quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ainda em tempo! (?)

A coisa da tal da "antecedencia" no Natal, eu sempre acreditei que devia ser uma SENHORA antecedencia, tipo assim ano inteiro, se me entendem...
Mas dentro dos conceitos normais, digamos que ainda estamos em tempo para este lado comercial da coisa. E isto pq tb, por causa do cheirinho de crise no ar, dizem que o comércio estaria antecipando os saldos pos-natal, para antes.
Nao sei da parte de vcs, mas por aqui o movimento nos negocios é no minimo tranquilissimo, muito melhor que aquele normal de tempos atras. Parece que nem as super ofertas estao estimulando as pessoas a comprar e que a maioria ira estar satisfeita em sò ter uma mesa farta durante as festas. Nao é uma coisa que fariam habitualmente, pelo contrario, mas o fato é que o $ esta curto e o pessoal, mais ansioso, esta meio que precavido.
Obvio que eu imagino que os famosos "desvairados do fim de semana" repetirao, religiosamente, a mania que os caracteriza e se farao presentes! Tirando os seus velhos carros "tipo zero quilometro" da garagem, com ajuda de algum vizinho caridoso que lhes indique à direita ou à esquerda, marcha a ré ou para frente. Para depois dirigirem, malissimamente, atè desembocar no estacionamento do shopping mais proximo, onde ocuparao duas vagas, apos arranhar as portas dos carros, ao lado. E uma vez ali, se jogarao a comprar todas as coisinhas e quinquilharias, possiveis, como verdadeiros histéricos desesperados. Hihihi !!
A gente aqui em casa, ormai, ja aprendeu que a coisa melhor nesta época é colocar presentes simbolicos ou mm qq lembrancinha sob a arvore e ir em um shopping outlet, depois, para aproveitar os saldos de fim de ano.
E isto me faz lembrar qdo nos meus 9 anos eu corria com a minha mesadinha em uma Lojas Americanas, toda euforica! E saia de la com uma bombonière estilo "bico de jaca", em plastico azul, para minha mae ou brinquinhos em perola, falsissima, para minha irma Flavia. Mais uns brinquedinhos para Paula e Renata e qq agendinha de telefones, para o meu pai e meus avos. Isto sem me esquecer do pano de pratos para a minha tia Jacy, para quem eu, ainda hoje, sou uma séria candidata ao "bebe Johnson", rss...E tudo devidamente embrulhadinho e com um cartaozinho feito a mao.
Pq a verdade é que o que contava nao era o valor da coisa, mas sim a atençao dedicada às pessoas da familia, ou amigos, a quem se queria bem.
A "lindissima" bombonière minha mae, coitada, usa até hoje, e aquele brinco fez a orelha da minha irma parecer com uma de um ogro, de tanto inchada que ficou... As bonequinhas gordinhas de plastico, por sua vez, terminaram em um estado calamitoso em um brevissimo tempo! Mas o fato é, que isto nao tirou a alegria do momento e nem a possibilidade de repetir o feito nos anos seguintes, muito pelo contrario, pq tb as minhas irmas começaram a repetir o meu gesto, todas elas. E assim trocavamos, felizes, as nossas quinquilharias todas: pq era a surpresa aquilo que mais importava!
Mas voltando ao shopping outlet: vamos ali nos primeiros 10 dias de janeiro e cada um escolhe o que quer e o outro paga. Pratico de tudo! Principalmente pq aquilo que se poderia ter pego antes, estaria custando 1/3 depois, e vc nem teria ainda usado até ali, no primeiro caso...E tb pq acabei aprendendo que, hoje em dia, é dificil que o presenteado compartilhe o gosto que vc imagina que a tal da pessoa teria e, além do mais, quase ninguém se dispoe a deixar contente quem deu um presente, desfilando a coisa por ai...rss.
Enfim, o fato é que, fazendo assim, o dia do Natal vira uma coisa de criança, essencial, basica. E com aqueles presentinhos mimosinhos, artesanais ou comprados, que toda criança gosta de fazer para dar para os seus nesta época. Ficando até mais facil para elas entender uma coisa que, qdo eu era pequena, me deixava encafifada: o pq de nos livros e nos filmes se ver Babbo Natale fazendo brinquedinhos de madeira, qdo meu amiguinho ganhava um super jipe com motor elétrico...?!! Assim, imaginava eu, que deveria existir uma outra fabrica de coisas grandiosas de uma outra parte, pensava... E pq, entao, nunca a mostravam...?!! Coisas de uma criança que queria entender tudo e terminou sendo um adulto que tb quer entender todo o resto, hohohoho!!
E repensando em tudo isto, era uma coisa que eu devia ja ter feito com meus filhos, qdo eles eram crianças, desvinculando todo este excesso de materialismo que existe nas festas de fim de ano...
Minha avò Helena, por exemplo, dizia que qdo ela era pequena nao se davam presentes no dia do natal, mas que no dia da befana (aquela bruxa velhinha da vassoura) ou dos magos, como queiram, no 6 de janeiro, as meias que as crianças tinham deixado penduradas, amanheciam cheias de frutas secas, torrones e caramelos. Nada a ver com esta competiçao entre o poder aquisitivo e os caprichos de alguem, que se tornou quase uma unanimidade no mundo ocidental...
E aqui devo abrir um parentese: pq o nosso amigo indiano Kumar (cinquentao que seria tb um budista, mm que vindo de familia hindu) é o consumista mais exagerado que eu ja tenha conhecido! Me aventando até a hipotese de que esta coisa possa, por assim dizer, ser contagiosa...!
Bem, brincadeiras a parte, o que eu penso hoje, em verdade, é que o Papai Noel devia trazer coisas simples e essenciais para as crianças, deixando os presentes exagerados para um outro dia. Enfatizando que o importante no Natal, é estar em familia, exaltando certos valores que deveriam ser lembrados durante todo o ano que esta para começar e pelo resto de suas vidas.
Bom...é isto aquilo que eu penso e sinto ultimamente.
Mas, voltando ao meu caso, precisamos ver se o meu socio aqui em casa, que tb concorda neste pensamento, se lembrara ou mm tera tempo para entrar nesta brincadeira...! Rss.
Enfim, se alguém ainda quizer fazer compras, tipo em um oasis de tranquilidade, encontrei dicas quentissimas para quem ainda vai se jogar nas lojas, antes do Natal. Tem até o preço dos estacionamentos, referentes a cada regiao aconselhada com suas caracteristicas bem descritas.
O unico pecado é que se refere sò para quem esta em SP...
Mas creio que cada lugar tem algo que informe sobre isto tb.
Porisso:


2 comentários:

Fábio Adiron disse...

Eu antecipo tudo que é possível..risos, normalmente nem passo perto de shopping depois de 1o. de dezembro...

clau disse...

Ciao!
Fabio: vc faz mais que bem!
Me recordo do trauma que passei qdo arrependida de ter entrado,fiquei bloqueada na rampa do estacionamento de um shopping, tentando sò sair de la: precisei de quase 2hs!!
Never More...
Bjs!