sábado, 18 de agosto de 2012

Iogurte feito em casa

Desde pequena, antes que existisse esta "era danone", eu era acostumada a ver se fazer iogurte em casa. E apesar da gente usar chamar de "coalhada", ele era feito com lactobacilos mesmo e do modo mais rústico possivel, como já mencionei anteriormente aqui, coisa para lá de fácil.
Ficava uma delícia!
E me lembro de salpicar açúcar e canela na supefície do potinho,  para dar um toque de crocancia e sabor. Nossa... que delicioso que era aquele saborzinho delicado e agridoce!
Enfim...
Vcs vão observar que eu vario a quantidade de iogurte que coloco no leite, pois isto ai vai de cada um, ok?
Só saibam que quanto maior a quantidade colocada, mais rápido será o processo, como bem se pode imaginar.
E não usando nenhum artefato para manter o calor constante, isto nos faz ficar à merce do clima e  interfere no tempo de confecção pois, como se sabe, os bichinhos gostam mesmo é de um ambiente bem morninho.
Óbvio que com uma iogurteira este controle fica fácil! E, ai, basta misturar o leite com o iogurte (ou coalhada), ligar o aparelho e deixar cerca  6 a 12 hs funcionando. E se voce for usar uma destas, não tenha medo da regulagem do termostato, ok? Pois mesmo que ele esteja no seu máximo, a temperatura não deverá ultrapassar os 44°C.
Então, voce a regule como quizer  que isto só vai interferir no tempo e nada mais.
Como viram existem muitas variáveis e só uma constante que é a de NÃO matar os lactobacilos, coitados! rss
Tudo dentro do mesmo raciocínio que se usa com relação aos fermentos biológicos daqueles que se usam nos pães, por exemplo.
Claro que se poderia se fazer, até, em temperatura ambiente ou até meio fria. Mas em um caso assim, se necessitaria de um tempo tão maior que, com certeza, contaminaria o composto com outros microrganismos presentes no ar e, ai, ele ficaria feio e com um gosto horrível! Melhor não arriscar, não é mesmo? rss
O bom de fazer em casa é que o gosto é melhor, o custo menor e ainda voce escolhe qual ou quais os tipos de lactobacilos vai querer, comprando entre a variedade enorme que existe nos supermercados ou, até, usando aqueles saches que se vendem para fazer iogurte e etc.
Voce também pode usar do seu próprio iogurte feito em casa para fazer um novo. Mas evite fazer isto mais de uma vez, que o caseiro tende a mudar a sua composição com o tempo, pelos mesmos motivos já descritos para o problema da temperatura, acima.
Bom...
Aqui esta a "receita" deste meu caso específico:

-1litro de leite integral ( que é o que vem melhor, ok?) e
- meio potinho de iogurte tradicional, integral também.
Misturar bem e colocar na iogurteira.
Ligar, regular e deixar de um dia para o outro.
Só!

2 comentários:

AndreaDomingas disse...

Minha mãe também fez iogurte sem a máquina por um tempo quando eu era criança e gostava muito. Sou consumidora e fã de iogurte até hoje e por isso às vezes me sinto tentada à experimentar a máquina. O que me impediu até hoje foi o fato de eu evitar encher os armários de utensilhos elétricos. Já vi uma máquina aqui que o iogurte é preparado em potinhos individuais. Aí me chamou a atenção, pq pode-se preparar em menor quantidade.

Bjs

clau disse...

Pois é, Andrea. Há um bom tempo atrás eu tinha esta maquina de potinhos individuais, que ganhei, mas nem usava e dei. Esta aqui se parece mais com a maneira "normal" e eu estou gostando muito! Bjs