quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Gnocchi di patata al gorgonzola

Gnocche de batata, nhoque em portugues, sempre foi um prato forte no cardapio da minha familia.
Mas daquele feito em casa.
Numa açao "vapt-vupt" que sò a minha avò e a minha mae conseguiam reproduzir, que eu mm sempre corri atras daqueles bons mas ja prontos.
Entra ano, sai ano, ainda tento mas nao consigo fazer nhoque direito, pq ja começa que nem sei comprar a batata certa...
Qdo eu era pequena queria muito ajudar, pq parecia divertido demais! Mas o fato é que minhas "cobrinhas" saiam um terror e isto me limitava em sò passa-los no garfo para que eles ficassem rigados. E como este passo se esvaneceu com o passar do tempo e foi eliminado, fiquei sem a minha funçao, qdo eles eram feitos...
Por aqui é muito dificil comprar gnocche que nao seja bom, mm que as vzs isto aconteça, é logico!
Entao, me poupo da vergonha de nao ter mao para fazer os meus proprios.
Antes eu elegia como meu molho preferido, para acompanha-los, aquele à base de frango e tomates.
Hoje, sem sombra de duvida, concordo que o melhor modo de faze-lo é ao gorgonzola.
Aqui eu abro um parentese para dizer que meu pai era um fanatico por este queijo e tb pelo roquefort. Mas eu nem abria a geladeira qdo sabia que "eles" estavam la dentro: esta era a minha relaçao com estes queijos, embora eu tivesse o camembert como um meu preferido.
Mas passando do inodoro Bonjour para aquele danados que vem ali da Normandia e que empesteiam o ar de quem respira, hihihihi, comecei a repensar a coisa toda.
Aqui existem gorgonzolas para tudo qto é gosto e nariz.
Pq existem em diversas estagionaturas: dolce, misturado com mascarpone, muito envelhecido e "cosi via". Enfim, fica ao gosto do fregues.
Dai, é outra receita que serve mais de sugestao, servindo como base para as idéias e as possibilidades que se quizer ou consiga ter.
Mas vale provar, pq é a coisa mais facil e com o melhor resultado que eu conheça, me acreditem, Assim como se um tivesse nascido para o outro.

Gnocche al gorgonzola
400g de nhoque de batata, cozido e escorrido
200g de gorgonzola, dissolvido em
100ml de leite, ou creme de leite ou mm mascarpone
Enquanto se cozinha o nhoque em agua abundante e ligeiramente salgada, em uma frigideira grande se dissolve o gorgonzola no leite, ou no que preferir.
Se deixa evaporar um pouco o liquido do queijo, até que ele comece a querer grudar no fundo da frigideira.
Apenas os nhoques comecem vir à tona, se escorre a agua e se joga no queijo, procurando envolver bem cada um deles.
Servir bem quentinho.
Bom demais!...

3 comentários:

Adriana disse...

Oi Clau , qto tempo, acabei de montar a árvore , agora que as crianças já entendem ajudam e ficam super empolgadas , o tempo está daquele jeito , amanhece nublado, faz sol, cai um temporal e aí fica fresquinho , ou seja as 4 estações em um só dia rsssss.
Um grande beijo.

Fábio Adiron disse...

As crianças aqui se apaixonaram pelo molho gorgonzola...se bem que outro dia a Letícia foi me ajudar e queria tirar o "verdinho" do queijo...hehehe

clau disse...

Ola!

Adriana:
Estou atrasada com a minha arvore...Sem as minhas "crianças" monta-la é quase um momento magico: no Natal volto a ser criança...!

Fabio:
Os seus filhos sao bravos e corajosos, hihihi, pq qdo eu era pequena nem chegava perto!
Assim, eles tb vao adorar esta opçao.
Bjs!