quarta-feira, 29 de abril de 2009

Meus prototipos

Uma das coisas que amo fazer: testar técnicas que pesquizo e ver no que dao. E aqui nesta foto, alguns dos mosaicos feitos com materias reciclados, tanto ao meu gosto! Sou fixada no reaproveitamento de materiais de embalagens, principalmente pq acho um ABSURDO a quantidade de lixo que produzimos...!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Uma questao de "limpeza"

Aqui na Italia a regiao da Umbria seria como um seu pulmao verde, dado que tem o ar e a agua limpissimos, algo que ocorre devido às suas caracteristicas topograficas e tb o tipo de ocupaçao do solo. E tb pq aqui é uma regiao quase que exclusivamente agricola e muito pouco popolada, enquanto ainda plena de reservas e de florestas.
Nao por menos, celebrada no pais como "cuore vérde dell'Italia", apesar de eu ter trocado os orgaos, hihihi.
De minha parte devo dizer que, assim, eu sai ganhando!
Pq aquilo que era minha eterna rinite e tb o meu incessante impeto de coçar os olhos, ao menos aqui, eu nao sofro mais: ufa! E nem preciso mais estar pingando gotas e mais gotas, carissimas, para poder enxergar ou respirar melhor...
Mas sei que nao seria assim se eu nao fosse aqui. E isto pq, entre os paises europeus, a Italia ocuparia um posto mediocre neste quesito pois, aqui bem pertinho de nòs, o nivel de industrializaçao é altissimo e a poluiçao, entao, nem se diga...!
As medidas para se atenuar isto existem, com toda certeza, mas caminham a passo lento: como tudo aquilo que depende de vontade politica. E melhor nem entrar neste argumento espinhoso...
Mas a Europa possui, a começar pela Suiça e paises escandinavos, quase que o monopolio no ranking dos paises com indices de "limpos", rss.
Que nao é sò previlégio de paises do dito "primeiro mundo", nao!
Pq vemos tb a Costa Rica, a Colombia e, até, paises africanos, muito bem colocados.
Outros entao, como a Albania por ex, sao "limpos" pq nao possuem uma historia de desenvolvimento industrial ou mm um povo que tenha poder aquisitivo para piorar a coisa. Mas é um pais europeu assim como a Croacia que, por sua parte, prioriza um turismo limpissimo, mm caso da Costa Rica.
O tratado de Kioto deu o start para que as coisas se tornassem assim.
Pq antes da temeraria "era Bush", o quadro se apresentava quase o inverso de como se apresenta hoje, onde os EUA apresentam um indice, digamos assim, deploravel...
Mas leiam com atençao uma reportagem da revista Forbes, em lingua inglesa, onde eles desfiam este argumento com mais informaçoes e tb mostram um ranking mais acurado.
Nao que isto va fazer com que possamos nos mudar para poder respirar um ar melhor, figuriamoci, mas ao menos para estarmos melhor informados.
Ainda mais se sabemos que tem gente que nao merece nem mesmo o ar que respira, rss.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Classe A


