segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Como que observando a borda do bosque

As flores de malva ,que ainda sobrevivem, enfeitam a entrada do bosque.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Bolo de Milho Verde



Bem...como bem tinha dito naquele post sobre o curau: depois de ter batido no liquidificador e passado na peneira, congelei porçoes do milho que ficou nela para usar para fazer bolos.
E foi o que fiz.
Imagino que ficaria bom usando milho verde de lata, daqueles cozidos no vapor, coisa que confirmarei apenas fique sem a minha "matéria prima".
Bom, primeiro devo esclarecer que nao é o primeiro bolo de milho que faço, nao.
Tentei aquela receita que saiu ali na Dadivosa mas, ao menos a minha, nao ficou assim como eu imaginava...
Mas nem por isto o bolo deixou de desaparecer pq, pasmem, o Bal (de Balthazar), o gatinho que eu salvei este ano, simplesmente a-do-ra milho: verde, duro, seco, pipoca, curau, bolo, o que mais pintar.
Eu, desavisada desta sua fixaçao, deixei o bolo em cima da mesa coberto pela cupula de rede, protegendo. Mas a coitada nao pode impedir que o bolo, enorme, fosse atacado pelo felino, terminando parte no lixo, parte no bosque.
E conclui que nao foi um acaso eu o ter encontrado bem no meio de uma plantaçao de milho, magro mas vivo. E as plantas que eu concluia serem "atacadas", durante a noite, por um equino qq inexistente imagino, agora, que o Bal tenha tido alguma coisa a ver com aquilo...!
E se antes eu ja tinha uma scottie onivora de tudo, agora tenho comigo um gato algo estranho tb.
Mas fazer o que?...!
Este bolo, que o Gianluca "mandou ver" tb e, modèstias totalmente à parte, ficou como eu imaginava: umido no ponto, saboroso e com uma crostinha deliciosa. Dificil parar de comer-lo...
E eu espero que quem for tentar tb, consiga este mm resultado.
Enfim pessoal, qdo passarem o milho batido em uma peneira, nao joguem fora o resto, nao.
Pq cada vez mais eu penso que o verdadeiro milagre na cozinha nao é fazer uma coisa boa usando sò coisas boas. O sucesso é usar algo que nao tenha este potencial ou mm seja um descarte e fazer uma coisa deliciosa com ele.
Bha! Olha que eu nem 'to dizendo que eu seja uma experta ou uma fada da cozinha, que isto seja bem claro, sò que...aconteceu!
Confirmem vcs, ok?

Bolo de Milho Verde
3 ovos
1 xicara de açucar
1/2 xicara de oleo
1 xicara de leite
1 xicara de milho, tipo moido grosso, mas à "seco"
1 xicara de farinha de trigo
1 xicara de fuba
1 colher de sopa de sementes de erva doce
1 colher de sopa de fermento
Recomendo fazer tudo à mao mm ou, se preferir usar batedeira ou liquidificador, evitar bater depois de colocar o milho, ok? Os pedacinhos dao o toque.
Começar batendo primeiro os ovos, até que espumem e fiquem um pouco mais clarinhos.
Colocar o açucar, o oleo e o leite, sempre batendo.
Acrescentar as farinhas e a erva doce, dando antes uma "esfregadinha" nelas.
Colocar o milho moido e por ultimo, o fermento.
Misturar-los bem e colocar, de preferencia, em uma forma untada com buraco no meio. E se preferir usar tabuleiro, controle muito bem se o centro esta assado.
Levar em forno pré-aquecido à 180°C por aproximadamente 30 minutos ou até dourar e "rachar" ligeiramente a crosta.
Se puder, evite usar a ventilaçao do forno, ok?
Mm ainda quente é muuuuito bom...!









domingo, 21 de setembro de 2008

Orecchiette, cime di ràpe e ricotta de bùfala


Facil reconhecer, mm sendo de variedades diferentes, a abobora e a abobrinha, por ex.
Mas as folhas, ao centro, sao de nabo, aqui conhecidas como "cime di ràpe" e que ficam uma delicia com massa ou em um risoto, até.
De acordo com a minha consultora para assuntos caipiras e familiares, minha mae, um tempo ela tb fazia estas folhas.
Isto qdo elas ainda "acompanhavam" as suas raizes, em feiras e mercados, ja que nao é todo mundo que pode ter uma horta...
E ainda de acordo com ela, sao boas as da beterraba e rabanetes, tb. Nem falemos que as folhas de quase tudo nao sao de se jogar fora!
Assim, se algum sortudo achar com as folhas nao as descarte: pq nao se sabe o que se esta perdendo.
E, gosto meu, pico todos os talos e talinhos que verso antes das folhas, na panela para refogar. Pq eles tem uma consistencia estupenda!
E veja de nao exagerar em cozinhar tudo demais tb, ok?...
A massa tradicional para se fazer com estas folhas refogadas é o orecchiette pugliese.
E desta ultima vez acrescentamos, por conta nossa, um pouco de ricotta de bufala, tb.
So nao invente muita moda ao refogar as folhas picadas: recorde-se sempre que o menos é mais.
Principalmente qdo nao se quer mascarar o gosto de uma coisa que, por si sò, ja tem um sabor mais que especial.
Simples, facinho e muuuuito bom!
Acompanhado de um bom vinho, entao...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

...qdo uma coisa emociona.

Estava lendo as noticias, por aqui, como faço habitualmente.
E, por curiosidade, abri uma reportagem da "Revista Brasileiros", deste mes, que falava do Tinoco, que com seus 88 anos de idade faz, ainda e por necessidade, seus shows.
Nao mais em dupla, como era antes, mas sozinho, por este Brasil afora.
E, devo dizer, nao sou uma grande conhecedora de musica caipira, daquela tradicional, mas recordo de classicos dela, belissimos!
E que sao cantados até hoje, repetindo musicas, por exemplo, da dupla Tonico e Tinoco, entre outros. Dupla esta composta por dois irmaos, que venderam milhoes de copias de um estilo que, hoje, ja perdeu muito da autenticidade e da poesia com que tocava o coraçao de quem ouvia...
De quando a musica caipira ainda tinha um que de bucolico, de emoçao genuina.
Como nao sei fazer "link", recomendo que vcs leiam esta belissima reportagem, do jornalista Ricardo Kotscho. E vcs podem fazer isto ou através do site do Ig ou, mm, comprando a revista Brasileiros deste mes.
O jornalista teve muita sensibilidade em compilar o argumento, que escreveu com extrema delicadeza.
E a imagem que se ve aqui, captada pelo fotografo Carlos Silva, completa e tb faz parte desta reportagem.
Que além de ser muito tocante, nos emociona ao ponto de fazer vir lagrimas aos olhos, ao ler.
E que mm deixando clara a noçao de como eram as coisas e os valores de uma outra época, deixa a gente triste em ver, na nossa, que um icone de nossa cultura, possa ter uma vida dura nesta idade, depois de ter passado uma vida a dar alegria aos outros...!
Leiam, eu recomendo: é muito bonito.
Vale a pena!


sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Problema de tempismo?


No que seria um problema de tempismo, ja que a sua economia, consistente, é uma das com enorme potencial, além de atrair muitos investidores potentes, finalmente o Brasil se transformou em um País de classe média!
E é o que afirma a revista The Economist deste mes.
A reportagem confronta um pais antes caracterizado por seus extremos, com o atual crescimento de empregos dentro da economia formal. O que facilita o acesso ao crédito, à propriedade ou tb a compra de um carro. Ampliando, assim, o acesso de uma faixa da populaçao aos bens de consumo a que, antes, nao teria acesso.
A população brasileira teve um crescimento de 44% para 52% da classe média, desde 2002, com salarios entre R$ 1.064 e R$ 4.561, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas.
Portanto, foi ultrapassada a barreira dos 50%.
Com uma melhoria na qualidade da educação e tb a mudança de empregos informais para os formais, fatores apontados como responsáveis pelo movimento, de acordo com Marcelo Neri, da FGV.
O que também tem ajudado a estimular o poder de compra da classe média, è o aumento da possibilidade de crédito.
E, como bem sabemos, tudo pode ser parcelado. E até pelo cartao de crédito, na inédita forma de parcelas fixas do total do valor à vista do produto, sem a incidencia de juros.
E assim, até mesmo as cirurgias plásticas podem ser feitas a prestações no País, como bem ressaltou a revista.
Outra coisa interessante, seria a demanda por produtos de beleza por essa parte da população em ascensao, o que pode ser reflexo do padrão estabelecido pelas novelas.
Conforme a The Economist, a classe média brasileira é mais consciente, na hora do consumo, do que a da América do Norte e da Europa mas, no entanto, não gosta de comprar em lojas que pareçam baratas.
A Revista diz tb que, no passado, as pesquisas mostravam uma preferência pelo PSDB, , em detrimento do PT. Agora, com a ascensão da classe D para C, isto se altera.
"Mas permanece irônico que esta grande transformação social, que foi atingida em parte pela abertura comercial com o resto do mundo, possa acabar apoiando um partido que, até recentemente, era favorável à autarquia."
Pois è...
Se ve que mm assim, continuaremos com um pézinho dentro dos contrastes, para nao chamar isto de insolito...
Bem...a abertura de tantas lojas de grifes famosas e outras coisinhas mais, nao deixa de confirmar parte disto do que a publicaçao fala.
E se por aqui , antes, era muito dificil explicar para "o povo em geral", ser o Brasil uma das dez grandes economias do mundo, quem sabe, agora, fica um pouco menos complicado!...

