sábado, 29 de novembro de 2008

Dificil se posicionar ou "colirio nos olhos dos outros é refresco"...


Interessante ver que existem pessoas que agem fazendo coisas absurdas com outras pessoas, sem ao menos parar um segundo para pensar, senao aos seus proprios intentos.
Nao se imaginando, nunca, estar na pele desta outra pessoa, dentro daquilo que se diz de "nao se fazer ao proximo aquilo que nao queremos que se faça a nòs proprios".
E nem entremos no mérito da natureza humana, ou mm do fato dela ser a unica possuidora de uma inteligencia previlegiada ou, entao, da potencialidade, em numero e grau, daquilo que pode ocasionar de mal, em diversos "outros departamentos", como bem sabemos...
Mas na maioria das vzs, e deixando as "banalidades" a parte, frente às estas coisas horripilantes e condenaveis que o ser humano pratica temos sempre a impressao de que atos hediondos assim até que valeriam uma pena capital.
Deixando de perceber que a verdadeira e justa condenaçao nao é esta.
Pq se a consciencia de uma pessoa que pratica um ato maldoso contra o seu semelhante nao a faz cair em si e se arrepender sozinha daquilo que fez, o sentir na propria pele talvez fosse uma coisa muito "didatica".
Obvio que mais que a aplicaçao de uma pena capital, nos causaria estranheza e até asco, imaginar se reproduzir nesta pessoa aquilo que ela teria provocado em outra.
Pq na nossa cabeça, fazer justiça nao tem nada a ver com refazer, ou provocar, um ato condenavel.
E para isto bastaria relembrar as sentenças precisas que emitia o rei Salomao e o impacto que estas causavam, fazendo com que tanto vitimas, réus ou mm requerentes caissem em si.
Em resumo, e de uma maneira simplista, seria algo assim.
Mas voltando ao nosso caso de condenar o feito e renegar a açao, nao foi esta a decisao tomada ali em Teera para punir um homem, que agrediu de maneira barbara uma jovem que o rejeitou.
Em um primeiro momento fiquei chocada com a decisao do tribunal iraniano, mas depois comecei a achar que teria, sim, a sua logica.
E que uma pessoa que nao tivesse como natural agir corretamente aprenderia a fazer-lo, estando na pele da sua vitima.
Pq a tal da coisa do "olho por olho e dente por dente", as vzs teria a sua razao de ser...
Para dar uma olhada melhor na noticia:

Nenhum comentário: