quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

De outros carnavais...







Sei que para olhares nao acostumados, estas fotos possam parecer insolitas. Mas o fato, minha gente, é que os nossos sao famosos, mas nao eram nossos: é roba importada...!
Pq qdo se fala em carnaval, o pessoal sempre pensa, automaticamente, no carnaval à maneira carioca, que é aquele que ja virou atraçao turistica e tudo mais.
Mas meu pai me lembrava que no seu tempo, e creio que até quase à metade do século passado, o carnaval era uma coisa quase que exclusivamente familiar. Com os seus blocos que desfilavam nas ruas, ao som das nossas queridas e velhas marchinhas.
Uma coisa meiguinha...
Ormai os tempos, hoje em dia, sao outros.
Mas se escavamos mais a fundo, o carnaval tem as suas raizes em um passado, remotissimo, pagao.
Estou falando da idade da pedra, mm! Hihihi.
Pq o fato é que a igreja, nao podendo fazer nada contra uma manifestaçao popular que vinha desde os primordios da proto-agricultura, o incorporou em seu calendario lhe dando uma nova roupagem e significados.
E eu estou falando em termos simples a coisa toda, seja bem entendido.
Tanto qto ser impossivel para mim seguir a nova mudança ortografica, rss.
Enfim...
E tenhamos presente que o carnaval de Veneza poderia se chamar de "avo" dos nossos carnavais, assim como sao. Mm que a "cara" daquele carioca ja se veja, e cada vez mais, invadindo os pontos mais reconditos que se possa imaginar, rss.
E aqui na estrada Tiberina, que fazia parte da homonina estrada construida pelo imperador Tibério, ligando Roma à Ravenna, este nosso "desfile bucolico" (das fotos acima) eu penso que sempre escorreu por estas paragens.
Agora sao carros alégoricos puxados por trator, o que é uma coisa muito pertinente ja que estamos na campanha, mas eu imagino que, onde se perde a memòria, isto ja era feito a pé ou a cavalo.
Em resumo: historia velha.
E ponha velha nisto!!!!


8 comentários:

Nela disse...

Eu tb, quando era menina me lembro nessa altura como o Carnaval era alegre mas sem confusão, era as marchas carnavalescas, e as pessoas a irem atrás no cortejo, depois mais adulta e nunca gostado de me mascarar, só mesmo em pequinita,gostava de ir para os bailes com os meus amigos e irmão mais velho, para dançar e me divertir, passei belos Carnavais assim, depois de casada com a filha pequena começamos a ir para vários sítios, para ver os desfiles, mas ela tb, nunca gostou de se mascarar,nem de confusões, hoje ainda vamos ver geralmente junto á praia de Sesimbra fazem lindos desfiles, e este ano somos capazes de ir até o Algarve, meu marido tb vê mas não aprecia mto, eu é que vejo e ao som da música brinco e meto-me c/ eles.No Brasil o Carnaval é bonito mas tb, um pouco perigoso...tenho amiga Brasileira que bem o conta, mas é tradição! embora digamos que nada de mto bom...Amiga ouvia meus pais falarem do tempo deles e ai sim, era bonito e havia respeito, beijinhos.

clau disse...

Pois é Nela...
Os tempos sao outros, realmente.
A alegria expontanea de quem compartilha estes momentos com as pessoas queridas, nada tem a ver com estas festividades publicas.
E aglomeramento de gente é sempre oportunidade para larapios, em qq lugar que seja, infelizmente...
Bjs!

Adriana disse...

Oi Clau , eu gostaria sinceramente que essa idade da pedra voltasse rssss, tenho dois filhos pequenos e fico angustiada com todo esse "carnaval" que virou o Brasil, aliás evito até vê televisão essa epóca é muito degradante, preferia que voltassem as marchinhas, os blocos na rua, os bailes de mascáras , nossa será que sou tão velha assim? rsssss.Infelizmente só restam saudades dos velhos tempos.
Pois é um beijo e bom fim de semana.

clau disse...

Ciao Adriana!
Entendo a sua preocupaçao, mm que meus filhos ja sejam adultos....
E nao tem nada de "velho" em querer que as coisas pudessem ser melhores daquilo que sao...!
Bom fim de semana para vc tb!
Bjs!

Fábio Adiron disse...

Clau

Essa fotos me parecem o carnaval de São Paulo...ruas vazias e, de vez em quando passa alguém. Risos

Aliás adoro essa paz momesca da metrópole

clau disse...

Fabio, a paz de uma metropole, que acontece de vez em qdo, nada tem a ver com a "paz", continua, de um lugar onde nao acontece quase nada, nunca!
Hihihi.
Bjs!

Fábio Adiron disse...

Em se tratando de paz...acho que sai ganhando quem tem a contínua.

Ah...fiz a receita que você publicou e deu certo, depois dá uma olhada nas fotos no Insanidades

clau disse...

Nossa Fabio...!
Fui la ver no seu blog, e tb junto com as fotos no orkut: vc montou uma verdadeira padaria na sua cozinha!
Sò faltou fazer pao em forma de estrelinha, hihihi.
Parabéns!
Pq vc acabou inventando ainda mais do que eu com a tal da receita!
Pq eu sò faço uma gororoba liquida, verso na forma e via!
Bjs!