Me recordo, dos velhos tempos, qdo se classificavam as pessoas pelo numero de banheiros e televisores que tinham em suas casas.
E nem imagino se ainda fazem assim nos dias de hoje. rss
Como tb me recordo da furia com que todos se esforçavam por fazer parte das classes A, B ou delas ter o tanto ambito acesso.
Na faculdade eram poucos aqueles que se dispunham a pensar em atender a populaçao de baixa renda. E muitos destes imaginando, é logico, que isto se transformasse em um "business" lucrativo: uma tristeza...
Eu que sempre fui uma utopista, senao lunatica, imaginava que, com minha historia escolastica, devia reverter a minha profissao em favor dos menos providos. Ao menos por um bom tempo, até poder tornar valida a minha escolha.
E fui atender operarios de uma grande multinacional. Em um trabalho que se demonstrou ser muito gratificante, tanto para mim qto para as pessoas que eu atendia.
Mas quiz o destino, chamemos assim, que este percurso fosse interrompido de um modo até que bem injusto.
E eu me vi procurando um trabalho no estilo daquele que tinha, pq ainda acreditava que podia continuar com a minha velha idéia.
Dai o maximo que consegui, foi que terminei entrando em uma bela e longa crise existencial.
Isto depois de ter que ver e ouvir as coisas mais absurdas e outros disparates mil.
Como, por exemplo, a exigencia de se fazer manobras e trabalhos desnecessarios ou outras coisas que colocavam em cheque, até, os meus proprios valores.
E até ai, digamos, a coisa toda até poderia "passar batida" por ser de natureza moral, para um que nao levasse muito em conta isto. E o que nao é, absolutamente, o meu caso!
Mas ter que chegar a me esquecer o que seria esterilizaçao, algo que encareceria muito o atendimento ( na argumentaçao do empregador) e tb os materiais mono uso, que nestes lugares deviam ser reutilizados, era tudo uma outra coisa: pq isto era algo cri-mi-no-so.
Para piorar, tive tb que ouvir ser necessario assinar documentos onde constava o meu compromisso em nao engravidar enquanto trabalhando com a empresa x ou, até, que quem era formado na USP nao se prestava a fazer o tipo de serviço oferecido por eles. Ahm...coisa...?
Olha que naquela época eram poucas, mas pouquissimas mm, as faculdades de odontologia.
Enfim...
Estavamos falando da area médica, minha gente!
E aquele que foi meu primeiro "contato com o mundo real" me deixou revoltada, enojada, até.
O que me fez lembrar do meu avo Philemon, médico, que reservava um dia da semana sò para poder atender pacientes que nao tinham condiçoes de paga-lo.
Onde estariam as pessoas que ainda pensavam assim...?
Pq era uma vergonha ver como as coisas tinham se transformado...
E a minha experiencia, que eu conto aqui para vcs, se passou faz quase 30 anos atras, por incrivel que isto ME pareça.
A do meu avo, entao, eu penso que quase beiraria um século.
Mostrando como as coisas se deterioram em tanto pouco tempo, e o digo em termos historicos.
Em um parenteses: dai me restou atender pacientes particulares.
Nao sem uma certa dificuldade, dado que ja me encontrava em uma outra situaçao familiar e nem tinha uma clinica que fosse minha: me adequava.
E foi quando me deparei com pessoas que em sua grande parte eram elitistas, fossem os proprios profissionais, fossem apenas sò os pacientes.
E foi o golpe fatal. Pq eu terminei por me desiludir de tudo, e totalmente.
Como naquela época eu ja era mae, e uma mae quase que sempre sozinha, decidi me dedicar a suprir, principalmente, os meus dois filhos. Naquilo que se caracterizou como sendo uma clara divisao de trabalho: um que passava todo o tempo fora de casa e o outro que tocava as coisas da familia para a frente.
Me empenhei muito nisto, como é do meu carater, enquanto tb fazia uma especializaçao meio que aos trancos e barrancos, ao longo dos anos, rss.
Resolvi deixar para tras o sonho de me realizar profissionalmente, isto pq acabei entendendo que seria uma coisa apenas egocentrica. Pq, por um outro lado e naquele momento de decisao, eu acreditava piamente que, naquele mesmo momento, eu tinha um outro encargo que era muito mais importante do que este. Além do fato, é obvio, de acreditar que tivesse apoio para isto em um ambito mais restrito, apesar de alguma critica externa que pudesse ouvir.
Por isso passei os anos, e terminei meus dias na minha profissao, como uma mera coadjuvante. Oferecendo toda a infra estrutura que me era possivel e tb auxiliando em um nivel mais basico, sem mais trabalhar em primeira pessoa, ou por mim mesma e isto, eu digo, em um senso apenas profissional.
E encerrei a coisa toda assim: mezza dona-de-casa, mezza faz tudo.
E esta coisa ja se fez ha quase uns bons dez anos destas linhas, que lhes escrevo agora.
Bem, "reso conto" e "mea culpa" à parte, retorno ao fato genérico de que falava.
Pq o fato é, minha gente, que isto nao acontece sò com a classe médica nao, acontece no geral e em modo particular, tb.
Tanto pq em outras partes, assim como aquelas da educaçao, das artes, dos esportes, da politica, ou mesmo aquela familiar, fora mais varias outras, se enveredaram por este mm caminho: o da deteriorizaçao.
O lucro esfrenado sobre o individuo.
A vaidade sobre a compaixao.
O egoismo e o consumismo, sobre tudo quanto.
E nem elenquemos todo o resto, que fica melhor assim.
Pessimismo meu?
Nao.
Pura constataçao.
Dificil compreender estas coisas todas e, ainda por cima, ter que fazer parte deste mecanismo, seja direta que indiretamente. Pq para aqueles que tem uma consciencia daquilo que acontece, isto tudo quase que doi.
E para sobreviver à esta constataçao, algumas pessoas encontram outros caminhos. Alguns mudam seus velhos objetivos, outros abandonam certas taticas, tantos abdicam de certas situaçoes, uns poucos se desiludem totalmente enquanto uns certos decidem dividir o que tem. A parte aquele outro tanto que se dispoe em por as maos em ferramentas, navios, armas, enfim...
Em um primeiro momento pode até parecer que uma coisa nao tenha a ver com a outra, bem sei...
Mas a verdade é que cada um, baseado em sua propria bagagem e as situaçoes em que vive, mais o modo como enxerga e se sente com relaçao a este todo, termina por se posicionar.
E faz as suas escolhas naquele que é o seu, por assim dizer, "momento historico".
E nòs nao poderemos, nunca, estar a criticar o outro por exercer, ele mm, a possibilidade de poder faze-lo, igual a nòs mesmos. Ainda com a chance de que isto venha a ser diametralmente oposto ao nosso entendimento da coisa. Ou, pior ainda, ao nosso critèrio do que seja certo ou errado.
A Revista Brasileiros tratou, em parte, deste argumento que eu estou apenas acenando.
Mas o esforço ou a visao de umas poucas pessoas que nao seguem o querer ser um profissional de sucesso que atenderia sò e exclusivamente a classe A, que è a coisa em voga, é ainda pouco para sobrepujar os muitos que nao abrem mao de estar no topo da piramide, nao importa qual seja.
Coisas, talvez, do nosso passado de espécie predadora...


