Esta aí um doce que é um "falso": pois de italiano não tem NADA, nadinha!!! rss rss
Mas ele é um dos poucos que o meu filho gosta.
Como nem o conhecia, pois faz parte daquele elenco de doces feitos com leite condensado, o que por aqui é uma verdadeira mania nacional, devo confessar que comi meu primeiro faz só uns 2 anos atrás.
Como ele é basicamente um brigadeiro é DOCE, muuuuito doce, como quase toda receita de doce brasileira.
Eu só fiz brigadeiro umas 3 vezes em toda a minha vida e, mesmo assim, percebi que a "coisa" poderia ser viável, caso eu usasse o cacau em pó AMARGO e não empanasse o doce no áçucar normal.
Então, como sempre, eu comecei a cortar TODO áçucar que me era possível da receita, já que nós achamos o próprio leite condensado docíssimo, por si só, e já bastava e avançava.
Um pecado que não se ache mais por aqui o "leite evaporado", pois eu penso que ele seria o "IDEAL" (este é o seu nome de verdade) para se usar...!
Mas o resultado ficou bem agradável e foi aprovado pelo meu marido, que até comeu dois! rss
Óbvio que assim como eu, vc pode modificar o tipo do biscoito, usar o chocolate que mais preferir, fazer mais doce e, se achar, substituir o leite condensado por uma lata do leite IDEAL (da Nestlé).
Enfim...
Palha Italiana
1 confecção de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
3 colheres de sopa de cacau em pó, in natura
gotinhas de essência de laranja
1 pacotinho de biscoito tipo Maizena
1 colher de áçucar de confeiteiro ou um normal mesmo
canela a gosto
A primeira coisa a fazer é partir o biscoito, na mão mesmo, em pedacinhos não muito pequenos, ok?
Com os 4 primeiros ingredientes faça um brigadeiro, mas pare o cozimento assim que comece a "fazer um caminho" no fundo da panela. Eu fiz no microondas em cerca 3 minutos e meio (em um pote grande, não se esqueça!), mas vc deve se regular com o tempo do seu, ok?
Quando estiver pronto misture o biscoito partido com delicadeza e reserve cerca uma xícara dele, que vc transformará em uma farinha.
Após misturar o melhor possível coloque sobre uma superfície untada ou sobre um tapetinho de silicone e alise com uma espátula untada ou úmida. A altura voce determina qual vai ser.
Espere que fique firme para só depois cortar.
E empane os pedaços passando na farofa de biscoito que, aqui no meu caso, foi misturada com o áçucar de confeiteiro e um pouquinho de canela.
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Clau!
Nunca ouvi falar neste doce! Deve ser novidade recente aí no Brasil, não? Eu bem sei a mania do brasileiro pelo Leite Condensado... hahaha Eu quando uso, faço como você e diminuo ou até deixo de usar açúcar na receita. Desacostumei com doces muito adocicados.
Este doce é muito interessante e lembra algo que temos aqui na Alemanha chamado "Kalter Hund", ou "Cachorro Frio", já vi também receitas portuguesas que fazem algo assim, mas enrola o doce num plástico para dar formato como de um salame. Depois é cortado em fatias. Enfim, ficou com uma cara boa demais! Quem sabe um dia tento?
Bjs,
Andrea, eu não comentei a a inspiração deste doce é, sim, totamente portuguesa!
Vc não acha por ai o leite evaporado?
Que, a bem daverdae, se pode tb fazer, deixando ferver bastante ou usando leite em pó...
Pq ai vc coloca só o quanto açúcar quer!
Bjs!
Postar um comentário