segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

De cortar o coraçao...

Agradeço a quem fez esta foto, que estava hoje nas noticias do IG.
Talvez até, alguém tenha ficado MUITO irritado com o problema de transito que este fato triste provocou.
E eu nao sei o que voces sentem ao ver isto.
Mas eu sempre "choro dentro" quando vejo imagens assim como estas...
Delas, pobres arvores, que nascem, crescem, florescem e sofrem, silenciosas, espalhadas solitarias pela cidade. Sobrevivendo a todo tipo de barbaridade e inadequaçao.
Arvores e plantas que passaram uma vida mais que sofrida e que, mesmo assim, nos presenteiam como uma bela visao. Nos dando sombra, nos protegendo das gotas de agua, nos doando uma energia vital e basica.
E depois, ver que terminam assim! Porque sozinhas e sem um apoio ou um cuidado, no sentido da palavra, ficam vulneraveis, fragilizadas. E sem poder suportar as forças da natureza ou das iatrogenias, que exterminam os mais fracos, para abrir espaço para os novos e mais fortes. Ou mesmo para nada.
Anos atras eu me recordo de uma batalha ingloria que eu enfrentei, tentando salvar uma velha e frondosa paineira... Que quando nos "abandonou", deixou livre um feio espaço que ela embelezava com os seus ramos e flores, visitados por bandos de alegres periquitos e sanhaços...
Pouco tempo faz, e aqui ao lado de casa, abateram tantas belas arvores centenarias, sò para poder expor duas casas, que mais mereceriam estar escondidas, por assim dizer.
E é de doer no coraçao o modo com que o ser humano se comporta ao dividir o espaço disponivel com qualquer outra espécie que lhe esteja vizinha. Triste.
Mas tenho esperança que, quem sabe, esta pobre planta estarà na memòria de quem esperava o semaforo abrir, parado sob a sua sombra, e se recordarà dela: a amiga silenciosa...

2 comentários:

Fábio Adiron disse...

Clau

São Paulo mereceria uma revisão geral da arborização.

Tem muita árvore que só existe para gerar risco à população que poderia ser substituída por exemplares novos.

Agora, abater por estética, isso não faz sentido mesmo.

clau disse...

Fabio, até concordo em parte com voce. Mas acontece que estas coitadas que significam um risco, chegaram a isto por ABSOLUTA falta de cuidados, manutençao e pelas podas mutilantes...
Sei pq falei com os tècnicos especializados nisto ali do Instituto Biologicco de Sao Paulo.
E é isso ai...
Bjs!