domingo, 29 de maio de 2011

Pave de Colomba

Infelizmente, eu só me lembrei de fazer uma foto deste pave, para poder postar aqui, quando cheguei no ultimo pedacinho dele...! rss
Mas, me acreditem, estava bem bonito na travessa onde foi apresentado como sobremesa, no almoço do "Dia das Mães", que acabou sendo aqui em casa.
A colomba que era artesanal, eu tinha comprado na nossa usual padaria aqui da esquina, e não tendo agradado muito, a coitada estava assim sem uma "utilidade" eminente: não lembrava em nada as incríveis colombas que compravamos lá na Italia. A pobre, literalmente, não decolou...
Hihihi!
Então eu, que não tolero desperdicios, resolvi lhe dar um "up grade", acrescentando duas camadas de suas fatias revezadas com o de duas coberturas: uma estilo "toffee" e a uma outra de chocolate amargo, bem encorpada. Medida fácil e rápida que só precisou arrematar, levando para gelar por um par de horas.

Pave de Colomba
- 1 colomba cortada em fatias de +- 1 dedo de espessura.

para o creme tipo "toffee"
- 1 lata de creme de leite
- 1 copo (200ml) de açúcar
- 1 copo de água
Fazer um caramelo dourado com o açúcar e a água. Depois, misturar bem com o creme de leite préviamente aquecido (sem ferver!), em fogo baixo. Reservar.

para a cobertura de chocolate
(receita da margarina Qualy)
- 1 copo de açúcar
- 1 copo de água
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 3 colheres de sopa de margarina (ou manteiga, se preferir)
- 5 colheres de sopa de cacau em pó ou chocolate, mas daqueles amargos
- 1 colherzinha de chá de essencia de baunilha
- 1 pitadinha de sal.
Dissolver primeiro a maisena, para só depois misturar todos os ingredientes em uma panelinha e levar ao fogo médio/baixo até formar um mingau +- espesso. Reservar.

Montar o pave em uma travessa alta ou forma média, tomando o cuidado de, primeiro, besuntar o fundo com uma das coberturas.
Terminar com aquela de chocolate, que dá um efeito melhor.
Levar para gelar.
Se a sua colomba for do tipo seco, como era esta minha, aconselho a dar uma ligeira umidecida com leite, nas fatias.
Se gostar de camadas de creme mais espessas, pode dobrar as receitas que eu passei, apesar de uma só já dar um bom resultado.
E também se voce preferir, antes de servir, a decore conforme o seu gosto.

4 comentários:

Nela disse...

Amiga! k belo e guloso pave k fez! tem um aspeto delicioso,tho k o confeccionar para provar,como não havia de desaparecer todo? boa semana bjs.

clau disse...

Ola Nela!
O pave desapareceu junto com a minha memoria, pois eu havia pensado de fotografar antes de come-lo... rss
Mas se diz que antes tarde do que nunca: entao foi por um triz!
Bjs!

AndreaDomingas disse...

Oi Clau!
Eu acho que não sei o que é uma colomba... seria uma trança doce? A receita agradou-me muito! Acho que o creme toffee com o chocolate é uma combinação maravilhosa!

Bjs,

clau disse...

Andrea, a coisa mais parecida com uma Colomba seria um panetone! rss
Mas eu a usei, como expliquei, pq ela estava sem utilidade. Então voce poderá usar o que quizer: bolo, bolacha, pão doce, enfim...
Bjs!