sábado, 18 de abril de 2009

Torta Caprese di cioccolato

Este bolo, se podemos chama-lo assim, é simplesmente maravilhoso!!
E muito, muito facinho de se fazer, tb.
Eu que nao conhecia minimamente esta receita, tipica ali da regiao da Campania-Napoli, tive uma grata surpresa em descobri-la!
E penso ja ter me aventurado em fazer umas quatro vzs.
Principalmente se tenho amendoas que devem ser usadas antes que o calor traga as traças que me acabam com elas, e eu entre em "tilt" por causa disto, rss.
Enfim...
Para quem nao pode comer bolos com farinha, entao, tb é uma valida opçao pq, em verdade, é como se fosse um tipo de mousse, daquela feita com ovos, que iria ao forno.
E se onde vcs estiverem nao se encontrar as amendoas em todas as suas formas: tostadas inteiras, em fatias, pedacinhos minusculos e etc e tal, digamos que o processamento delas é que seria a parte mais empenhativa desta receita. Mas nada que um correto e atento uso de um mixer ou mm uma mente criativa nao resolvam!
Desta ultima vez que fiz, eu comecei enfrentando as amendoas cruas mm. E ainda reduzi o açucar que é pedido à metade. Mas recomendo que vcs a sigam do modo como é pq, assim, se formara uma crosta deliciosa por cima!

