domingo, 29 de março de 2009

Kefir

O Kefir é um dos leites fermentados mais antigos do mundo e, quase com certeza, originario ali da regiao do Caucaso.
De sabor delicado e agradavel, é obtido através de granulos branquinhos, formados por uma simbiose de bactérias, que sao adicionadas para fermentar o leite que, originalmente, era de cabra ou ovelha.
Abundantemente consumido no leste do mundo, acabou vindo a ser tb conhecido no ocidente, ja a partir das viagens dos mercantes venezianos, tipo Marco Polo.
Depois, principalmente quando os seus beneficios foram confirmados no decorrer dos séculos e, finalmente, apòs uma analise profunda feita pelo Instituto Pasteur de Paris, passou a ser usado em sanatórios que curavam a tuberculose.
A palavra kefir, de origem armenia, significa "bem estar" e sò isto ja diz tudo!
Nao vou discorrer muito sobre o argumento e, por isso, recomendo a quem queira maiores informaçoes de ler o post, excelente, que escreveu a Neide ali no seu blog "Come-se", listado aqui ao lado.
E tb, para um aprofundamento mais completo e geral sobre o assunto, tentem acessar o que mais lhes interessar no site: http://www.kefirkefir.altervista.org/ . Esta escrito em italiano, mais sei que existem recursos traduzi-lo para a lingua que se deseje.
O Latte Kefir aqui da minha foto vem da Republica Checa.
Rico em acido fòlico e vitamina B12, tem o Lactobacillus Brevis, o Leuconostoc lactis, o Propionibacterium e o Saccharomyces cerevisiae.
E é algo que, se possivel, eu recomendo que se experimente!

domingo, 22 de março de 2009

Mudança de estaçao...?




A primavera começou com dois dias, ininterruptos, nevando sem parar!
Entao, vejamos como sera mais esta primavera!
Que ja "acordou" plantas e insetos varios e tb que ja faz os passaros procurarem namorados e ninhos, para o novo ciclo que se inicia.
Os campos, que ja estavam começando a ficar verdinhos com o feno que brotava, hoje que faz sol de novo, se encontram todos "queimados".
Mas se o dano nao foi assim muito grande, a natureza bem rapidinho se reprende. E se recupera e continua em frente e, muitas vezes, com mais facilidade de nòs mesmos, depois das nossas "burrascas e temporais" pessoais...
A natureza é uma sobrevivente de incriveis cataclismas, mega choques meteoricos e absurdas intervençoes nocivas.
E, eu penso, ganhara sua ultima e mais dificil batalha contra aquilo que se demonstrou ser um dos piores inimigos a enfrentar: nòs, seres humanos.
Pq nos pensamos fortes e potentes mas, em verdade, somos é efemeros e frageis. Deletérios sim, mas frageis.
A Terra passara por mais esta sua era de rescaldamento. E mm saindo dela ferida ou até mutilada, continuara o seu inexoravel percurso verso o seu proprio fim, que superara de muito o da nossa propria espécie.
E assim, ela continuara existindo, apesar de nos, que somos apenas pò, neste imenso universo.
As estaçoes vao e vem e se sucedem continuamente, curtas ou longuissimas que sejam.
Mas apesar de terem existido outras especies dominantes que as conheceram por milhoes e milhoes de anos estas mesmas, um dia, viram o sol se apagar em seus horizontes, para nunca mais se alçar.
E nao é nada dificil intuir que a esta historia se repetira. Pq, para isto, basta prestar atençao nas mensagens que nos manda, e continuamente, o nosso planeta.
Mas nao precisamos nos alarmar, ao menos por agora, ok?
Pq este "rapido" processo levara, no minimo tb, seus milhoes ou mm milhares de anos para acontecer, isto dependendo do quanto daremos "uma forcinha"...
E ainda, como espécie que somos, veremos muita "agua passar sob a ponte" e muitas estaçoes que se sucederao estranhamente, nestes tempos que estao por vir.
Tem quem nem perceba, tem quem nem acredita, tem quem esta se "lixando" e que nem quer saber, tb.
Mas voltemos nossos olhos para o universo de onde viemos e para onde deveremos retornar.
Pq todos sabemos que "na natureza nada se cria e tudo se transforma". E que a energia que move tudo nao se perde mas passa adiante, causando mudanças e evoluçoes.
E o que existe por tras de todo este mecanismo é uma coisa que nos jamais comprenderemos, por mais que nossas ciencias corram atras, e que prevaleceu e prevalecera sobre tudo, sempre. E eternamente.
Por mais que pensemos ter certeza de saber algo, na verdade isto sò nos mostraria o qto pouco isto seja.
E mm que a vaidade ou a prepotencia se digam donas da "verdade" ninguém, mas ninguém mm, a conhece por inteiro, simplesmente pq nao teriamos compreensao para tanto, mm que viessemos ao seu conhecimento.
Mas sempre poderemos, na nossa curta linha do tempo, tentar ampliar a nossa sabedoria e a nossa intuiçao.
A matéria que nos reveste è limitada, é perecivel, sucumbe.
Mas aquele "que" de inexplicavel que existe dentro de nos, terminara por se agregar àquilo de eterno e indecifravel que move, em um mote infinito, o espaço dimensional que nos acolhe.
Enfim...pensar que tudo isto me escapou sò de observar mais esta mudança de estaçao...!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Quem espera sempre...


