sexta-feira, 6 de março de 2009

Profiteroles vapt-vupt

Conhecidos tb por carolinas ou bignés, sao o tipo da sobremesa que pode ser trabalhosissima.
Mas apesar de eu saber fazer, eu mesma, todas as partes desta receita, digamos que esta quase que saiu sozinha, rss.
Pq o fato é que eu adoro fuçar no supermercado as coisas assim "semi prontas" que existem por ali e por pura curiosidade. Sejam salgadas ou sejam doces, tipo: bignés em pacotes, cremes variados e preparados daqueles em que se coloca o leite, se bate e ...pronto!
Por aqui existem coisas assim até que bem que passaveis, com um gosto e uma textura até que bem boas. E aquelas salgadas sao chamadas de "quatro salti in padella", por exemplo.
Obvio que eu sempre entro com as minhas intervençoes basicas, tipo: as raspas de limao, a canela, o cardamono, a baunilha ou um licorzinho tb, rss. Afinal precisa personalizar a coisa, n'é mesmo...!?
Mas o fato, na verdade, é que eu compro e acabo nao usando as tranqueiras pq, habitualmente, prefiro fazer à maneira suada mesmo e, depois, acabo perdendo tudo ou mm, até, me esquecendo.
Desta vez, exceçao à regra, eu resolvi encarar: e o resultado ficou muuuito bom!
E seja bem claro que nao é a minha intençao ficar estimulando a usar estes preparados semi prontos, mas tao somente demonstrar que, na hora do desespero e da pressa, até que é uma coisa que pode ser valida. Principalmente pq, ao menos a cara, nao é de uma coisa assim tao impessoal como uma pega numa confeitaria qq. E além do mais, a grande parte delas usa estes mesmos preparados em "escala industrial", entao...
Sempre se lembrem do velho ditado "o que nao mata engorda" qdo forem encarar qq doce que seja, hihihi.
Entao, tornando ao assunto, estes profiteroles sao daqueles comprados ja feitos e que so faltava rechear.
Dai eu fiz um creme de confeiteiro, aqui chamado de "crema pasticcera", e mais uma porçao de chantilly, os dois da famosa marca Paneangeli.
Depois fiz um pacotinho de uma chocolatada fondente, da Lindt.
E arrematei com a unica coisa feita totalmente por mim, que foi uma calda de chocolate, bem densa, com uma receita ali do Bergamo.
Para montar eu recheei com o creme, cobri com a chocolatada intercalada com o chantilly e enfeitei com um filete da calda de chocolate, por cima de tudo, dando uma onduladinha com um garfo. Levei para gelar e, depois, servi como sobremesa.
O critico gastronomico aqui de casa aprovou a minha aventura toda.
Entao, é mais que certo que vale fazer, uma vez ou outra!

3 comentários:

Fábio Adiron disse...

Os críticos caseiros são os que realmente contam...

clau disse...

...verdade, Fabio!
Ainda mais que nao é sempre que a gente pode dar uma de "tia Anastacia", la na cozinha, mm que isto fosse o ideal...!rss
Bjs!

Adriana disse...

OI Clau , obrigada e que seu dia tenha sido maravilhoso tbm.Tenha uma ótima semana.
Bjs.