quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tortas com pasta frolla ou brisée


Feitas em casa, sim.
Mas o maior trabalho foi o de fatiar as frutas! rss
A base de massa foi comprada pronta. E aqui existem tantas marcas para se escolher, nas opçoes doces ou salgadas. E tem quem faça mas eu, por exemplo, nao gosto de usar massa folhada.
O creme de confeiteiro e a cobertura sao daqueles prontos para confeccionar, se adicionando leite ou agua.
As frutas eram poucas na verdade, e inteiras nao cobririam a torta toda.
Mas, francamente, achei até mais bonito o efeito das fatias, que pareciam formar como uma imagem de caleidoscopio.
Enfim, foram duas tortas do tipo vapt-vupt. rss
Mas ja fiz, e voces também podem fazer, da forma classica tradicional, que é toda de um simples para la de complicado, ja que a pasta frolla é uma senhorita que tem la as suas frescuras. rss rss
E toda familia gulosa tem uma receita de massa deste tipo que passa de mao em mao.
Quem nao tiver, basta ver aqui mesmo no blog, que ja publiquei uma, ok?
Tem gente que cobre este tipo de torta com gelatina transparente, que pode ser colorida ou nao.
Mas lendo atentamente esta que usei eu vi que é feita à base de amido de mandioca, e que nem é assim absolutamente translucida.
Entao, estamos dentro da familia dos amidos tipo de milho (maizena) e de batata (fécula), também, caso um tenha que improvisar do nada.
Alguns também usam o expediente de sò pincelar as frutas com uma geléia de pessego ligeiramente diluida, por exemplo, a fim de dar brilho e impedir que se oxidem.
Enfim, uma questao de efeito e de gosto, que vai da pessoa escolher.
O creme de confeiteiro é feito a base de gemas de ovos batidas com açucar e leite aromatizado com baunilha, que cada um tem a sua propria receita.
Mas acredito que se pode usar qualquer creme que seja o preferido, como base, ja que este tipo de doce aceita mil e uma opçoes e idéias. A minha filha, por exemplo, prefere aquelas tipo "multi frutas", enquanto uma minha cunhada aquelas que se parecem quase com uma bola de cristal, de tanta gelatina. rss
Torta das mil variaçoes, mas sempre uma boa e facil opçao de sobremesa.
Ainda porque, como quer que seja, o resultado sempre costuma ser bom!


8 comentários:

Adriana disse...

Clau querida que imagens lindas , o cabeçalho do blog show e as tortas deliciosas, parabéns estou me afogando rssss.
Beijos.

clau disse...

Adriana, obrigada viu?
Pq vindo de vc,as minhas tortas até assumem uma outra dimensao. rss
E as fotos, mm que tenham sido feitas por mim, foram mérito do lugar, que realmente, era lindissimo!
Bjs!

AndreaDomingas disse...

Puxa, Clau, já andei perdendo muita coisa aqui!

Sim adoro estas tortas de frutas, mas aonde você conseguiu achar morangos no Inverno, menina? Aqui já desapareceram há muito tempo! Adoro Kiwi, mas meu marido não... Aqui tenho que comprá-los com antecedência antes de usá-los, porque sempre estão duros como pedra! Hahaha

Lindas tortas, parabéns! Vou olhar os outros posts também! Olha publiquei seu pedido da receita para chocolate quente, viu?

Bjs,

Andréa

clau disse...

Andrea, mas nòs tb nao temos morangos agora!
Estas fotos vieram do meu "arquivo" de fotos. Isto pq, no frio, sò tem morango congelado mm.
E o Gianluca, ao invés,é um que ama kiwi e compra tonelada deles!
Eu nao tanto...e estes ai eram tipo "fim de fruteira".rss
Bjs!

Adriana disse...

Oi Clau , menina os tortelline eu não tenho a receita são comprados prontos e congelados em embalagem de 1kg, marido tras lá do Panambi , lá pros lados do morumbi , essas delicatesses chiques sabe como é? rsss, trouxe com recheio de vitela uma delicia e essa de queijo é maravilhosa , ainda tenho um pacote no freezer para uma emergência rssss.
Beijos amiga.

clau disse...

Ah Beh!
Que chiqueria. rss rss
Adriana, pecado... Pq se fosse receita sua, a coisa ficaria mais facil para mim, n'é mm?!!
Hihihi!
Bjs!

Nela disse...

Olá Clau, como vai kerida?peço desculpa de não ter respondido ao seu comentário no meu blog, dos doces Algarvios e o qual me perguntava se tendo a pasta pronta dava para fazê-los, dá sim amiga é só mesmo moldar dar formato e pôr corante se desejar, mas sem o corante tb ficam bonitos.Clau adorei os seus belos bolos, têm ótimo aspecto ficaram lindos e de certo saborosos.O do poste de baixo, nós cá lhe damos o nome de Salame,e é adorado kuase por toda a gente, fica mto bom sim. Beijo e desculpe a demora.eve

clau disse...

Nela, obrigada!
Entao eu vou poder usar os dois pacotes de pasta de amendoas que tenho!
Ah, faço o salame de chocolate tb, sabe?
Sò que na receita vao ovos.
Bjs!