terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Hoje é o dia da Befana!

Hoje, como tantos sabem, é o dia de reis.
E ele encerraria o periodo das festas natalinas, determinando tanto desmontar a arvore quanto se apagar as luzinhas todas.
Hoje equivaleria ao dia em que os reis magos deixaram seus presentes ao menino Jesus, dentro de todo aquele mito que cerca esta época em que estamos.
Mas a verdade, como me contava a minha avò Helena, é que nao existia esta coisa comercial de se dar presentes no dia 25 de dezembro, como se vem fazendo desde boa parte do século passado.
O que existia, para todos que tem origem européia, é que no dia de hoje as meias que as crianças deixavam na lareira, ou mm na borda da cama, amanheciam cheias de caramelos, nozes e torrones.
E nao era o Babbo Natale, Papai Noel em portugues, quem fazia isto nao, era a tal da "Befana".
Que viria a ser aquela famosa velhinha do chapéu de ponta que circulava à noite a bordo da sua vassoura magica, enchendo as meias todas.
Mas é uma coisa que, pouco a pouco, esta desaparecendo, se é que ja nao desapareceu...
Por aqui ainda é algo muito presente, mm que se veja muita gente assumindo o Halloween americano, assim como é ali, sò que no fim de novembro...
Mas esperemos que Barak Obama tb resolva isto, n'é verdade?!
Hihihihi.

Um comentário:

Dinha disse...

Clau querida,

Quero desejar a você um ano cheio de bençãos, alegrias, paz e amor! Que 2009 seja repleto de surpresas gostosas. Muito obrigada por sua presença constante em meu cantinho, o qual me deixa sempre muito feliz! Um grande abraço.