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Uma sugestao...

Como este ano estou "saltando" a minha tradicional ida anual a Sao Paulo, penso, talvez seja por isto que estou sempre recordando detalhes de qdo estou ali...
Um deles é lembrar dos paes, e de tudo de bom, que faz a padaria ao lado de casa. Tanto boa que vem gente de longe para comprar ali: pq é tudo gostoso demais!...
E o melhor é que nao é famosa nem nada, e assim fica meio que exclusiva de seus clientes assiduos.
Outro é a pizzaria delivery que nos fornece uma pizza que é 10 minha gente...!
Porisso a gente, ali de casa, nem se lamenta muito qdo nao podemos ir às nossas pizzerias preferidas, mais distantes e mais caras, tb.
E a outra é o restaurante e lanchonete, vegetarianos, que tem a dois quarteiroes ali de casa. Eles sao adventistas e seguem esta linha na sua culinaria. E fazem coisas bem interessantes, politica e organicamente corretas, tb.
Uma delas é um bolo branco, que penso ser de iogurth com mel (pq nao usam açucar de cana), coberto com uma pasta de ameixas secas, tipo este ai que eu fiz e aparece na foto.
Mas penso que vai bem tb com pao-de-lò ou com o bolo da preferencia de cada um, daqueles que todo mundo tem uma receita na manga da camisa.
A unica coisa que eu recomendo é a de nao colocar açucar na pasta, nao.
Pq, gente: nao tem necessidade!
A ameixa ja é rica em açucar, seu proprio.
E é levemente acida, o que enriquece seu sabor.
E se a deixarmos de molho na agua de um dia para o outro, quase que nem precisaria levar ao fogo, bastando so bater no liquidificador e pronto.
Fica otimo!
E é o bolo que eles fazem e que desaparece em minutinhos, se vc nao o pega em flagrante saindo da cozinha deles!
Fiquei 2 anos sem sentir o gosto, pq sempre chegava ali atrasada...
Bom e saudavel. Adorado por vegetarianos e simpatizantes.
A pasta?
Bem... nao é que tenha uma receita, mas va la.
Pegue uma xicara bem cheia de ameixas secas, tipo umas 250g, e mais facil as ja sem caroço, cubra com agua filtrada e deixe de molho até que inchem.
Dai se pode ja fazer a pasta, cobrir o bolo, e levar à geladeira.
Mas se um è obcecado achando que tem, pq tem, que colocar açucar ou mm que se deve cozinhar para fazer uma calda antes, que o faça, n'é verdade?...
Mas nao cozinhando se preserva melhor as vantagens que tem a fruta seca.
Obvio que eu nao sou insensivel ao apelo que as coisas mais docinhas, tanto qto aquelas fritas, exercem sobre nòs. Mas ja ha tempos comecei a me tornar imune a isto, com rarissimas exceçoes à regra.
Enfim, nao custa experimentar, ok?
E deixar aquele jeito tradicional de fazer as coisas, sò para os dias de festa.
A nossa saude agradece!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Isto e mais uma saladinha...!

Na versao mais conceituada das mozzarellas: aquela de bufala. E tem tb a feita com leite de vaca, a fior di latte e a famosa burrata, todas elas ditas queijos de "pasta filata".
Muito branca e fresquinha, a mozzarella, no entanto é muuuito gordurosa. E , para mim, basta uma metade...!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Passeio de domingo.

A quina da pequena igreja encobre parte da torre do castelo, na verdade um forte.
Apesar do caule parecer sem vida, a velha oliveira se carrega de frutos.
Vista da isola Polvese, feita do barco, na volta do passeio.

Domingo, um passeio até a Isola Polvese, a maior do lago Trasimeno.
Nao é habitada, pq é um parque para fins de estudos, pertencendo a cidade de Perugia.
Se sabe que desde a pré-historia todas as tres ilhas do lago, inclusas la Maggiore e la Minore, tem traços de ocupaçao humana.
Algumas construçoes que ainda se encontram na ilha Polvese datam, cerca, os sèculos XII e XIV, sobre resquicios de construçoes romanas.
E a velha oliveira, ja com seu caule totalmente oco, apesar de carregada de olivas pode, quem sabe, ter sido testemunha de alguns eventos historicos que ocorreram ali...

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pao de queijo...

