sexta-feira, 25 de maio de 2012

A minha carissima visitante noturna

Ontem a noite, como sempre, fui deitar tarde.
E tinha me esquecido de trocar a lâmpada do quarto que estamos dormindo, temporariamente, enquanto temos os trabalhos de manutenção aqui da casa em andamento.
Mas a luz do corredor já foi suficiente para que eu, que enxergo "meia boca", pudesse individuar a minha visitante noturna que caminhava pela parede. Não que estivesse enxergando, de repente, assim tão melhor, mas mais pelo fato que a fulana era BEM grandinha. rss
E eu penso que já comentei que eu tenho uma quedinha por aranhas, gosto mesmo delas, sem nem saber bem o porque...
Mas como não sou assim uma "expert" em aracnídeos eu tratei de, delicadamente, usando uma caixinha, de colocar-la do lado de fora da casa, desejando-lhe um meu muito sincero "boa noite".
E como estavamos ambas tranquilas, penso que pudemos dormir em paz, cada uma onde deveria estar. Hihihi!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fazem parte da minha "coleçãozinha"

Sou meio que fixada em coisas de cozinha. Assim, fico revirando brechós, antiquários e lojas especializadas, ou não, procurando por artigos de cozinha novos ou velhos.
Um dia mostrarei mais alguns dos meus achados, que incluem coisas que nem se usam mais, algumas artesanais e outras, no mínimo, inusitadas ou, até, de uso desconhecido. rss rss
Estes dois eu deixo perto do fogão, para o uso diário, aqui em casa.
O de madeira, pequenino de tudo, é um moedor italiano de pimenta do reino. Lá em Solfagnano eu tenho outros, até de sal, que são mais técnicos, feitos pela Pegeaut, e com grau de moagem. Mas este era, como direi, uma gracinha e eu não pude resistir.
E este moedor de noz moscada frances, em acrílico, eu comprei em uma das vezes que fui à Paris e passei pelo supermercado do Bon Marché, que fica ali na Rive Gauche. E ele custou, na época, cerca de 5 francos. Mas até hoje me arrependo de não ter comprado mais, pois é MUITO prático e nunca mais vi por ai...
Tenho uma amiga, a Andréa do Dia de Domingas, que recentemente começou a mostrar os seus utensílios de cozinha preferidos, uma coisa que eu também fazia aqui, logo que comecei o meu blog. E eu penso que isto até que é uma coisa legal pois pode fazer alguém se inspirar e ir atrás de alguma idéia que torne a vida do dia a dia mais prática!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Um bolinho de chocolate fácil e muuuito gostoso!

Boloompa loompa,

Esta é a receita que o chef Guga Rocha do programa "Homens Gourmet", do canal da Fox Bem Simples, mostrou para nós há algum tempo atrás.
Na verdade é uma das versões do tal do bolo de caneca mas, vendo o resultado, percebi que parecia bem melhor do que as outras receitas que eu já tinha visto por ai e não me enganei: este vale mesmo a pena fazer, gente!
A receita rende cerca 8 porções e no meu caso, que coloquei em forminhas de silicone (sim, estas são quadradas) deu mais bolinhos, ok?
E não passe muito da metade da forma, ou da caneca, pois o danado cresce bastante.
Vou passar a receita dele com a cobertura que ele deu, mas aviso que a minha, como sempre, foi aquela do Bergamo, que aparece sempre aqui no meu blog.
Então, tomem nota:

Baloompa Loompa  
2 ovos 
8 colheres de sopa de leite
6 colheres de sopa de manteiga (usei óleo de milho)
4 colheres de sopa de chocolate em pó (usei cacau sem açúcar)
6 colheres de sopa de açúcar
8 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento para bolo 
Para a calda: 
250g de chocolate meio amargo
150 ml de creme de leite

Começar batendo bem os ovos com o açúcar. 
Depois acrescentar a manteiga, em temperatura ambiente 
e o chocolate, misturando bem.
Adicionar a farinha e, por último, o fermento.
Colocar em canecas ou em forminhas untadas e levar ao 
microondas, em potencia alta,até que eles cresçam. 
Isto vai girar em torno 3/4 minutos: espete um palito 
para confirmar.
Cubra com a calda.
Vale a pena!