sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fudge de chocolate amargo

Eu gosto de fudge.
Alias, quem nao gosta?
Mas, ao menos para mim, era dificil que eu passasse da primeira mordida, tal a quantidade de açucar que se sentia, apesar do seu sabor delicioso.
Livros, viagens, pesquizas e muita experimentaçao, mas nada...
Nao me aventurava a modificar muito as receitas que via, com medo que a coisa desandasse.
E comprava alguns ja prontos para poder experimentar, sempre que podia, porque assim, ao menos, eu saberia onde voltar para me abastecer. Mesmo que, para isto, eu tivesse que terminar pegando um aviao. rss rss
Enfim...
Como faço de costume, formulei esta receita com base nas informaçoes que tive sobre o assunto, e parti para o teste.
E ja fiz varias vezes com otimos resultados, e aprovaçao geral.
Entao, eu creio que possa passar para voces também provarem.
Obvio que para quem prefere mais doce, bastaria trocar pelo chocolate ao leite, ok?
Sei que pode até nao parecer, mas é super rapido e muito facil de se fazer!

Fudge de chocolate amargo

400g de chocolate fondente em barra, com ao menos uns 60% de cacau.
20 caramelos de leite, tipo toffee
1 caixinha de creme de leite (200ml)
1 xicara de coisas picadas para misturar (frutas secas, cereais, biscoitos, etc)- opcional

Colocar os caramelos junto com o creme de leite para derreterem em fogo baixo.
O segredo é NAO deixar ferver e sim, misturar vigorosamente.
Porque o calor facilita, mas é a eficiencia do movimento que ajuda a acelerar o processo.
A meio caminho acrescentar o chocolate picado.
Dai, desligar o fogo e terminar de homogenizar este composto.
Acrescentar a xicara (que pode ser mais ou mesmo nenhuma: vai do gosto) das coisas que se escolheu colocar e misturar bem.
Esparramar bem esta mistura em uma forma bem untada ou, melhor ainda, revestida por pelicula plastica, mas sem nenhuma prega.
Alisar bem a superficie com uma espatula, cobrir e deixar na geladeira.
Depois que endurecer, cortar em tabletes e esta pronto.

8 comentários:

Fábio Adiron disse...

Estava com saudades de vir ver suas receitas.

Beijos

clau disse...

Ah...Fabio!
Entao entre o seu trabalho fora de casa e tb aquele "casalingho", vc achou tempo de vir aqui?
Bom, devo dizer que as suas visitas tb me fizeram falta.
Hihihi!
Bjs!

Ana disse...

Hummmmmm que delícia de receita,adorei!
Já anotei,obrigada por dividir conosco.
Bom dia e ótima semana.

clau disse...

Ana, imagina!
Espero esta receita seja muito util para vc, ok?
Bjs!

Heidi disse...

Clau,

Que doce pra lá de bom, de verdade nunca tinha visto este com caramelos, e com chocolate amargo então, hummm!!!
Já comentei que tenho um carinho especial por este cantinho seu, e sempre que posso, passo para ver as suas novidades... Agradeço por sua visita lá no coisas simples, sempre me deixa feliz viu rs!!!

Um grande abraço Clau.

clau disse...

Heidi, legal vc por aqui: me recorda os "velhos tempos"! rss
Imagino o qto vc esteja ocupada e sò espero que esta receita lhe ajude, ok?
Bjs!

AndreaDomingas disse...

Clau,

Adorei a receita e vou testá-la em breve!

Bjs

clau disse...

Andrea, espero que, desta vez, eu possa ser util a vc.
Com as balas de leite que vc tem a disposiçao ai, nao creio tera problemas!
Bjs!