Bem...falemos do GRANDE problema que é a ausencia do "nosso" pao de queijo, qdo um esta fora do pais.
E nao me subentendam, ja que no velho continente sobram receitas de paes feitos com queijo. O que sò faz a gente ficar pensando, assim com os nossos botoes: ...esses ai nem imaginam que nada disto chega aos pés daquilo que é o melhor e o mais gostoso paozinho de queijo DO MUNDO!!
Pq tem muita coisa que a gente até que supera bem ficar sem, se resigna mm. Mas enfim, deste danado de paozinho, nao...! Eta ma-ra-vi-lho-sa criaçao mineira!
E dai, um dia, vc acorda com uma vontade obssessiva de correr em uma padaria para comprar um saquinho dele, apenas saido do forno, em uma espécie de delirio, quase vertigem. E com uma tal premencia, que a pressa absoluta se torna essencial: e quem ja passou por isto, sabe do que estou falando...
Dai, qdo fui pesquizar sobre o assunto, choveram receitas e dicas de como fazer-lo, que o polvilho eu sempre trago para ca comigo, e nao seria assim ele o problema.
Cheguei até a ver que quem esta ali pelas bandas do oriente ja remediou , imagino movido pela exasperaçao e o desespero, receitas que usam, até mm, fécula de batata, por exemplo.
E nao me espanta nem um pouco, ja que eu tb cheguei a cogitar a possibilidade do amido de milho, no caso da falta da matéria prima.
De qq maneira, apesar de este ano termos saltado a nossa tradicional ida a SP, ainda estou garantida qto a isto. E, juro, nao me farei "in dietro" mesmo se o prazo de validade for para o brejo, para estupor da minha mae.
Pq qdo vc esta no deserto, com sede, nem adianta dizer que aquela agua que vc encontrou nao serve para beber: pq nao funciona!
Por motivos obvios, o queijo é a alma do negòcio, como se sabe. Mas, por aqui, nada feito com relaçao ao nosso, tanto maravilhoso, meia cura.
Bem...
Mas estando no continente, e no pais, dos mil queijos, alguma coisa a gente sempre arruma para remediar, uai!
Na maioria das vzs o meu sangue emiliano se contenta com um bom "grana padano", mas nao posso deixar de ressaltar que a "caciotta" se avizinha mais dele, tanto na textura qto no gosto: va la!
Esta bem que tb teriam os macetes a se respeitar, como tipo escaldar o polvilho, assim diriam os puristas. Mas nao nos esqueçamos que, na maioria das vzs, o fazem por hobby ou tradiçao e nao por necessidade ou uma carencia, absolutas.
E se alguém consegue afirmar que existe, sim, uma diferença em fazer isto, acredito que esta seria tanto sutil que, dentro dos ambitos de um ataque de voracidade, releguemos esta passagem tb.
Em resumo: remediando, resumindo, adaptando e justificando tudo, mm assim o resultado satisfaz plenamente.
Nossa...graças à Deus...! Ufa!
E aviso que eu, realmente, juntei um monte de receitas, diminui quantidades, tipo a de oleo por exemplo, e consegui de 6 a 8 sanduichinhos. Pq vc determina qto espesso gostaria que fossem, qto dourados ou, tb, o qto de queijo e etc. Dai ficou um "pao de queijo" daqueles vapt-vupt, de liquidificador, de sanduicheira e, mm assim, bom de tudo.
Rapido demais de fazer tb, aviso que os primeiros que ficam prontos, nem vao para o prato! Pq ja sao saboreados de pé mm, a fim de testar se vieram bem: naquela tradicional coisa que acontece com aqueles petiscos que se subtraem com as maos. Pq quem nao sabe como é a coisa de ficar roubando as bolinhas do saco, antes de dividir-las com todo mundo, ao chegar em casa, n'é verdade?...
Uè! Vai me dizer que vc nunca fez isto na vida! Ah va...
E se vc for um maniaco por bolinhas ou nao tiver uma sanduicheira, basta colocar em forminhas untadas e deixar uns 20 minutinhos no forno, 180°C, até dourar ligeiramente.
Beh! Mas olha que eu avisei que sao +-20, viiiiiiiinte minutos, ok?
Mas cada um faz como quer, uai!

Pao de Queijo
(Uso como medida uma xicara de café)
1 ovo
2 xicrinhas de polvilho azedo
1/4 de xicrinha de oleo
1 xicrinha de leite
1 xicrinha de queijo
1 colherzinha de sal
Bater tudo no liquidificador, tomando o cuidado de raspar as laterais, até homogenizar o composto.
Despejar um extrato dele preenchendo uma das estrias internas da sua sanduicheira.
E nao precisa chegar naquela mais externa ou, mm, ultrapassar a altura destas marcas, ok? Pq a massa terminara preenchendo todo o espaço, como vcs veem na foto acima.
E evite travar o aparelho, pq o polvilho incha, para depois abaixar .
Acredito que se a luz piloto do aparelho, aquela que diz que esta tostando, acender umas 2 vzs, ja podera ser consumido.
Mas melhor controlar como esta indo a coisa à olho mm, para garantir, ok?
E funciona, quase, como ao se fazer panquecas.
Sò que com ainda mais satisfaçao!!