segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pao de queijo...

Bem...falemos do GRANDE problema que é a ausencia do "nosso" pao de queijo, qdo um esta fora do pais.
E nao me subentendam, ja que no velho continente sobram receitas de paes feitos com queijo. O que sò faz a gente ficar pensando, assim com os nossos botoes: ...esses ai nem imaginam que nada disto chega aos pés daquilo que é o melhor e o mais gostoso paozinho de queijo DO MUNDO!!
Pq tem muita coisa que a gente até que supera bem ficar sem, se resigna mm. Mas enfim, deste danado de paozinho, nao...! Eta ma-ra-vi-lho-sa criaçao mineira!
E dai, um dia, vc acorda com uma vontade obssessiva de correr em uma padaria para comprar um saquinho dele, apenas saido do forno, em uma espécie de delirio, quase vertigem. E com uma tal premencia, que a pressa absoluta se torna essencial: e quem ja passou por isto, sabe do que estou falando...
Dai, qdo fui pesquizar sobre o assunto, choveram receitas e dicas de como fazer-lo, que o polvilho eu sempre trago para ca comigo, e nao seria assim ele o problema.
Cheguei até a ver que quem esta ali pelas bandas do oriente ja remediou , imagino movido pela exasperaçao e o desespero, receitas que usam, até mm, fécula de batata, por exemplo.
E nao me espanta nem um pouco, ja que eu tb cheguei a cogitar a possibilidade do amido de milho, no caso da falta da matéria prima.
De qq maneira, apesar de este ano termos saltado a nossa tradicional ida a SP, ainda estou garantida qto a isto. E, juro, nao me farei "in dietro" mesmo se o prazo de validade for para o brejo, para estupor da minha mae.
Pq qdo vc esta no deserto, com sede, nem adianta dizer que aquela agua que vc encontrou nao serve para beber: pq nao funciona!
Por motivos obvios, o queijo é a alma do negòcio, como se sabe. Mas, por aqui, nada feito com relaçao ao nosso, tanto maravilhoso, meia cura.
Bem...
Mas estando no continente, e no pais, dos mil queijos, alguma coisa a gente sempre arruma para remediar, uai!
Na maioria das vzs o meu sangue emiliano se contenta com um bom "grana padano", mas nao posso deixar de ressaltar que a "caciotta" se avizinha mais dele, tanto na textura qto no gosto: va la!
Esta bem que tb teriam os macetes a se respeitar, como tipo escaldar o polvilho, assim diriam os puristas. Mas nao nos esqueçamos que, na maioria das vzs, o fazem por hobby ou tradiçao e nao por necessidade ou uma carencia, absolutas.
E se alguém consegue afirmar que existe, sim, uma diferença em fazer isto, acredito que esta seria tanto sutil que, dentro dos ambitos de um ataque de voracidade, releguemos esta passagem tb.
Em resumo: remediando, resumindo, adaptando e justificando tudo, mm assim o resultado satisfaz plenamente.
Nossa...graças à Deus...! Ufa!
E aviso que eu, realmente, juntei um monte de receitas, diminui quantidades, tipo a de oleo por exemplo, e consegui de 6 a 8 sanduichinhos. Pq vc determina qto espesso gostaria que fossem, qto dourados ou, tb, o qto de queijo e etc. Dai ficou um "pao de queijo" daqueles vapt-vupt, de liquidificador, de sanduicheira e, mm assim, bom de tudo.
Rapido demais de fazer tb, aviso que os primeiros que ficam prontos, nem vao para o prato! Pq ja sao saboreados de pé mm, a fim de testar se vieram bem: naquela tradicional coisa que acontece com aqueles petiscos que se subtraem com as maos. Pq quem nao sabe como é a coisa de ficar roubando as bolinhas do saco, antes de dividir-las com todo mundo, ao chegar em casa, n'é verdade?...
Uè! Vai me dizer que vc nunca fez isto na vida! Ah va...
E se vc for um maniaco por bolinhas ou nao tiver uma sanduicheira, basta colocar em forminhas untadas e deixar uns 20 minutinhos no forno, 180°C, até dourar ligeiramente.
Beh! Mas olha que eu avisei que sao +-20, viiiiiiiinte minutos, ok?
Mas cada um faz como quer, uai!

Pao de Queijo
(Uso como medida uma xicara de café)
1 ovo
2 xicrinhas de polvilho azedo
1/4 de xicrinha de oleo
1 xicrinha de leite
1 xicrinha de queijo
1 colherzinha de sal
Bater tudo no liquidificador, tomando o cuidado de raspar as laterais, até homogenizar o composto.
Despejar um extrato dele preenchendo uma das estrias internas da sua sanduicheira.
E nao precisa chegar naquela mais externa ou, mm, ultrapassar a altura destas marcas, ok? Pq a massa terminara preenchendo todo o espaço, como vcs veem na foto acima.
E evite travar o aparelho, pq o polvilho incha, para depois abaixar .
Acredito que se a luz piloto do aparelho, aquela que diz que esta tostando, acender umas 2 vzs, ja podera ser consumido.
Mas melhor controlar como esta indo a coisa à olho mm, para garantir, ok?
E funciona, quase, como ao se fazer panquecas.
Sò que com ainda mais satisfaçao!!

7 comentários:

Neblina Orrico disse...

Adorei essa receita e apesar de poder comprar "um saquinho de pão de queijo na padaria da esquina", vou experimentar! :)

Fábio Adiron disse...

Bater no liquidificador ?? E o prazer de lambuzar toda a mão com a massa ?

clau disse...

Ola:

Neblina: ...e eu, simplesmente, a-do-re-i o seu nome!Se vc nao esta usando um pseudonimo. Mas, bem...seria tanto bonito, igual!
E nem me fale dos "saquinhos" de pao de queijo!Hihihihi.

E Fabio: vc é um "virginiano" bastardo, sabia?... Pq onde ja se viu um que sai por ai se lambuzando todo? Que "nòs" somos daquelas pessoas que comem frango a passarinho com garfo e faca...!!?

Bjs!

Heidi disse...

Receita sensacional Clau! Um grande abraço pra você.

Adriana disse...

Oi Clau , como vai amiga? eu tô indo , menina esse remédio que estou tomando tá é acabando comigo , rsss.
Antes de engravidar eu fiz um tratamento para endemetriose(por isso não engravidava) e depois tive os dois filhos bem próximos(recomendação médica) e agora eu preciso parar de menstruar para a edemetriose não voltar , e o remédio não está me fazendo bem , como disse estou inchando , imagine em dois meses engordei quase 4 quilos (Deus me livre) , e só consegui retorno com minha médica dia 10/09 , imagine , isso porque é convênio , coisas de Brasil.
Pão de queijo é tudo de bom né? eu fiz uma receita quase assim na máquina de waffer e deu muito certo.
Uma boa tarde pra vc.
Bjs.

clau disse...

Ola:

Dinha: legal falar com vc! Tenho passado pelo seu blog, mas vejo que vc esta em "recesso", pq imagino que esteja SUPER ocupada...!
Mas muito obrigada, por ter passado aqui!

Adriana:convenio, mèdicos de hoje em dia...Bem, isto é uma conjunçao que tem dado mais problema que resultado. Para o paciente, obvio...!Mas lhe desejo que lhe resolvam isto de um modo mais atencioso e definitivo...

Bjs!

Fábio Adiron disse...

Por isso que eu não acredito em astrologia...KKK