sexta-feira, 25 de abril de 2008

...um bolinho que é 10!



Para ser franca, precisei de muuuuitos anos para ser um pouquinho mais desenvolta na cozinha...!
Pq como se diz por aqui: "sono una cuoca molto imbranàta" (estabanada...!)!!!
Talvez vcs possam dizer: " tanto qto para tirar fotos e tantas outras coisinhas mais!"
...e, olha que seria a mais pura verdade!
De qualquer maneira e como digo sempre: vale a boa intençao, ok?
Ontem fiz este bolo que è uma receita original da minha irma Flavia, que cozinha divinamente.
Pode ser que alguém diga que TODAS as minhas irmas cozinham divinamente e que eu que, coitada, nem sempre acerto a mao.
Ok! Mas para mim é um passatempo do qual eu gosto tanto, porisso... me permito cozinhar para aqueles que eu quero bem e para eu mesma, que sou gulosa.
Mas vamos ao sodo.
Na receita da minha irma vao 3 ovos (e da um super bolo!), leite de coco na massa, uma xicara de açucar para cada uma de farinha e leite condensado para molhar, depois de pronto. Vcs verao que fiz la minhas adaptaçoes...
Nao que nao faça, raramente, a receita original!
Mas é que aqui, na Umbria, leite de coco é raro e caro e, em contra partida, coco ralado é quase de graça: vai saber...
E sempre, é claro, a coisa de nossas receitas dai serem um tantinho doce demais.
Mas como è melhor comer estando com a boca fechada, aqui vai:

Bolo de Coco

-2 ovos
-2 xicaras de farinha de trigo, peneiradas
-1 xicara de açucar (menos até...)
-1 xicara de leite. E vc use aquele que quizer
-2 colheres de sopa de margarina. Se nao tiver vai de oleo mm.
-1 colher de sopa, bem rasa, de fermento em pò
-1/2 xicara de coco seco ralado. E isto foi por minha conta!
-e mais um 1 vidrinho de leite de coco, para regar depois de pronto e mais coco ralado para jogar por cima.

Como sempre bato, até ficar clarinho, os ovos com o açucar.
E depois misturo todo o resto, deixando o composto bem homogeneo.
O fermento, como de praxe, vai por ultimo.
Colocar em forma untada, de preferencia com furo no meio.
Levar por cerca 25 minutos a 180°C, em forno pré aquecido.
E nao custa controlar com o palito e tudo o mais!
Depois de desenformar, vc da umas espetadinhas no bolo e rega com o leite de coco, pulverizando mais coco ralado por cima: e é delicioso!

Eu aconselho deixar na geladeira, pq além de ser melhor ainda geladinho, sabemos como é senhor coco...
Se alguèm se aventurar em fazer: bom proveito!





Nenhum comentário: