quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Granola feita em casa


Começar o nosso dia com uma bela taça de yogurt com cereais é sempre um prazer.
Aqui em casa quase sempre o nosso yogurt, ou mesmo o kefir que consumo, sao feitos em casa.
Os cereais, ao contrario, quase sempre sao comprados ja prontos.
Otimos todos, devo dizer, poque a variedade que temos aqui é bem grande, porque sao tanto nacionais quanto também importados.
Enfim...
Mas esta semana me senti motivada de fazer em casa a minha seleçao de cereais com as minhas tranqueiras preferidas.
Dai eu pesquizei e li algumas receitas aqui na internet para ter uma idéia, eu mesma, do processo de confecçao para me "localizar". rss
E cheguei à conclusao que cada um deve inventar ou seguir a propria vontade, ou a propria disponibilidade de ingredientes, para fazer uma coisa simile.
Tinha até anotado quantidades e etc, para poder passar uma minha receita mas, francamente, nao acho que sirva ter alguma.
Isto porque cada um de nòs tem o seu proprio gosto e pode fazer uma coisa que seja sua propria, oportuna e apropriada. rss
O que seria uma granola "correta"?
Boh...
E no mais: a que serve fazer uma granola em casa se estamos repetindo aquilo que gosta uma outra pessoa? Nao tem lògica...!
Como sempre bastaria, tanto e somente, se usar o bom senso de equilibrar aquilo que colocamos na nossa receita ali do momento. rss
E eu antecipo a voces que nesta aqui eu usei: aveia, cevada, coco ralado, uva passa, farelo de trigo, granelo de "nocciola"(avela), um tantinho de macadamia, açucar mascavo, flocos de milho e mel.
A aveia e o coco ralado eu tostei em uma grande frigideira com o fogo baixo, usando um tantinho de manteiga e o açucar mascavo, mais adiante.
E acrescentei os outros ingredientes, deixando os flocos de milho e o mel por ultimo, pois nao serve esquentar o mel, como se sabe.
Assim, no fim, eu consegui quase um quilo de granola.
A maioria das receitas de coisas assim sao feitas no forno, mas vi que algumas usam grandes panelas e fogo baixo e dai, nem sei o porque, achei mais simpatico fazer a minha nelas. rss
Aparentemente o resultado foi bom pois até o Gianluca, que é exigente, a esta comendo com gosto!
Fazendo um calculo por alto, creio que fique quase 3 vezes menos custosa que se comprarmos pronta a mesma quantidade.
Acondicionando bem eu imagino que durara um bocadinho, caso nao se consuma rapido.
E como tantos de nòs ja sabemos, todas aquelas coisinhas que fazemos em casa podem nao ficar, assim, com a cara daquelas compradas ja prontas, mas tem aquele gostinho a mais que estas nunca terao: o da nossa propria satisfaçao pessoal !!! Hihihi!

Nenhum comentário: