sábado, 26 de setembro de 2009

Suco fresco de Uvas Bordeaux

Por aqui ja se começa com a colheita das uvas.
E em um pais onde uva é sinonimo de vinho, ter um suco assim puro, e que nao seja industrializado, sò mm colhendo o cacho no pé e fazendo por conta propria.
E este foi assim: o Gianluca colheu e eu fiz o suco.
As uvas foram lavadas, batidas, peneiradas e... sò!
Nao coloquei uma gota de agua neste copo, que vcs estao vendo aqui e que se trata sò de uma parte do todo.
Que mm depois que eu dilui tipo 1/2 de suco para 1/2 de agua, ainda ficou bem corposo: o que vai do gosto de cada um.
E eu sò posso dizer que ficou de-li-ci-o-so!
Sem esquecer que é algo que tem uma vida muito curta, mm estando na geladeira, ok?
E isto me fez lembrar dos bons tempos onde eu, ainda criança, arrematava as garrafas do suco de uva Superbom junto com as minhas irmas: purinho.
Era algo assim como um néctar dos deuses...!
E para a nossa fortuna, acontecia do meu pai ganhar caixas dele no final do ano. Fornecidas pelos adventistas que eram os proprietarios da Superbom, empresa que fabricava otimos produtos biologicos fornecidos através do trabalho do Colégio Adventista de Itapecerica da Serra.
Alias, nem sei mais se ainda existe e, mais ainda, se ainda seria assim...
Sò sei que eu achava tudo aquilo um sonho pq, no meu imaginario infantil, aquelas pessoas deviam comer divinamente e ter uma vida meio que do tipo "magica". rss
Isto pq tb recebiamos, periodicamente, as revistas e os livros publicados pela Casa Publicadora Brasileira, que era tb deles.
E entao nos chegavam, religiosamente todos os meses, as revistas: "O Atalaia", "Vida e Saude"e "O Nosso Amiguinho".
E, entao, eu lia o "nosso amiguinho" comendo as geléias e o creme de amendoim, e tomando suco de abacaxi e de uva, que eram todos excepcionais. Ao menos naquela época, digo.
Além de achar o maximo todas aquelas ilustraçoes com fotos do estilo americano de ser, na decada de sessenta/setenta, que tinham ali na revista "vida e saude", principalmente.
Enfim...eu ja tinha avisado que eu lia absolutamente tudo que me caia nas maos. rss
Ainda mais que, ajudada pelo meu imaginario fértil, mentalmente criava algo que, muito provavelmente, nada tinha a ver com aquilo tudo mas que era sempre, e por minha vontade, muito mais interessante de como se apresentava. rss
De qq maneira, se vcs tiverem a oportunidade, bebam um suco de uva desses feitos com uvas "pretas", se as encontrarem.
E nao se esqueçam de tb fazer, com ele, um dos melhores sagus que se possam comer!

8 comentários:

Fábio Adiron disse...

Não sei se ainda vendem os produtos em Itapecerica, mas o suco da Superbom, continua superbom, a vantagem é que agora os supermercados tem toda uma variedade de sucos naturais, produzidos principalmente no sul.

Hoje mesmo cmprei um de amora...vamos ver se é bom

clau disse...

Ah Fabio, que alivio saber!
Com o mundo se enchendo de porcaria de qq natureza, é bem triste ver coisas boas desaparecendo por falta de um consumidor "com noçao"...
Na nossa geladeira temos, ainda, um bom suco de mirtillos!
Bjs!

Adriana disse...

Melhor que suco de uva , só vinho kkkk.
Clau aqui em São Paulo eu sempre encontro boas marcas de massas para lasanha, nhoques e pastéis, são um pouco mais caras mas o resultado é muito bom , claro que não fica igual o que fazemos em casa, mas....rsss.
Esse que eu fiz domingo estava uma delicia.
Bjs.

clau disse...

Que bom saber disso, Adriana.
Pq um bom de um prato de nhoque, acompanhado com uma bela taça de vinho, é sempre festa!
Bjs!

Fábio Adiron disse...

O suco de amora é ótimo !

clau disse...

Ah Fabio, veja se vc depois me da o nome para eu poder checar qdo estiver por ai, ok? rss
Bjs!

. disse...

Clau

Sou descendente de portugueses,cresci vendo meu avô colher uvas brancas,rosadas e pretas no quintal da casa dele aqui em Campinas.Lembro com tanta saudades desse tempo,que vc não imagina,no final do ano,vínhamos passar o Natal e Ano Novo com meus avós,e com grande orgulho vovô colocava no centro da mesa,a sua produção,parece que sinto até hoje o gosto daquelas uvas deliciosas.
Aqui no BRasil,em fevereiro temos a uva Santa Izabel,que é muito doce e ótima para suco.
Fico aguardando a vinda dela para os supermercados.
Faço assim:tiro todos os grãos dos cachos,lavo bem e coloco num caldeirão bem fundo,uns cinco quilos de uva,depois coloco água que cubra um pouco as uvas,não muito.Levo ao fogo,quando ferver,desligo e deixo esfriar na própria panela.
Coloco no liquidificador,bato e desligo e passo depois por peneira fina.Coloco em saquinhos e levo para o freezer.Tenho suco para o ano inteiro...delicioso.
Bjs

clau disse...

Sonia, que maravilha isto que vc me contou: amei!
E, mais ainda, que vc deu o nome da uva que tanto eu qto minha mae tentavamos recordar qual era.
Valeu: obrigada!
Bjs!