quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"Miglio"


"O milho (miglio) é um cereal muito antigo, originario da Asia centroriental, cultivado desde os tempos dos antigos egipcios. Tem uma grande importancia na alimentaçao de alguns paises africanos e asiaticos, mas é muito menos utilizzado na Europa, onde é mais conhecido como alimento para aves domésticas. O milho tem uma composiçao similar aos outros cereais, mas como nao contém glùten, é adequado na alimentaçao de pessoas afetadas com o problema celiaco.È o unico cereal que possue um efeito alcalinizante e, portanto, é indicado para quem sofre de acidez estomacal.
O milho pode ser adquirido em negòcios especializados em sementes ou naqueles de alimentos biològicos, podendo ser utilizado para produzir bolos e tortas doces ou salgadas, pudins, biscoitos, ou, simplesmente, ser usado em sopas como qualquer outro cereal." (informaçoes obtidas no site italiano CIBO 360°)
Como voces devem ter percebido, o Brasil seria o unico pais que chama o famoso "mais" de milho, que talvez seja um seu primo muito distante.
E eu imagino que provavelmente isto tenha ocorrido devido à grande influencia exercida pela cultura africana na culinària nacional, com o habitual sincretismo que a aproximava da realidade à qual os escravos foram subtraidos pela força .
Mas a verdade é que o verdadeiro milho é este ai que voces podem observar na minha foto: bolinhas que recordam, e muito, aquelas do cuscuz que, por sua vez, é tudo uma outra coisa.
E posso adiantar que estas pequeninas bolinhas tem um gosto muito delicado, além de serem tanto praticas quanto se fazer um normalissimo arroz.
Mas, francamente, nao sei da dificuldade de se encontrar em outros lugares, apesar de ser relativamente facil acha-lo por aqui.
Como ja tinha anteriormente falado do "farro" que é um outro cereal antiguissimo, observo que existem varias outras possibilidades de se substituir o arroz. E olhem que nem mostrei o "cuscuz" pela sua obviedade mas, oportunamente, falarei do bonissimo e menos conhecido "bulgur", tb.
Estes dois sao originarios do trigo e também se constituem em otimas alternativas para se poder variar cardapio, de vez em quando.
E voces tendo a oportunidade, penso que vale realmente a pena arriscar e experimentar todos eles, ok?

2 comentários:

AndreaDomingas disse...

Oi Clau!

Ótima informação! Eu não conheço este cereal e agora vou ficar de olho para comprar e experimentar. O Bulgur eu gosto muito!

Beijos,

clau disse...

Andrea, se vc achar experimente.
Qto ao bulgur, na Turquia e no Libano, ele tb é usado para fazer kibes e tabules, pq nada mais é que o grao de trigo cozido e quebrado, ok?
Bjs!