugal houve uma altura k foi proibida, mas as pessoas deixavam na mesma, claro a quem merecia, agora continuamos, eu gosto de deixar sempre algo,já vi as suas fotos nos postes abaixos e são lindas mesmo, mora num sítio lindo, isoladomas lindo, parabéns pelas fotos, e sua mãe ainda aí tem a sua companhia? ou já se foi? ´e tão bom minha amiga a nossa mãe...já não tenho a minha e a recordo a cada hora . Beijinhos Clasu e obrigada.

Fábio Adiron disse...

Eu sou da turma que gorjeta precisa ser merecida. Se for é boa, se não, nem pensar.

clau disse...

Ciao Nela!Senti sua falta, sabe...?
Achei otima esta coisa de proibir a gorjeta, sò pq muitos patroes contam com isto para completar o parco salario que pagam...
Minha mae fica até fim de outubro eu a acompanho, ja que faz 3 anos que nao torno a Sao Paulo.
Valeu!
Bjs!

clau disse...

Fabio, neste quesito eu bem que concordo com vc.
Pq seria como se fosse uma forma de comunicaçao, onde se entende o grau de satisfaçao de quem foi atendido, nao é verdade?
Bjs!

Adriana disse...

Oi Clau tudo bem? menina essa coisa de gorjeta é uma coisa , é dificil vc medir qto vale o serviço de alguém que por um acaso já está sendo pago rsss, é muito complicado e aqui principalmente em São Paulo se vc der R$ 1,00 de gorjeta ainda corre o risco de ser olhado atravessado e levar uma praga de gorjeta hehehehe.
Mesmo de longe seu povoado é um charme.
Beijos.

clau disse...

Adriana...verdade!
Qdo eu tinha um trabalho ninguém me dava gorjeta pelo que eu fazia...! rss
E uma vez vi um manobrista jogar na cara da pessoa o que ela lhe tinha dado e nem era pouco assim. Enfim...
Bjs!