terça-feira, 10 de julho de 2012

Espuma de coco com calda de damasco

Domingo passado eu me dei conta que estava sem uma sobremesa bem quando o almoço era quase pronto!
Na pressa eu peguei uma lata que eu achava ser de leite consensado, para fazer um pudinzinho de leite no microondas: rápido e prático. E como o dia até que estava bem frio, ele estar morninho não seria assim um problema, além de sermos só nós aqui de casa... rss
Com um olho no ragú à bolonhesa que eu estava apurando no fogão eu abri a lata e, crec, só ai percebi que a danada era de creme de leite. Marcada das grossas!
E por uma fração de segundo fiquei assim, tipo baratinada.
Mas, automaticamente, me vieram as imagens do malabie e da panna cotta na cabeça.
Então, levada pela inspiração oriental e pela tradição italiana, resolvi fazer um meio termo partindo das duas coisas juntas: textura de uma, gosto da outra e um toque extra para variar.
Confesso que o resultado ficou ótimo, ainda mais com a caldinha que fiz com a "albicocca secca" que tinha trazido da Itália.
E até anotei  tudo para poder passar, aqui, para voces.

Espuma de coco

-1 lata de creme de leite
-1/2 vidro de leite coco (daqueles de tamanho normal)
-1/2 xícara de coco seco ralado
-6 colheres de sopa de açúcar ou mais, se preferir
-1 colher de sopa de gelatina incolor

Derreter a gelatina com umas 2 colheres de sopa de água, sem deixar ferver.
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até homogenizar tudo.
Escolher um pote adequado para a quantidade obtida ou mesmo potinhos individuais.
Levar para gelar até ficar com a consistencia de um mingau espumoso.
E servir coberto com a calda que escolher.
Neste caso eu fiz assim: 

Calda de damasco

-100g de damasco seco picadinho
-3/4 de xícara de água
-1/2 xícara de açúcar
Ferver em fogo médio até obter como que um xarope e esta pronto.

Quando é fruta seca tipo ameixa, uva passa ou damasco, eu não costumo por açúcar e prefiro deixar de molho, cobertos por água, de um dia para o outro. Assim o açúcar é o da própria fruta e o sabor também mas, neste caso a pressa fez com que eu fizesse assim, ok?
A tal da "quem tem pressa come mais doce".
Hihihi!



Nenhum comentário: