sexta-feira, 24 de abril de 2009

Uma questao de "limpeza"

Aqui na Italia a regiao da Umbria seria como um seu pulmao verde, dado que tem o ar e a agua limpissimos, algo que ocorre devido às suas caracteristicas topograficas e tb o tipo de ocupaçao do solo. E tb pq aqui é uma regiao quase que exclusivamente agricola e muito pouco popolada, enquanto ainda plena de reservas e de florestas.
Nao por menos, celebrada no pais como "cuore vérde dell'Italia", apesar de eu ter trocado os orgaos, hihihi.
De minha parte devo dizer que, assim, eu sai ganhando!
Pq aquilo que era minha eterna rinite e tb o meu incessante impeto de coçar os olhos, ao menos aqui, eu nao sofro mais: ufa! E nem preciso mais estar pingando gotas e mais gotas, carissimas, para poder enxergar ou respirar melhor...
Mas sei que nao seria assim se eu nao fosse aqui. E isto pq, entre os paises europeus, a Italia ocuparia um posto mediocre neste quesito pois, aqui bem pertinho de nòs, o nivel de industrializaçao é altissimo e a poluiçao, entao, nem se diga...!
As medidas para se atenuar isto existem, com toda certeza, mas caminham a passo lento: como tudo aquilo que depende de vontade politica. E melhor nem entrar neste argumento espinhoso...
Mas a Europa possui, a começar pela Suiça e paises escandinavos, quase que o monopolio no ranking dos paises com indices de "limpos", rss.
Que nao é sò previlégio de paises do dito "primeiro mundo", nao!
Pq vemos tb a Costa Rica, a Colombia e, até, paises africanos, muito bem colocados.
Outros entao, como a Albania por ex, sao "limpos" pq nao possuem uma historia de desenvolvimento industrial ou mm um povo que tenha poder aquisitivo para piorar a coisa. Mas é um pais europeu assim como a Croacia que, por sua parte, prioriza um turismo limpissimo, mm caso da Costa Rica.
O tratado de Kioto deu o start para que as coisas se tornassem assim.
Pq antes da temeraria "era Bush", o quadro se apresentava quase o inverso de como se apresenta hoje, onde os EUA apresentam um indice, digamos assim, deploravel...
Mas leiam com atençao uma reportagem da revista Forbes, em lingua inglesa, onde eles desfiam este argumento com mais informaçoes e tb mostram um ranking mais acurado.
Nao que isto va fazer com que possamos nos mudar para poder respirar um ar melhor, figuriamoci, mas ao menos para estarmos melhor informados.
Ainda mais se sabemos que tem gente que nao merece nem mesmo o ar que respira, rss.

5 comentários:

Ismael F. Schubert disse...

Dá gosto de saber que ainda temos alguns cantos nesse mundo que estão preservados ou que a harmonia do ser humano com a natureza é perfeita.

Posso dizer que minha cidade Indaial - SC (Brasil) ainda tem uma qualidade boa de ar, agua e matas. Mas a luz amarela já se acendeu algum tempo. Desmatamento da mata ciliar, esgoto jogado no rio sem tratamento, lixo jogado nas ruas, parques, lagos. Enfim, tem gente que não vê que não é desta forma que conseguiremos dar um futuro saudável para filhos, netos...

Um abraço!

clau disse...

Verdade, Ismael.
Hoje, no mundo, existem "oasis" onde a qualidade da vida seria melhor.
Pq mm que a gde maioria das pessoas almeje isto, as coisas seguem ditadas por interesses que se sobressaem à sua vontade...
Fazer o que!
O que espera os nossos descendentes, ninguém sabe...
Bjs!

Adriana disse...

Oi Clau , tava sumidinha ,tudo bem? Qto ao leite condensado vc já tentou fazer o caseiro? eu te mandei uma receita outro dia , fica bem parecido.
Que foto linda, pena que por aqui só em foto mesmo rssss, que o diga o velho Tietê.
Beijos querida e boa semana.

AndreaDomingas disse...

Oi Clau!
Também sou uma sortuda, pois moro numa cidade super "limpa". Quando vou ao Rio tenho também essa "coceira" nos olhos e o cheiro do ar é de pura poluição. Apesar de termos por lá bonitos parques e áreas verdes, muitos não se arriscam, com medo da violência... mas aí já entramos em outro assunto!
Bjs

clau disse...

Adriana:sumida talvez, pq nao tenha lhe escrito, sò isso.rss
Pq passo sempre, sempre para xeretear o que vc anda fazendo!

Andrea:que sorte a sua tb! E estar no Rio com problemas para enxergar o qto ali é belo, é pior que passar medo pela violencia! rss


Bjs às duas!!