quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Torta de Limão: um doce "vintage"

No meio de toda a minha preguiça de cozinhar alguma coisa, a minha atenção foi atraida por uma receita que eu li no site do Ig, que era o passo a passo da mítica torta de limao, que foi uma unanimidade lá na década de setenta. E sem exagero, TANTO, que eu nem aguentava mais ver a bandida, durante umas duas décadas de carreira, no mínimo... rss
Basicamente ela era a mesma em TODOS os lugares e também nas receitas de TODAS as famílias, naquela época.
Talvez, até, tanto quanto o eram as calças de boca "extra large" que arrastavamos por aí, combinadas com mini blusinhas e saltões tipo anabela. rss rss
E como sempre acontecia, no meio daquela "standartisação" toda, aconteceu que algumas pessoas começaram a criar certas variações deste doce, para melhor e para pior, com a intenção de se diferenciar e sair daquela mesmice de sempre.
Então eu me lembro que, um dia, alguém me serviu uma que me agradou um monte, só porque era menos doce e mais cremosa que as outras.
Apesar de eu ter pedido a receita, fiquei a ver nuvens, pois ela não me deu. Provavelmente era daquelas pessoas que lhe sorriem, agradecendo os elogios, sem contudo entregar o ouro. rss
Enfim...
Então, quando vi esta receita, intui que o recheio dela se aproximaria daquele que eu tinha gostado, no que eu não errei.
A massa também é bem saborosa. Mas eu creio ter errado na abertura dela, pois o fundo terminou se igualando às laterais que, eu juro, eu tinha deixado altas e evidentes... rss
Nem vou comentar que o merengue eu deixei queimar, embaixo do grill do meu forno, ok?
E este que voces estão vendo é só a metade dele que eu consegui salvar.
Mas o resultado, no todo, ficou super bom e eu aconselho.
Então, para quem quizer a receita, basta procurar pela torta de limão, com o passo a passo, que o Ig publicou esta semana.

Nenhum comentário: