terça-feira, 29 de abril de 2008

Funghi





Eu particularmente gosto muito de cogumelos, no geral.
E os mais saborosos que ja comi foram uns silvestres, colhidos em um bosque nas montanhas de Colfiorito.
Mas nao é que uma pessoa leiga, assim como eu, possa sair por ai colhendo cogumelos sabe-se la onde!
Precisa-se ter um minimo de conhecimento seguro sobre o assunto para nao se correr o risco de morrer envenenado ou, mais amenamente, terminar intoxicado...
Mas, gente, se uma pessoa sabe colher-los no campo, digo que nao tem nada igual!
Na época certa, em toda a Europa, se veem as senhoras que saem em busca deles, assim como fazem por aqui em torno, tb.
Posso dizer que até fotografei uns de tao bonitos que eram! Mas, pecado, sem nem imaginar que eram "comestiveis", para grande alegria de duas que vinham logo atras de mim. Pq antes que eu mudasse de idéia e da foto passasse à gastronomia elas, mais que rapidinho, os colocaram num saco!
Obvio que os de alma metropolitana, como eu, podem encontrar uma variedade grande deles, devidamente cultivados, colhidos e embalados, em qualquer supermercado: menos mal!
E desses todos, a minha preferencia vai para o estranho Pleorotus que, por vezes, assume formas insolidas e muito peculiares. Coisa que nao evita o coitado de ser devorado assim como acontece, tb, com o nosso feioso amigo, o camarao.
O ser humano penaliza com a sua voracidade os belos e os feios, sem preconceito...!
Bem...falando deste argumento, nao poderia deixar de passar uma receitinha, para la de basica, que faz a minha irma Paula e que é muito boa!
Passo a receita, se é que pode ser chamada assim, e tb algumas fotinhas do "bicho": aquela dos funghi do campo (onde aparece a ponta do meu tenis) e as outras de um pleorotus no antes e no depois.

Cogumelo Gratinado

-qualquer cogumelo de sua preferencia
-creme de leite qb
-cebola, alho, sal e pimenta do reino qb
-azeite de boa qualidade (...extra virgem, de preferencia)

Se refogam, ligeiramente, os cogumelos com o azeite, a cebola e o alho.
Salgar com cuidado e a gosto.
Despejar em um refratario e cobrir com o creme de leite salpicado com pimenta do reino moida na hora (...de preferencia).
E levar por uns 20 minutos para gratinar em forno pre aquecido a 200°C.

Obvio que este creme de leite pode sofrer da parte de quem faz, as mais variadas alteraçoes, de acordo com a vontade do fregues!
Sò penso que nao se deva exagerar na coisa, para nao esconder o delicado sabor dos cogumelos! Pq ai seria como qdo eu digo que como, sim, beringela: mas so qdo a bichinha esta no meio de um monte de tranqueira que escondem o seu gosto!
E aqui na Italia, se valoriza muito que o gosto natural daquilo que se cozinha seja preservado!
E, mesmo que eu seja louca por um tempero, devo concordar com isto! Porque qual é a vantagem de se fazer uma coisa que nem se sente o gosto ou que fica uma "delicia" pq parece uma outra!?
Nao tem senso n'é verdade...?!




Um comentário:

Daniel disse...

Nossa, que delícia deve ser isso, fiquei morrendo de vontade de tentar em casa! Também adoro cogumelos.