quinta-feira, 25 de março de 2010

O planeta é um mercado,,,

Todos nòs apenas terminamos de presenciar a famosa época dos saldos por causa da mudança de estaçao quando ai, para quem preza o seu dinheirinho e também nao segue tanto moda, normalmente se sai à cata de qualquer boa peça em uma boa compra.
E digamos que é sò isto aquilo temos em mente, presos que estamos de um certo frenesi. Porque a idéia de economizar fazendo um "negocio da china" funciona quase como uma droga, para grande parte das pessoas.
E sao poucos os que sao imunes a isto, por consciencia ou falta de dinheiro que seja.
Porque a verdade é que nao pensamos a fundo neste habito, tanto banal e quase compulsivo.
Pouco tempo faz eu estava no provador de uma grande loja da Zara que existe em um centro comercial, que esta cerca uns 25 km daqui, ouvindo duas moças conversarem. E elas eram do tipo "loucas por grifes" e que estavam ali comprando umas peças basicas para acompanhar as "outras" grandes coisas compradas em precedencia.
Nao que falassem de algo que eu ja nao soubesse, mas me deu um "click".
Sempre fui uma fanatica em conseguir bons negocios de qualquer natureza (que aqui se encontram e como!...) mas que, na empolgaçao da coisa, nao paro para pensar a fundo em como aquela calça de mais de duzentos euros me custou sò dez.
No caso, aquelas duas falavam de uma roupa de marca que sonhavam ter mas que custava, durante a estaçao vigente, quase 1700 euros e pela qual agora (pasmem) se pagava sò miseros 117....
Entao, minha gente....
A verdade é que a venda de um percentual de peças com este preço exorbitante, praticamente ja paga quase todo o custo do resto e rende um lucro substancioso. Todo o mais, mesmo vendido a preço de custo, ja é mais que suficiente.
Ai, nesta escalada que aquela peça de vestuario faz entre a gloria e o desprezo, termina que a "pobre" acabe sendo vendida por uma verdadeira miséria, algumas estaçoes à frente. E por um valor que nem cobre a linha com que foi costurada.
Olha que disto eu entendo! E sò estou usando o exemplo de uma simples roupa...
Mas o fato é que isto acontece até com outros bens de consumo, ainda mais quando se pensa no ramo das ditas "tecnologias", onde aquilo que é apenas lançado nas lojas ja chega obsoleto!
E por tras de tudo isto existem coisas que nòs nem mesmo imaginamos.
Quando tecnologias melhores e menos caras sao "massacradas" por outras, nem tanto boas assim, mas que produzidas por alguém muito mais potente.
Além das velhas e conhecidas manobras, onde paises desvalorizam as suas moedas para poder exportar, ou onde produtos com uma antiga tradiçao acabam perdendo as suas caracteristicas para ser "vendavel", ou de pobres pessoas sendo pagas com uma miséria pelo trabalho que fazem, além de lugares sendo destruidos ou envenenados, e tudo movido pela ganancia.
E vai por ai afora...
Se "se escavoca", a gente termina sem nem dormir direito, se perceber que nao existe um limite que frene esta maquina poderosa, e aparentemente inofensiva aos olhos de grande parte das pessoas.
Porque o mundo é um grande mercado que funciona dentro deste (quase de norma) tal de capitalismo selvagem. Que termina fazendo com que pessoas durmam em filas do lado de fora de uma loja para, depois, se degladiarem la dentro, quando chegam os saldos de estaçao.
Porque, em realidade, comprar algo por "preço de banana" nos anestesia de ter que pensar nestas coisas e nos faz sentir alegres, ao menos pelo breve periodo de tempo em que nòs nos sentimos satisfeitos com o que conseguimos.
Mas quem ja provou sabe que a maior satisfaçao que obtemos, é aquela onde conseguimos passar incolumes por toda esta euforia, porque conscientes de nao sermos mais tanto vulneraveis a todo este esquema do" panis et circus" moderno!

6 comentários:

Adriana disse...

Clau querida que saudades , estou louca pra ver os tapetes de sacolas plásticas , podia ensinar pra gente né? rsss.
Olha já fui bem consumista principalmente com vestuário, depois que tive filhos isso ficou em sei lá....12º plano sei lá rsss, nunca fui muito de pechinchar, mas meu marido as vezes tenho até raiva de comprar as coisas com ele , se daria muito bem na Índia kkkk.
Querida um beijo grande e um fim de semana lindo.

clau disse...

Postarei sim, Adriana.
Mas ja aviso que sao miseramente simples, e nada a ver com os seus, ok?
E saiba, pechinchar é uma arte!
A melhor forma de todas é, apòs um certo interesse, "se desinteressar abruptamente" do objeto em questao: é tiro e queda.
Alias, isto tb funciona em algumas relaçoes a dois.
Hihihi!
Bjs!

AndreaDomingas disse...

Clau,
Pechincar é uma das coisas mais bacanas ao fazer compras! Penso que se tivesse muito dinheiro e se pudesse comprar tudo o que quisesse sem pensar no preço, ficaria entediada!

Bjs

clau disse...

Andrea, pois é verdade o que vc diz.
Mas tem dia que eu nao estou afinada para a coisa e vou pagando o que me pedem mm. rss
Bjs!

Fábio Adiron disse...

Pelo jeito, seu tempo de bairro hebreu te ensinou a técnica de gescheft

clau disse...

Fabio,depois que vc me explicar o que seria isto na pratica eu, quem sabe. possa argumentar com vc. rss
Bjs!