domingo, 21 de setembro de 2008

Orecchiette, cime di ràpe e ricotta de bùfala


Facil reconhecer, mm sendo de variedades diferentes, a abobora e a abobrinha, por ex.
Mas as folhas, ao centro, sao de nabo, aqui conhecidas como "cime di ràpe" e que ficam uma delicia com massa ou em um risoto, até.
De acordo com a minha consultora para assuntos caipiras e familiares, minha mae, um tempo ela tb fazia estas folhas.
Isto qdo elas ainda "acompanhavam" as suas raizes, em feiras e mercados, ja que nao é todo mundo que pode ter uma horta...
E ainda de acordo com ela, sao boas as da beterraba e rabanetes, tb. Nem falemos que as folhas de quase tudo nao sao de se jogar fora!
Assim, se algum sortudo achar com as folhas nao as descarte: pq nao se sabe o que se esta perdendo.
E, gosto meu, pico todos os talos e talinhos que verso antes das folhas, na panela para refogar. Pq eles tem uma consistencia estupenda!
E veja de nao exagerar em cozinhar tudo demais tb, ok?...
A massa tradicional para se fazer com estas folhas refogadas é o orecchiette pugliese.
E desta ultima vez acrescentamos, por conta nossa, um pouco de ricotta de bufala, tb.
So nao invente muita moda ao refogar as folhas picadas: recorde-se sempre que o menos é mais.
Principalmente qdo nao se quer mascarar o gosto de uma coisa que, por si sò, ja tem um sabor mais que especial.
Simples, facinho e muuuuito bom!
Acompanhado de um bom vinho, entao...

4 comentários:

Dinha disse...

Hummm...que prato pra lá de apetitoso Clau, que fome me deu agora! Um grande abraço para você.

clau disse...

Oi Heide.
Simples, facil e bom, sim.
Para se fazer "com os pés nas costas", hihihi!
Bjs!

AndreaDomingas disse...

Oi Claudia!
Muito bacana esta receita! Eu aqui na Alemanha, seguindo a dica de uma mineira, uso folhas de Kohlrabi para substituir a couve-mineira(couve-manteiga, couve portuguesa,etc), quando cozinho feijoada! Normalmente as pessoas que compram o Kohrabi descartam as folhas e por isso eh permitido que se levem as folhas para casa gratuitamente, normalmente com a finalidade de alimentar animais. Meu marido faz piada com o fato! :) Bem, vou ver se consigo achar as folhas do nabo e depois lhe conto!
Bjs

clau disse...

...Kohlrabi?!
Depois vc me explica melhor como e o que vem a ser isto exatamente, ok Andrea?Pq imagino que aqui na Italia tem todo um outro nome...hihihihi.
E eu a usaria para fazer é um bom caldo verde, isto sim!
Bjs!