quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Crumble de maças

Nestes tempos frios eu uso muuuito o meu forno!
E fico procurando o que fazer com ele, ao contrario de qdo faz um calor danado por aqui...
Depois do meu ataque com cozinha libanesa e grega, que postarei aqui depois, resolvi usar umas maças que estavam bonitas mas ja sem o gosto e a textura aos quais sou fixada, hihihi.
E nada melhor que ter como inspiraçao uma coisa facil assim como um crumble, que basicamente teria sò a pretensao de ser quentinho...
Juntei a minha memòria com um monte de dicas que peguei nos blogs e sites que frequento.
A mistureba eu fiz a olho, jogando dentro da forma tudo que me veio à mao e à mente, poupando sò o mel, ja que segui a dica do açucar grezzo (e o aqui de casa é de agricultura biologica).
Cortei em fatias finas 3 maças, que reguei com suco de limao.
Coloquei na forma e coloquei, à gosto: aveia (somos fans), ameixa preta sem caroço (pq a-do-ro!), amendoas torradas e picadas (pq as nozes eu teria que abrir...), uvas passas (coloco em tudo) e um pouco de coco ralado (uma boa sugestao la do blog "La Cucinetta").
Ah...e tb muuuuita canela! Que nòs aqui em casa gostamos.
Depois, fiz uma farofinha com farinha, manteiga, açucar mascavo. E colocando às colheradas, à olho mm, até ficar com cara e quantidade boas.
Misturei uma metade desta farofa com as maças, chacoalhando a forma.
Cobri com o que sobrou, comprimindo e alisando sò um pouquinho, pq deve parecer desconjuntado, rss.
E calculo que deve ter ficado uns 40' no forno à 200°C, sem cobrir.
E isto sò por causa da altura da forma do bolo ingles.
Pq o correto seria sò deixar dourado e pronto, mas eu quiz garantir que as maças estivessem bem cozidas...
Mas como eu estava fazendo uma vera e propria gincana, ali com o forno ligado, fiquem de olho que da certo, rss.
Pq além das maças, fiz torradas, assei um pao, um frango e tb gratinei uma erva-doce, intercalando tudo.
E, incrivelmente, deu tudo certo!!

Nenhum comentário: