segunda-feira, 28 de abril de 2008

De tremores e de terremotos...



Neste fim de semana estava repensando na noticia insolita da semana passada, de que aconteceu um tremor de terra em Sao Paulo...
Por telefone, minha mae me contava da sensaçao que teve qdo aconteceu ali no bairro do Sumaré, onde ela esta.
Por outro lado minha irma, que mora em Moema, nao sentiu nada...
Mas é fato: ACONTECEU!
E eu que tinha a certeza de, aqui onde estou, estar mais propensa a passar por uma coisa assim...
Pq nao nos esqueçamos que em 97 aconteceu um terrivel terremoto aqui na Umbria, com epicentro ali em Foligno, vizinho à bela regiao de Colfiorito...
Temos inclusive um amigo, Peppe, que perdeu sua casa naquele desastre.
A igreja alta de Sao Francesco, em Assisi, foi muito danificada, mas ja esta totalmente restaurada.
Em resumo: pensava que era eu que passaria por algo simile, nao minha mae ai em SP!
Depois, tinha ainda o fato do Brasil estar assentado, em sua grande parte, sobre um dos terrenos mais estaveis do planeta. Caso oposto da Italia onde se encontram os Alpes, que nada mais sao, que o resultado do encontro de duas placas tectonicas: aquela eurasiana e aquela africana...
E ai a gente le esta noticia na internet:

"Trechos do jornal Último Segundo do Ig:
O terremoto registrado na terça-feira, a 218 quilômetros de São Vicente, litoral sul de São Paulo, de 5,2 graus na escala Ritcher, foi gerado graças a um "rompimento" das placas tectônicas da região. "As placas vão se movimentando, o que é normal, mas, em uma determinada hora, elas perdem uma espécie de elasticidade e se rompem", disse o especialista em sismologia da Universidade de Brasília (UnB), Dr. Lucas Vieira Barros.
O fenômeno, ocorrido na terça-feira, durou cerca de três segundos e foi sentido em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas. Moradores dos cinco Estados ficaram muito assustados, mas não há registro de vítimas.
Medições feitas no observatório sismológico de Brasília mostram que, nos últimos dez anos, mais de 5 mil abalos foram registrados no País, sendo 400 deles com magnitude igual ou superior a 3 graus na escala Richter.
O maior terremoto, até então, que já havia sido registrado no Estado de São Paulo atingiu 5,1 graus na escala Richter, em 27 de janeiro de 1922, na cidade de Mogi-Guaçu. O terremoto mais forte registrado no País atingiu 6,2 graus na escala Richter - o evento ocorreu em 1955 em Porto dos Gaúchos (MT). "
E dai, é assim: devemos sempre ter consciencia de que nao se pode ter certeza de nada neste nosso mundo.
Pq é quando mais temos certeza de uma coisa, que maior sera a nossa dificuldade em aceitar e superar o que acontece. Do modo que se apresenta e nao como imaginavamos que fosse.
E isto, é seguro, nos facilitara muito a nossa vida.
Tenhamos sempre isto em mente, ok?!


Nenhum comentário: