quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mas que vida mansa...!!

Gente, eu aqui no meio do frio e da neve e a minha irma Paula me envia uma foto, via celular, da semana que ela e minha mae estao passando la pelos lados das praias de Ubatuba!
Isto é sò para causar inveja na gente... hihihi.
Qto eu nao daria para estar em baixo da sombra daquela frondosa arvore, a tal "chapeu de sol"!...
Mas seja com neve ou com areia, ou mm no meio do asfalto, eu espero que todos vcs tenham passado bons dias de descanso neste carnaval!!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

E vc: ainda tem esperança na politica...?

-" É possível mudar essa situação?
Sen. Jarbas Vasconcelos:
- É possível, mas será um processo longo, não é para esta geração. Não é só mudar nomes, é mudar práticas. A corrupção é um câncer que se impregnou no corpo da política e precisa ser extirpado. Não dá para extirpar tudo de uma vez, mas é preciso começar a encarar o problema."

Se ainda nao viu, va e leia a entrevista completa que o senador Jarbas Vasconcelos deu ao jornalista Otavio Cabral, com a foto feita pelo fotografo Cristiano Mariz, ali na Revista Veja:

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

De outros carnavais...







Sei que para olhares nao acostumados, estas fotos possam parecer insolitas. Mas o fato, minha gente, é que os nossos sao famosos, mas nao eram nossos: é roba importada...!
Pq qdo se fala em carnaval, o pessoal sempre pensa, automaticamente, no carnaval à maneira carioca, que é aquele que ja virou atraçao turistica e tudo mais.
Mas meu pai me lembrava que no seu tempo, e creio que até quase à metade do século passado, o carnaval era uma coisa quase que exclusivamente familiar. Com os seus blocos que desfilavam nas ruas, ao som das nossas queridas e velhas marchinhas.
Uma coisa meiguinha...
Ormai os tempos, hoje em dia, sao outros.
Mas se escavamos mais a fundo, o carnaval tem as suas raizes em um passado, remotissimo, pagao.
Estou falando da idade da pedra, mm! Hihihi.
Pq o fato é que a igreja, nao podendo fazer nada contra uma manifestaçao popular que vinha desde os primordios da proto-agricultura, o incorporou em seu calendario lhe dando uma nova roupagem e significados.
E eu estou falando em termos simples a coisa toda, seja bem entendido.
Tanto qto ser impossivel para mim seguir a nova mudança ortografica, rss.
Enfim...
E tenhamos presente que o carnaval de Veneza poderia se chamar de "avo" dos nossos carnavais, assim como sao. Mm que a "cara" daquele carioca ja se veja, e cada vez mais, invadindo os pontos mais reconditos que se possa imaginar, rss.
E aqui na estrada Tiberina, que fazia parte da homonina estrada construida pelo imperador Tibério, ligando Roma à Ravenna, este nosso "desfile bucolico" (das fotos acima) eu penso que sempre escorreu por estas paragens.
Agora sao carros alégoricos puxados por trator, o que é uma coisa muito pertinente ja que estamos na campanha, mas eu imagino que, onde se perde a memòria, isto ja era feito a pé ou a cavalo.
Em resumo: historia velha.
E ponha velha nisto!!!!


sábado, 14 de fevereiro de 2009

Da relatividade das coisas...

Ruinas da Abazzia de San Galgano/Chiusdino/Siena, construida em 1218.
E a minha janela, com a sua "roupagem" invernal.
Ontem nòs amanhecemos olhando tudo em torno sob varios centimetros de neve: pq era tudo branco, branquinho.
Quer dizer, nevou aquela "nevicada", que é a mais bonita que existe, e todo mundo nao viu pq estava dormindo...!
Pq nevasca, nevasca mm, é uma coisa tremenda e termina por ser até um tanto triste. Mas uma nevicada mansinha, que recobre tudo com uma neve fofa, é super bonita de se ver e uma coisa, assim, muuuuito alegre (e que nenhum esquiador me escute!).
Porisso: pecado!...
E tb é obvio que nao estou entrando no mérito das dificuldades que estas coisas provocam na rotina das pessoas e etc e tal. Isto pq vcs devem dar um desconto para a minha visao, por assim dizer, romantica. Para nao ter que chamar de infantil, rss.
Acontece que tivemos que sair, depois de "espanar" todo o carro, e fomos para Siena. Nao a cidade, mas um borgheto ali no seu comune, na verdade.
E ali, o tempo estava esplendoroso!
Com um big céu azul, nuvens branquinhas e tudo o mais.
E é dificil explicar, para nòs leigos e mm que em verdade se possa, como um lugar tanto pertinho podia estar tanto diferente daqui dos arredores de nossa casa...
Aquela facil e solita explicaçao de que os toscanos sempre se dao bem, nao viria ao caso, rss.
Tanto é que hoje o dia, por aqui, tb esta meio parecido com a jornada que passamos ali ontem.
Enfim, eu ja tinha avisado da minha visao babebibobu, ali no paragrafo de cima. Coisas, eu imagino, ligadas à minha fixaçao pelo folclore do Natal, que sempre esta sò esperando para saltar fora, rss...
Pq esta aura, assim de mistério e magia, ajuda a salientar e resumir a coisa toda, fazendo uma analogia com a vida da gente.
E até podemos tirar umas liçoes daquilo que aconteceu ontem.
Pq as vzs precisamos sò ter um olhar especial para enxergar a beleza das coisas e o seu lado positivo.
Assim como tb, bastaria sò fazer dois passos para se encontrar em uma situaçao absolutamente diversa daquela em que estavamos...
E que poder se sentir feliz é uma coisa um bocado relativa, no fim. A felicidade é toda subjetiva, uma sensaçao, esta é a verdade. Pq as vzs um ja a tem e nem consegue perceber ou, por vzs, que sò bastaria se girar um tantinho para percebe-la por perto.
Pq de fato, serà sempre uma coisa que tem que acontecer dentro para poder vir fora: pensem nisso.
E tudo isto, eu disse, sò para mostrar as duas fotos feitas com uma pouquissima distancia de tempo e de espaço.
Para azar de vcs!!
Hihihihi.




quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Versao integral

Este pao é aquele que deveria ter dado mais errado de todos e que, mm assim, deu certo...! Sò com farinha 100% integral e moida a pedra. Tanto de ter o gosto ligeiramente amargo: muuuuito bom!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Um pao a prova de qq desastre.

Gente, nao se assustem com o tamanho do texto nao!
Pq a receita deste pao é simples demais, uma banalidade!
O problema todo é o dircurso que explica a validade dela e etc e tal.
Ja disse que estou sempre fazendo paes, mas que quase nao posto nadinha aqui, pq se tratam de experimentaçoes...
De alguns paes eu cheguei até a tirar foto e de outros eu nem me dei ao trabalho, ja que nem valia a pena fazer uma fotinho que fosse...
E basta dar um saltinho no meu flickr, aqui do lado, para se checar alguns deles.
Pq o fato é que estou sempre a procura de uma coisa que ja se tornou um mito: que é o tal do pao facil, pratico, perfeito e rapido.
De qq maneira, eu penso que este é o que mais se aproxima desta minha utopia, rss.
De partida seria aquele pao famoso que se mostrou no NY Times, o tal de "no knead bread", e que quase todo mundo provou. E é aquele que NAO precisa sovar, basta sò misturar os ingredientes (mal e porcamente) e esperar: simplesmente divino...!
Perderia no quesito "rapido", mas como vc se esquece que ele esta fermentando, quase que da na mm...
Mas eu, como ja é de praxe, passei meses "aprontando" um monte com a tal da receita, com a temperatura indicada e com o modus operandi, idem.
E vi que nao importa o que vc faça ou nao, ele SEMPRE da certo e fica com uma textura otima e com uma super cara de pao. Algo importante qdo vc ja vem de ter produzido varios que, por educaçao, eu direi que ficaram parecendo brioches...
Para faze-los eu usei tudo qto é tipo de farinha e misturas, que inventei ao momento. E tb variei o tempo de fermentaçao ao meu bel prazer, pq na verdade vai pouquissimo fermento e, em essencia, seria como se fosse uma massa de ciabatta.
E por isso a levitaçao pode variar, tranquilamente, de 4 hs até 30hs, que foi o meu record. De esquecimento, rss.
E uma vez percebendo a fluidez que fica com o impasto original (que seria quase igual àquela de um crepe) basta que se reproduza a mm, no caso de se mudar a farinha. Obvio que sempre observando os quantitativos todos.
E eu cheguei a fazer com parte de farinha branca normal misturada com tudo: farinha integral, fuba e farinha 5 cereais, todas moidas na pedra. Mais sementes ou mm semolina de grano duro, azeite e etc.
O meu ultimo, por ex, eu fiz totalmente com a farinha integral. Mas me esqueci de untar a forma, de esfarinhar a massa, além de ter me perdido com o tempo de assar e deixado em uma temperatura muito mais baixa, pq estava fazendo outras coisas.
E mm assim, nao é que o danado, tirando ter dado uma grudadinha nas paredes da forma, saiu perfeito, ele tb!
Um pao definitivamente milagroso...
E que dura um bom tempo tb, apesar de eu fazer meia receita, como sempre. E que se um calcula o preço, é tb muito economico!
E eu disse "forma" mas, na verdade, é uma panela ou caçarola com tampa, daquelas que podem ir ao forno.
E tanto faz se vc a deixa rescaldando no forno, como é indicado, ou nao: vem igual!
Em resumo, penso vcs me entenderam...
A receita é bico, sò que precisa escrever muito para explicar isto, hihihi.
Se alguém é curioso pode checar a receita, assim de uma forma mais "academica", ali nos videos do NY Times, por ex. Ou tb no You tube ou em qq blog de culinaria, qq que seja a sua lingua: pq o mundo inteiro fez e falou disto.
Por desencargo de consciencia passarei as minhas proporçoes, pq todo o resto é a cargo de vcs, ok?



No Knead Bread
1 e 1/2 xicara de farinha (+-220g)
1/2 colher de cha de fermento biologico seco
1/2 colher de sal
1 xicara de agua morninha (nao cheia)
Dissolvendo primeiro o fermento na agua, misturar todo o resto com um garfo.
Cobrir e deixar fermentando por até 24hs, em temperatura ambiente.



Daqui, a receita diz para se dar uma manipulada na massa e deixar mais duas horas fermentando.
(Mas qual o que...! Pq eu, francamente, pulo esta parte! )

E com a ajuda de uma espatula, destacar a massa da vasilha onde ela estava e jogar dentro da tal da panela com tampa: untada, esfarinhada e ja quente.
Melhor "mirar" bem no centro, qdo fizer isto. Com atençao para nao se queimar com a panela quente.
E se por acaso cair torto, basta arrumar com umas chacoalhadas, ok?
Dai polvilhar por cima com mais farinha (que eu prefiro que seja fuba), tampar e levar ao forno por cerca 25 minutos à uns 220°C.
Controlar batendo no pao com os nòs dos dedos. E se ouvir aquele caracteristico som de "oco", quer dizer que esta assado.
Dai a cor do pao fica ao critério de cada um.
E se uma pessoa for organizada, podera ter pao quentinho sempre que precisar de um!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O mistério do quarto 311 do Hospital


"O mistério do quarto 311 do Hospital (facto verídico)
Durante alguns meses acreditou-se que o quarto 311, de um hospital municipal da África do Sul, tinha uma maldição.
Todas as sextas-feiras de manhã, os enfermeiros descobriam um paciente morto neste quarto da unidade de cuidados intensivos.
Claro que os pacientes tinham sido alvo de tratamentos de risco mas, no entanto, já não se encontravam em perigo de morte.
A equipa médica, perplexa, pensou que existisse alguma contaminação bacteriológica no ar do quarto.
Alertadas pelos familiares das vítima, as autoridades conduziram um inquérito.
Os utentes do 311 continuaram, no entanto, a morrer a um ritmo semanal e sempre à sexta-feira.
Por fim, foi colocada uma câmera no quarto.
E o mistério resolveu-se: todas as sextas-feiras de manhã, pelas 6 horas, a mulher da limpeza desligava o respirador artificial do doente para ligar o aspirador!!!"

...acredite se quizer!...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Enjoar em viagem: vc tem este problema?

Nao sei vcs mas eu, se nao estou dirigindo o automovel, morro de nausea se estou em uma estrada do tipo que eu chamo de "gira-gira"...
E nao tem remédio ou medida que me tire desta situaçao tanto desagradavel.
E o Gianluca ja sabe que deve colocar no GPS do carro sempre aquele percurso que use auto estrada e nao aqueles com a vista mais bonita, para que eu nao caia neste meu velho problema.
Mas as vzs nao tem como: para chegar precisa girar montanha, o que é uma coisa muito comum por aqui, dai...
Devo salientar que nao acontece em 100% das vzs, mas uns noventinha sim: ao menos isto!
Ja tentei atè ficar de olhos fechados a viagem inteira, tomar este e aquele remédio, comer isto e aquilo, nao comer nada, tomar agua, ficar a seco, sentada, deitada, fixar o porta-luvas o tempo todo, com vento, sem vento e...nada!
Dormir me parece que adianta, mas nao é nada confirmado, ainda.
Ah, me esquecia...
O tal do adesivo fez efeito sim, devo dizer. Pq me fez passar tanto mal que o enjoo, em si, parecia a coisa menos importante, rss.
O gozado é que eu, na época de faculdade, passava horas e horas em cima de uma lancha "chacoalhando" e nao acontecia nadinha de mal, vai entender!
Mas uma vez, virando do avesso, quase que me joguei de uma escuna la em Porto Seguro, rss.
Pq isto sempre me acometeu, de quando era uma garotinha.
Ainda bem que ja alguns anos existe GPS nos carros, pq ficar de co-piloto com o guia das estradas nas maos é uma sentença das mais terriveis, para um que padece deste mal.
Até que eu tento ajudar, juro, mas é um esforço sobre humano, se me pedem.
Pq tem quem é compreensivel e tinha quem nao.
Porisso sou solidaria com quem sofre disto e tb muito agradecida a quem me oferece carona no banco da frente do carro!
Pq ja tive que encher muito saquinho pela vida afora e fazer parar na beira da estrada e sair correndo, outras tantas.
E ao menos uma vez, qdo estava gravida do meu filho, levei uma lavada daquelas, de um saquinho furado, em pleno meio de uma viagem: horror dos horrores...
E eu nao desejo isto para ninguém.
Sorte minha é que até que eu resisto super bem à turbulencia em aviao! Isto contando que nao se sobrevoe muito tempo la em cima das ilhas Canarias em um dia ruim: pq eta lugarzinho zoado!
Por isso, se alguém quizer ler um artigo que ajuda a entender o problema e que da umas dicas boas, acesse:
Pq quem sabe se, para vc ao menos, alguma dica nao da certo!!?!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Bolo de coco e queijo com cobertura de chocolate


Eu, basicamente, tenho quase sempre adaptado uma receita que além de ser pratica e facil é tb muito boa. Um verdadeiro "coringa" na hora do aperto!
E se pode modificar tanto os ingredientes qto a quantidade: sempre proporcionalmente, claro.
Mas a versao reduzida, que é esta aqui, ja é de bom tamanho!
Se quizer mais rapida, basta usar o microndas, isto para quem nao é contra.
E a calda de chocolate que eu usei é de autoria do Bergamo.
E aqui eu a fiz mais fluida para que penetrasse no bolo e servisse tb para grudar o coco ralado. Mas se alguém quizer mais consistente, ou quase puxa-puxa, basta deixar mais tempo no fogo e controlar.
Ingredientes:
1 ovo
1/2 xicara de açucar
1/2 xicara de leite
1/2 xicara de oleo (isto se o coco for seco, senao sò 1/3)
1/2 xicara de coco e + 2 colheres de sopa cheias de queijo parmigiano ralado
1 xicara de farinha
1/2 colher de sopa rasa de fermento
Basicamente seria bater tudo até homogenizar muito bem.
Mas eu prefiro sempre bater, primeiro, o ovo inteiro com o açucar até ficar amarelinho claro.
E aqui, depois de misturar o resto, deixei o composto repousando um pouquinho antes de colocar o fermento. Assim o coco, que era desidratado, se reidratou com o liquido da massa.
Depois é so levar em forno pré-aquecido a 180°C por +- 20 minutos. Ou entao, cerca de 4 minutos no forno microndas, potencia maxima. Sempre testando com um palito, ok?
A cobertura , que eu fiz em quantidade reduzida à metade, se consiste em deixar 5 minutos fervendo ou mm sò 2 minutos no microndas, em potencia baixa.

Cobertura do Bergamo
4 colheres de sopa de açucar
3 colheres de sopa de chocolate em pò (amargo)
3 colheres de sopa de agua
1 colher de sopa de manteiga
Bater um pouquinho para homogenizar e versar sobre o bolo de maneira uniforme, salpicando coco ralado por cima.
No meu caso eu usei leite em vez de agua e sò uma colher de chocolate, o que para os daqui é suficiente.
Mas esta cobertura é sempre facil e boa demais.
E o bolo ficou um "bombonzinho"!