TORTA CAPRESE DI CIOCCOLATO
200g de açucar
200g de manteiga, mas manteiga mm
200g de chocolate amargo, em barra
200g de amendoas tostadas e trituradas, miudinho
4 ovos separados
baunilha
1 forma untada, com uns 24cm de diametro

Tostar e triturar as amendoas grosseiramente, com uma colher de sopa de açucar. E sem transforma-las em uma "farinha", mas sim, sò em minusculos pedacinhos.
Derreter o chocolate com a manteiga, sò amornando, em fogo baixo e misturando vigorosamente, apos apagar o fogo. Obtendo, assim, um composto homogeneo e liquido.
Acrescentar a ele as amendoas e o resto do açucar.
Incorporar as gemas, uma à uma.
Apos isto acrescentar as claras em neve, usando uma espatula flexivel e com movimentos que vem de baixo para cima. E isto seria sò um cuidado extra.
Para facilitar a coisa, eu recomendo primeiramente se "diluir"uma pequena parte das claras em neve, para depois acrescentar o resto, ok?
Dai, colocar na forma untada, de preferencia com o fundo revestido com papel de forno (eu usei uma de silicone mm, rss).
Nivelar com uma espatula e levar em forno pré-aquecido a 170°C por cerca uns 40 minutos.
Deixar amornar uns 30 minutinhos, desenformar delicadamente e salpicar, ou nao, com açucar de confeiteiro.
Vale à pena se fazer!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

...as diferentes origens do açucar

Como sabemos, nem sò da cana é obtido o açucar que o mundo inteiro consome.
Na Italia, por exemplo, nòs consumimos aquele que é popularmente conhecido, em portugues, como "açucar de beterraba".
Que exatamente beterraba nao é, pq produzido em verdade com a "ràpa bianca", que vem a ser uma variante, clara, destas raizes comestiveis.
E eu ainda nao me aventurei a experimentar esta rapadurinha, que deve ser feita com algum tipo de coquinho, quem sabe... E assim, sem poder comparar com aquelas que estamos todos habituados a conhecer, nao posso dizer que gosto teria.
Mas apenas a minha mae chegue de novo para me visitar eu o farei, ja que a especialista nestes assuntos é mm ela. rss.
Pq o nosso "zucchero semolato", daqui, é igualzinho ao açucar de cana branco, o industrializado.
E eu penso que sò alguém MUITO atento poderia dizer a diferença. E assim mesmo, principalmente depois de ter feito um caramelo com ele, que é muito "sensivel", rss.
Enfim...
A rapadura, ali na foto, foi a coisa mais proxima a um melado que eu tenha visto por estas paragens. Pois aqui nao é a França onde, ali, vc encontra a "melassa", que eles costumam consumir, recordando um passado colonialista.
E se eu me contentasse com o melado de àcero, que é aquele que eles usam à beça la no EUA (maple syrup), aqui tb tem. Mas se por um lado ele é diferente, gostosinho e tudo o mais, o fato é que nao tem nadinha a ver...
Entao, vejamos se conseguirei chegar nisto, ao menos da forma que imaginei...
Pois eu, na verdade, nao vejo a hora de poder fazer um melado com esta rapadurinha, para comer misturada com um pouquinho do resto da farinha de mandioca torrada, que eu ainda tenho aqui.
Coisas de caipira, que caipira eu nao sou!...
Hihihi.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Barba di Prete


Uma verdurinha super gostosa, e do tipo "vapt-vupt", para se fazer, mas que é muito dificil de se encontrar. Tem um sabor delicado e ligeiramente acido, com uma textura firme mas ao mesmo tempo macia.
Dai!... Nao é nadinha facil "descrever" sabor e textura...
E vou ficar devendo informaçoes mais técnicas e precisas sobre a tal da plantinha, ok? Quem sabe minha amiga Lemniscata, que é uma botanica de plantao, reconhece e sabe o nome cientifico desta belezinha?!
Enfim...
Ocorre tb o fato de eu sò ter me lembrado de fotografar depois de ja ter lavado e cortado fora as suas raizes. Mas, ao meu favor, eu ja tinha avisado que sou uma pessoa toda meio que afobada.
Mas me lembro de dizer, apenas, que ela se apresenta na forma de "tufos", com as suas folhas finas e longas, que medem assim em torno seus 25cm.
E esta foto, que falta, e que deveria mostrar estes detalhes todos, ficou para a gloria...! Mm que eu tenha "acordado", a tempo, para poder tirar uma foto dela na versao crua e uma outra, dela ja cozida.
Pq sao sò uns 5 minutinhos de fritura, em um fio caprichado de azeite. Ou mm apenas cozidas no vapor, para quem preferir assim.
Dai, um pouquinho de sal, daqueles bons, mais umas gotinhas de suco de limao fresquinho, acrescentados no prato mm: e via!
Acompanha muito bem, frangos no geral.
E dizem que, melhor ainda, aqueles que ciscam.
Coitados!...

sexta-feira, 10 de abril de 2009

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Uau...!!