Toda aquela abobora da foto de cima virou sò este potinho de doce, vcs acreditam...?
E eu que fiquei esperando a abobora desidratar um pouco para fazer um doce mais corposo, com menos agua, fiquei é quase que sem abobora, isto sim! rss
Pq qdo resolvi abrir a bela abobora vi que ela, por dentro, tinha pouco a se salvar.
E eu, louca que sou por um doce feito com ela, consegui "garimpar" uns poucos pedacinhos que viraram este pequeno pote de doce com coco ralado, que era para dar mais "volume".
E a coisa era tanto critica que eu até usei a panela de pressao para garantir um resultado idoneo ja que, no fundo, deveria é ter jogado tudo fora.
Mas este pouquinho ficou até que muito gostoso! E nem me fez mal, hihihi.
E o pior é que, agora, sò no ano que vem tem mais: pq aqui é um fruto sazonal...
Que tristeza...!
Todo mundo deixa as aboboras secando e a unica vez que eu resolvo fazer da nisso?!
E 'ta certo que a umidade, por estas bandas, esta aumentando vertiginosamente e o clima variando a extremos, enfim...
Dizer que quem espera sempre alcança, ao menos neste caso, nao deu certo.
Hihihi.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Uma outra variaçao do mm tema.

A minha "receita coringa" de sempre sò que, agora, decorada com fatias de abacaxi em calda e ameixas secas, descaroçadas.
Primeiro eu caramelizei um pouco de açucar na propria forma, como se faz para pudim. E depois, ajeitei como em um "patchwork" as fatias cortadas do abacaxi e as ameixas.
A massa é a mesma daquela do bolo de fuba, onde eu sò substitui a 1/2 xicara dele por igual quantidade de farinha normal, mm. E usei o resto do abacaxi e um pouco de ameixa, picadinhos, e polvilhados de farinha, que eu acrescentei, no fim, à massa.
A calda do abacaxi, que era daqueles de lata, eu levei ao fogo para reduzir um pouco.
E depois do bolo assado, dei umas espetadinhas nele e reguei com ela.
Sò nao se esqueçam que, por causa do caramelo onde o bolo se assenta, ele deve ser desenformado ainda quente, antes que a calda se endureça, ok?
Super facil, de grande efeito e com um gosto muito bom, me acreditem!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Monte Amiata e Bagni di San Fillipo

Aquela que vos fala, bem no meio de sua jornada senese, em um belo dia frio de inverno, rss.

Monte Amiata, com cerca seus 1740m: em uma foto das inumeras pistas de esqui dali , todas publicas e gratis.


A tal da Srta. Tilda, com seus gens originarios ali das Highlands escocesas, hihihi. E logo se ve!...



Encosta calcarea de onde jorra a agua, quentissima, que "corta" o limpido curso d'agua cristalina, que desce a montanha. Esta terma natural fica sò a poucos metros da estaçao de esqui.




