domingo, 29 de maio de 2011

Pave de Colomba

Infelizmente, eu só me lembrei de fazer uma foto deste pave, para poder postar aqui, quando cheguei no ultimo pedacinho dele...! rss
Mas, me acreditem, estava bem bonito na travessa onde foi apresentado como sobremesa, no almoço do "Dia das Mães", que acabou sendo aqui em casa.
A colomba que era artesanal, eu tinha comprado na nossa usual padaria aqui da esquina, e não tendo agradado muito, a coitada estava assim sem uma "utilidade" eminente: não lembrava em nada as incríveis colombas que compravamos lá na Italia. A pobre, literalmente, não decolou...
Hihihi!
Então eu, que não tolero desperdicios, resolvi lhe dar um "up grade", acrescentando duas camadas de suas fatias revezadas com o de duas coberturas: uma estilo "toffee" e a uma outra de chocolate amargo, bem encorpada. Medida fácil e rápida que só precisou arrematar, levando para gelar por um par de horas.

Pave de Colomba
- 1 colomba cortada em fatias de +- 1 dedo de espessura.

para o creme tipo "toffee"
- 1 lata de creme de leite
- 1 copo (200ml) de açúcar
- 1 copo de água
Fazer um caramelo dourado com o açúcar e a água. Depois, misturar bem com o creme de leite préviamente aquecido (sem ferver!), em fogo baixo. Reservar.

para a cobertura de chocolate
(receita da margarina Qualy)
- 1 copo de açúcar
- 1 copo de água
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 3 colheres de sopa de margarina (ou manteiga, se preferir)
- 5 colheres de sopa de cacau em pó ou chocolate, mas daqueles amargos
- 1 colherzinha de chá de essencia de baunilha
- 1 pitadinha de sal.
Dissolver primeiro a maisena, para só depois misturar todos os ingredientes em uma panelinha e levar ao fogo médio/baixo até formar um mingau +- espesso. Reservar.

Montar o pave em uma travessa alta ou forma média, tomando o cuidado de, primeiro, besuntar o fundo com uma das coberturas.
Terminar com aquela de chocolate, que dá um efeito melhor.
Levar para gelar.
Se a sua colomba for do tipo seco, como era esta minha, aconselho a dar uma ligeira umidecida com leite, nas fatias.
Se gostar de camadas de creme mais espessas, pode dobrar as receitas que eu passei, apesar de uma só já dar um bom resultado.
E também se voce preferir, antes de servir, a decore conforme o seu gosto.

sábado, 21 de maio de 2011

Não tem preço...


Pontos e técnicas que se faziam um tempo, e que não se acham mais quase quem faça, pelas mãos de quem tricota há mais de 70 anos: não tem preço!...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Um dia, uma visita, um sambódromo...


Este foi o dia em que o Bergamo, que é uma pessoa muito querida, veio aqui em casa me visitar, na época de carnaval. E confesso que carnaval foi eu nao ter tido tempo para preparar nadinha de especial para ele, que fiquei devendo para uma proxima vez. rss
Aliás, foi uma pena não podermos estar juntos, papeando, mais tempo. Pois, pasmem, eu fui com amigos, pela primeira vez na minha vida, no Sambódromo do Anhembi para ver um desfile!
E isto eu tenho que agradecer à minha amiga Ana Maria que me convidou para ali estar com a sua familia.
Foi uma pena, mas eu tinha também uma foto que fiz e não pude usar aqui, pois ficou super desfocada, da Juliana (que veio aqui para me pegar) junto ao Bergamo.
E devo dizer, la do desfile, que achei tudo muito bem organizado. E para minha grande surpresa também constatar que, ao menos onde estavamos, o ambiente era bem familiar.
Fazia um friozinho danado e tinha chovido cantaros, mas tudo bem, que mesmo assim deu para aproveitar bastante!