Nao sei vcs, mas eu penso que: ou as coisas estao mudando ou, como parece, ja mudaram e a gente nem se tocou...!
Pq deve significar alguma coisa o Obama estar sempre elogiando tanto o Lula e o tratando como um caro velho amigo.
E agora com esta foto, entao...
Alguém me pode explicar o que significa?!! rss
Pq além do Lula estar super fotogenico nesta foto, ele foi mais que sortudo pq, qdo a musica parou, ele acabou é se sentando bem ao lado da Elizabeth!
Hihihihi.
Agora sem brincadeiras, nao sei quem providenciou as tais das cadeiras ou definiu os lugares.
Mas o caso é que o Brasil nao é mais um pais com monstruosa divida externa, muito pelo contrario! E tb, ha um bom tempo, esta entre as maiores economias do mundo, e basta sò conferir.
E se a sua classe politica nao fosse aquilo que é e fizesse aquilo que faz, assim como é de regra tb em muitos outros paises, com certeza a rainha teria que ceder a sua propria cadeira para ele tb.
Pois se tudo correr no verso justo, e esta maldita crise permitir, o pais tem tudo para se estabelecer no rol dos paises que deram certo. E ja era hora de ser reconhecido por isto, pq a sua unica e real carencia era a sua necessidade de ser bem administrado, com justiça e honestidade. Isto sem que falemos de boas intençoes e patriotismo...
Pq as coisas sempre seguem um percurso de dentro para fora.
E sendo assim, a justificativa do nosso fardo de um passado colonial ja deveria ter ficado é muito la para tras, para nao servir mais de desculpa, a torto e a direita.
Enfim, nem entremos nestes detalhes...
Pq eu sò espero que nao precisemos esperar outros 500 anos para que isto, efetivamente, aconteça! rss

sábado, 4 de abril de 2009

Oasi ambientale di Pietra Lunga


Aqui pertinho de casa, é uma area protegida onde, além de uma escola de agronomia de sonho, existem bosques de pinheiros e cedros, com varios percursos onde se pode colher aspargos e cogumelos.
Ali tb è zona de tartufo, para o qual se deve ter uma permissao especifica para colhe-los, além de ter caes treinados para isto. E sò para comentar: é muito dificil obte-la e depois tb, um mercado muito competitivo. Isto pq alguns poucos colhedores de tartufo, sem excrupulos, chegam até a envenenar os caes de seus rivais...
Mas voltando, ali existem alguns poucos bancos e mesas em madeira que se mimetizam com a paisagem. E tb esporadicas churrasqueiras para a "tropa do fim de semana".
Nòs aproveitamos um monte, pq tivemos a sorte de estar ali quase que sem uma viva alma!
E o chao estava forrado de flores da época: buquezinhos de petunias, tufos de violetas selvagens e outras tantas flores que eu nem mm conheço. Todas elas dividindo um "tapete" com as folhas secas, bastoes de pinheiros, delicados fungos de "chapeuzinho" e mais uma infinidade de belissimos musgos "colados" às cascas das arvores caidas no chao. Sem falar da quantidade de heras, com cores variadas, que revestiam os caules das arvores.
Para completar, o tempo que nao é que estava la estas coisas, resolveu dar uma bela melhorada e terminou ficando perfeito...!
Mas independente de tudo isto, poder fazer uma caminhada observando a natureza e o panorama e mais aquele "silencio", onde sò se escuta o rumor das folhas ao vento e dos passarinhos que cantam, sob um céu todo azul, "recarrega" a gente de uma energia fabulosa.
E eu penso que poder se fazer algo assim é uma coisa muito abençoada...!