Ainda Bagni di San Fillipo, em uma das inumeras piscinas naturais que se formam nos degraus de suas cascatas.
E se quizer ver melhor e em detalhes, nao deixe de clicar sobre as fotos, ok?
A paisagem do Monte Amiata, que se encontra nos arredores de Siena, é tipo "mozzafiatto", que quer dizer: de tirar o folego!
Tem um nao sei o que de Alpino, de Lake Tahoe, sei la...
A montanha toda é coberta de uma floresta de castanheiras e faggios, com rochas enormes que despontam aqui e ali.
Originalmente é um vulcao extinto, por isso a ocorrencia de tantas estaçoes termais ali na regiao.
E...é obvio, nao deu para ver todas!
Mas fomos nesta que, do meu ponto de vista, é a mais bonita de todas. Pq é uma das poucas totalmente natural, pq dentro de um bosque e no meio de um curso de agua muito, mas muito cristalino mm!
A agua quente que jorra daquela encosta calcarea tem a temperatura em torno aos seus 47°C e estar dentro dela faz esquecer o frio que faz fora, rss.
E nao, nao fizemos fotos enquanto estivemos morgando sob a cascata de agua quentinha e ligeiramente sulfurosa. Sò digo que saimos algo que "engessados" e com as bijuterias de prata, todas, enegrecidas...Mas va la: uma boa ducha de agua doce resolve a coisa toda! E um outro tanto de Kaol tb. Dai, usar uma touquinha e tirar os bibelots até que seria uma boa pedida, hihihi.
No caso se opte pelo banho noturno, como é de praxe, a sugestao é, nao sò levar um belo de um roupao, como tb uma lanterna e galochas. Pq foi assim que vimos chegar um senhor que, vestido como uma "cebola" arrematava o seu visual com um pesado sobretudo. Nao deixaria de ser pratico chegar ali e sò arrancar a "casca" toda, tipo uma capa de vampiro ou de Zorro, sei la, mas que foi comico...isto foi! hihihi
Voltando: todas as outras termas ou sao tipo grandes tanques em praças publicas, gratis, ou tipo um parque aquatico a pagamento.
Mas ainda existem algumas piscinas enormes, que foram construidas durante o império romano e ainda em pleno uso!...
Realmente é um passeio de se recomendar fazer ali por aquela regiao senese.
Nao que por aqui nao existam tb coisas deste tipo.
Acontece, somente, que seria mais longe para nòs, pq estamos ao norte da Umbria onde coisas deste tipo se encontram perto dos confins ali com o Lazio, mais ao sul.
E entao, como acontece sempre naquela regiao, devem tb estar entupidas de romanos esquiando e fazendo banhos termais! hihihi.
Enfim...
Ao menos para o nosso gosto, este que nòs tres fizemos, sempre sera um passeio bem legal!




quarta-feira, 11 de março de 2009

Radicchio di Treviso

Este radicchio é um bocado raro de se encontrar e, por isso, muito caro tb!
Mas tem o gosto mais delicado entre todas as variedades que se possam encontrar.
O Gianluca o preparou em um risoto, de sua invençao, que ficou tao bom, mas tao bom mm, que nem deu tempo de tirar a foto, depois de "rasparmos o tacho"! rss
Ele usou um sofritto de cebola e alho, ervas e especiarias à gosto (rosmarino incluso), brodo de carne, vinho tinto e o radicchio cortado em quadradinhos.
O toque cremoso, desta vez, ele inventou de intensificar com um iogurt integral, em vez de um queijo ou mm manteiga.
E o resultado ficou excepcional, me acreditem. De dar agua na boca sò de lembrar...!
Ficou harmonioso e incrivelmente saboroso.
Mas o "cozinheiro" disse que preferia ter usado outro tipo de vinho: coisas de sommelier...
E eu, a unica coisa que penso, é que ter podido deixar o iogurt escorrendo, sò para ser um pouquinho mais denso, fosse algo de se fazer: talvez...
Mas sabe uma coisa? Provavelmente ficou "tipo bom demais" assim como foi feito, no "impulso"mm.
Pq qdo se começa a disciplinar aquilo que veio expontaneo, talvez faça perder o ingrediente que deu o principal toque da receita...
Mas experimentem tentar fazer um risoto assim, vcs tb.
E na impossibilidade de se ter aquele radicchio de Treviso, usem o mais banal de todos, o de forma de "repolhinho" mm, que tb é delicado.
Vale à pena!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Profiteroles vapt-vupt

