quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Uma sugestao...

Como este ano estou "saltando" a minha tradicional ida anual a Sao Paulo, penso, talvez seja por isto que estou sempre recordando detalhes de qdo estou ali...
Um deles é lembrar dos paes, e de tudo de bom, que faz a padaria ao lado de casa. Tanto boa que vem gente de longe para comprar ali: pq é tudo gostoso demais!...
E o melhor é que nao é famosa nem nada, e assim fica meio que exclusiva de seus clientes assiduos.
Outro é a pizzaria delivery que nos fornece uma pizza que é 10 minha gente...!
Porisso a gente, ali de casa, nem se lamenta muito qdo nao podemos ir às nossas pizzerias preferidas, mais distantes e mais caras, tb.
E a outra é o restaurante e lanchonete, vegetarianos, que tem a dois quarteiroes ali de casa. Eles sao adventistas e seguem esta linha na sua culinaria. E fazem coisas bem interessantes, politica e organicamente corretas, tb.
Uma delas é um bolo branco, que penso ser de iogurth com mel (pq nao usam açucar de cana), coberto com uma pasta de ameixas secas, tipo este ai que eu fiz e aparece na foto.
Mas penso que vai bem tb com pao-de-lò ou com o bolo da preferencia de cada um, daqueles que todo mundo tem uma receita na manga da camisa.
A unica coisa que eu recomendo é a de nao colocar açucar na pasta, nao.
Pq, gente: nao tem necessidade!
A ameixa ja é rica em açucar, seu proprio.
E é levemente acida, o que enriquece seu sabor.
E se a deixarmos de molho na agua de um dia para o outro, quase que nem precisaria levar ao fogo, bastando so bater no liquidificador e pronto.
Fica otimo!
E é o bolo que eles fazem e que desaparece em minutinhos, se vc nao o pega em flagrante saindo da cozinha deles!
Fiquei 2 anos sem sentir o gosto, pq sempre chegava ali atrasada...
Bom e saudavel. Adorado por vegetarianos e simpatizantes.
A pasta?
Bem... nao é que tenha uma receita, mas va la.
Pegue uma xicara bem cheia de ameixas secas, tipo umas 250g, e mais facil as ja sem caroço, cubra com agua filtrada e deixe de molho até que inchem.
Dai se pode ja fazer a pasta, cobrir o bolo, e levar à geladeira.
Mas se um è obcecado achando que tem, pq tem, que colocar açucar ou mm que se deve cozinhar para fazer uma calda antes, que o faça, n'é verdade?...
Mas nao cozinhando se preserva melhor as vantagens que tem a fruta seca.
Obvio que eu nao sou insensivel ao apelo que as coisas mais docinhas, tanto qto aquelas fritas, exercem sobre nòs. Mas ja ha tempos comecei a me tornar imune a isto, com rarissimas exceçoes à regra.
Enfim, nao custa experimentar, ok?
E deixar aquele jeito tradicional de fazer as coisas, sò para os dias de festa.
A nossa saude agradece!

2 comentários:

AndreaDomingas disse...

Oi Clau!
Gostei muito dos posts recentes, mas tenho que comentar este aqui, por ser um bolo. Hummm e parece delicioso! Vou testar um dia esta sugestão da pasta de ameixas, pois adoro o sabor azedinho-doce que elas têm!
Bjs

clau disse...

Ola, Andrea.
Olha, fica muuuito bom mm.
Obvio que para quem gosta de ameixa seca, fica melhor ainda!
Bjs!