domingo, 9 de agosto de 2009

Solfagnano

Esta é Solfagnano Bassa, onde eu moro.
E que ladeia uma margem do Tevere (Tibre), que esta no meio deste tufo de arvores antes das casas e nao se ve. As montanhas que aparecem na foto fazem parte dos Apeninos.
Aqui do lado, em Tuoro, no lago Trasimeno, teve a mais famosa batalha das guerras punicas, travada entre Roma e Cartago. E que desde a antiguidade fez do general hispanico cartagines, Anibal, um genio da estratègia militar: coisas da historia pelo dominio do mar mediterraneo. rss
Ah! Tem tb a Solfagnano alta que, por sua vez, é um borgho medieval com umas 6 casas e fica no topo da montanha mais proxima.
Na verdade poderiamos chamar tudo isso de povoado, pq nem chegam a ter, minimamente, o tamanho de um condominio ali de Sao Paulo, por exemplo.
Aqui estamos a nem 1h de Rimini, na Romagna e a 20 minutos de Arezzo, na Toscana.
Além de estarmos ao lado da auto estrada E45 que nos conduz até Insbruck, na Austria.
Pq passando ali pelo Tirol, ela nos faz passar pelo tunel de Brennaro, que atravessa os Alpes.
Enfim...
A foto veio como veio, rss, pq tive de colocar zoom e segurar a "tremedeira" para nao borrar tudo!
E eu fiz a foto ali da estrada onde eu caminho 2hs, todos os dias, junto com a minha cachorra, a Mathilda.
Nao da para ver, mas a zona é coalhada de castelos e outras ruinas medievais, muitas destas ja restauradas por privados.
As vzs escapa tb alguma coisa de época etrusca, aqui pelas redondezas, além de imensas arvores seculares, belissimas!
E na minha frente saltam gazelas e lebres, que ocasionalmente encontramos.
Assim como texugos, lontras, javalis e aqueles camundonguinhos do campo, tais como desenhava Beatrix Potter.
E muitas aves tb, tipo aquelas aquaticas: marrecos, gansos e cegonhas, fora os pernaltas todos.
E outro tanto de corvos, faisoes, perdizes e corujas, como aquela do Harry Potter.
Raposas, porcos espinhos e outros mamiferos espinhosos, sempre circulam.
E algumas serpentes e lagartos passam correndo.
Minhocas, escaravelhos, grilos, libélulas, vespas, abelhas e lagartas.
Sapos e ranzinhas, idem: obvio!
Enfim...
Ladeio bosques onde nao se precisa brigar com as plantas para caminhar.
E de onde, com certeza, se pode jogar bolinhas de miolo de pao para achar o caminho para voltar para casa, que podera ja estar recoberto de amoreiras e acacias cheias de terriveis espinhos!
Que o digam Joao e Maria...
Pq o pobre do Lobo Mau faz tempo que, nem eu usando meu chapeuzinho vermelho, consigo avistar!...
Bjs!

2 comentários:

Fábio Adiron disse...

Minha cara...no dia que encontrar a coruja mande lembranças por mim.

Sou apaixonado pelas bichinhas.

clau disse...

Pois Fabio, tb eu!
Mas a ultima que eu encontrei tive que recolher da estrada e deixar descansar em paz sobre um tufo de ervas, pq ja sem vida.
As vzs acho os carros uma bruta incençao humana...!
Bjs!