sábado, 18 de outubro de 2008

Uma pausa pra reflexão, que fez o Leandro...


Estou tomando esta liberdade, neste post, pq acontece de alguém conseguir fazer muito melhor que a gente uma coisa.
E hoje mm, acabei de ler dois posts que me sensibilizaram e tocaram no fundo do coraçao.
Espero que aconteça o mm com quem ler o que eu estou apenas repassando aqui, tentando ser solidaria com todos que escreveram o que vcs lerao neste espaço ou, mm, acessando o blog deles diretamente.
Aproveitando, ja transcrevo o post que o Leandro, ali do Blog Cozinha Pequena(http://cozinhapequena.com/), compilou e comentou de maneira magnifica, sobre uma coisa que quase sempre passa batido na cabeça da gente.
E sempre dentro desta linha de pensamento, tb aproveito para recomendar que se passe ali no blog da Neide, http://www.come-se.blogspot.com/, onde ela faz um comovente relato do que seriam os restaurantes do "prato feito" a 1 real, ali em Sao Paulo, onde ela viveu em primeira pessoa a experiencia.
Para a gente poder aprender a valorizar aquilo que se tem e evitar o desperdicio, numa atitude que transcenderia qq tipo de prepotencia, de snobismo ou mesquinharia...
Aqui vai:

Uma pausa pra reflexão
Author: Leandro

"O Neto, do blog Updaters, escreveu um texto excelente pra se pensar sobre uma das situações que vivemos hoje em dia.Eu vou no embalo do Marcelo Tas e vou repercutir. É o mínimo que posso fazer.
Sei da importância do sistema financeiro mundial. Entretanto, o mundo do desperdício de recursos descontrolado, infelizmente, não vai aguentar tanto assim. Desperdício de dinheiro, de comida, de tempo.
Talvez, essa fosse a hora de algumas idéias serem revistas. Talvez seja impossível a gente, nas nossas cozinhas, nas nossas casas, mudar essa situação.
Mas, se não houvesse a primeira gota de água, talvez não houvessem os oceanos.
Vou fazer um slideshow para você.Está preparado? É comum, você já viu essas imagens antes.Quem sabe até já se acostumou com elas.Começa com aquelas crianças famintas da África.Aquelas com os ossos visíveis por baixo da pele.Aquelas com moscas nos olhos.Os slides se sucedem.Êxodos de populações inteiras.Gente faminta.Gente pobre.Gente sem futuro.Durante décadas, vimos essas imagens.No Discovery Channel, na National Geographic, nos concursos de foto.Algumas viraram até objetos de arte, em livros de fotógrafos renomados.São imagens de miséria que comovem.São imagens que criam plataformas de governo.Criam ONGs.Criam entidades.Criam movimentos sociais.A miséria pelo mundo, seja em Uganda ou no Ceará, na Índia ou emBogotá sensibiliza.Ano após ano, discutiu-se o que fazer.Anos de pressão para sensibilizar uma infinidade de líderes que sesucederam nas nações mais poderosas do planeta.Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver oproblema da fome no mundo.Resolver, capicce?Extinguir.Não haveria mais nenhum menininho terrivelmente magro e sem futuro, emnenhum canto do planeta.Não sei como calcularam este número.Mas digamos que esteja subestimado.Digamos que seja o dobro.Ou o triplo.Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo.Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse.Não houve documentário, ong, lobby ou pressão que resolvesse.Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia.

Um assunto chato pra se falar. Mas impossível de não se enxergar."

Uma minha nota:
Argumento de um sabor amargo, nao?...
Mas que, mm assim, nao deixa de mexer no estomago da gente.
Bjs!

Um comentário:

Neide Rigo disse...

Oi, Clau! Comovente a reflexão do Leandro. Às vezes ficamos tão imersos em saizinhos importados que nos esquecemos de gente que come o sal da terra, literalmente. Obrigada!
(eu tinha escritório na Albion, perto já da Guaricanga - vai ver, éramos vizinhas)
beijos,n