Conhecidos tb por carolinas ou bignés, sao o tipo da sobremesa que pode ser trabalhosissima.
Mas apesar de eu saber fazer, eu mesma, todas as partes desta receita, digamos que esta quase que saiu sozinha, rss.
Pq o fato é que eu adoro fuçar no supermercado as coisas assim "semi prontas" que existem por ali e por pura curiosidade. Sejam salgadas ou sejam doces, tipo: bignés em pacotes, cremes variados e preparados daqueles em que se coloca o leite, se bate e ...pronto!
Por aqui existem coisas assim até que bem que passaveis, com um gosto e uma textura até que bem boas. E aquelas salgadas sao chamadas de "quatro salti in padella", por exemplo.
Obvio que eu sempre entro com as minhas intervençoes basicas, tipo: as raspas de limao, a canela, o cardamono, a baunilha ou um licorzinho tb, rss. Afinal precisa personalizar a coisa, n'é mesmo...!?
Mas o fato, na verdade, é que eu compro e acabo nao usando as tranqueiras pq, habitualmente, prefiro fazer à maneira suada mesmo e, depois, acabo perdendo tudo ou mm, até, me esquecendo.
Desta vez, exceçao à regra, eu resolvi encarar: e o resultado ficou muuuito bom!
E seja bem claro que nao é a minha intençao ficar estimulando a usar estes preparados semi prontos, mas tao somente demonstrar que, na hora do desespero e da pressa, até que é uma coisa que pode ser valida. Principalmente pq, ao menos a cara, nao é de uma coisa assim tao impessoal como uma pega numa confeitaria qq. E além do mais, a grande parte delas usa estes mesmos preparados em "escala industrial", entao...
Sempre se lembrem do velho ditado "o que nao mata engorda" qdo forem encarar qq doce que seja, hihihi.
Entao, tornando ao assunto, estes profiteroles sao daqueles comprados ja feitos e que so faltava rechear.
Dai eu fiz um creme de confeiteiro, aqui chamado de "crema pasticcera", e mais uma porçao de chantilly, os dois da famosa marca Paneangeli.
Depois fiz um pacotinho de uma chocolatada fondente, da Lindt.
E arrematei com a unica coisa feita totalmente por mim, que foi uma calda de chocolate, bem densa, com uma receita ali do Bergamo.
Para montar eu recheei com o creme, cobri com a chocolatada intercalada com o chantilly e enfeitei com um filete da calda de chocolate, por cima de tudo, dando uma onduladinha com um garfo. Levei para gelar e, depois, servi como sobremesa.
O critico gastronomico aqui de casa aprovou a minha aventura toda.
Entao, é mais que certo que vale fazer, uma vez ou outra!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Tremoço ou Luppini


Nao sei vcs mas eu, desde pequena, sou fissurada em comer tremoço.
Me recordo que meu avo, qdo o fazia, terminava por esconder de mim, para evitar que eu tivesse uma bela de uma indigestao!
E nunca gostei destes comprados prontos, pq perdem quase todo aquele amargor que lhe é caracteristico! Sem nem falar que eu nao confio, nem um pouco, naquela agua onde eles "repousam", a granel. Por isso, sempre faço eu mesma!
A parte mais dificil seria encontra-lo seco, tipo feijao, sò isso!
Pq todo o resto é mais que facil.
Dai, praticamente é sò dar a dica e basta.
No Brasil é mais normal que se ache a variedade pequena, nas feiras livres ou mm nos mercados, tipo o Mercado Central ou o Municipal da Lapa, por ex.
Eu faço de 1/2 kilo. Mas sempre compro 1kg e guardo a outra metade para depois.
E se faz assim como o feijao.
Para isto, se deixa de molho em agua, por algumas horas ou de um dia para o outro.
Depois, se joga fora a agua do molho, se enxagua e se coloca na panela, que pode ser a de pressao, coberto por agua limpa e salgada.
Nao sei dizer qto tempo ficaria cozinhando em panela normal, precisaria controlar: eu sempre uso a de pressao, mm.
E para os meus tremoços, que eram daqueles gigantes, eu deixei cozinhar uns 15 minutos, aproximadamente.
E depois, basta sò ir trocando a agua com sal, dita salmoura, até chegar no ponto que se deseja.
Para o meu gosto, basta trocar a agua 2 vzs, incluindo aquela do cozimento. Pq, como eu disse, eu gosto de um toque amargo.
Se nao for o caso de vcs, e vcs preferirem sem nadinha de gosto amargo, eu penso que trocar a salmoura umas 4 vzs estara bem.
E a salmoura eu faço cobrindo os tremoços com uns dois dedos a mais de agua e acrescentando umas 2 colheres de sopa de sal.
Mas cada um pode fazer como quizer, que vai dar certo igual, ok?
E saibam que os luppini sao uma leguminosa e uma rica fonte de proteina vegetal. E, se ainda me lembro, tem cerca 120 calorias por 100g de produto.Ou algo muito parecido com isto, rss.
E assim como a planta do amendoim, a sua plantinha tb é toda bonitinha e faz uma flor amarela que é muito graciosa, tb.
E é sempre bom demais para se beliscar ou mm acompanhar uma cerveja das boas: pq nao tem nada de melhor!