quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Mais de quatrocentos anos de historia...!


Tenho o prazer de poder apresentar para voces o vinho hungaro "Royal Tokaji"!
E esta sua garrafa acima que, la-men-ta-vel-men-te, esta para terminar, é da annata do ano 2000 e de grau 5, sucedendo uma anterior que tinha grau 3.
A "3" tinha um conteudo muito mais corposo e doce que esta ultima, a "5", que eu preferi absolutamente! Dai se notando que cada classificaçao é, absolutamente, diferente uma da outra...
Mas eu, de qq maneira, me abstenho de descrever. Pq sou convicta que nao conseguiria lhe fazer jus e muito menos ser precisa...hihihi.
Este vinho, que é de produçao limitadissima, pq produzido em uma area muito restrita, ja era considerado desde o século 17 um dos melhores vinhos doces do mundo!
E como comentei, sua produçao se restringe a uma pequena area que se encontra ao nordeste da Hungria, na regiao de Tokaji.
Com uma classificaçao, que vai de 1 a 8 puttonyos, que deriva do seu grau de maturaçao que acontece em profundas cantinas, ele tem o seu preço (ja um tantinho salgado...) alçado de acordo com o seu nivel de envelhecimento em barris, seguindo determinados requisitos e particularidades que se perdem nos séculos.
Pq para se criar este vinho, de caraceristicas unicas, contribuem varios fatores. E entre estes, além daquela ja citado acima, conta muito a variedade de uvas nativas com que é produzido e os fermentos que lhe sao particulares. O que, muito provavelmente, seria provocado pela natureza vulcanica do solo e ainda os quentes veroes intercalados com outonos brumosos.
A unica produtora deste vinho, possui 80 hectares de vinhas que ja eram classificadas no século 17, se constituindo assim na mais antica classificaçao de vinhos na Europa.
E seus vinhos comprendem tb o exclusivissimo Royal Tokaji Blue Label, os crus da classe Betsek, Nyalàszò e Szt.Tamàs, além do Aszù Essencia.
Sao servidos frescos acompanhando sobremesas e foie gras mas, originalmente, eram usados como "vinho de meditaçao", remetendo à uma época onde liquores, vinhos e cervejas, eram produzidos por monges, para este fim. E quem ja "desfiou o rosario" destas preciosidades sabe bem do que eu estou falando!
E deve ser por isso que o nivel 8, tb chamado de Excelsius, é aquele consumido pelos papas.
Sabendo que o atual usa sapatos Prada de verniz, nao vejo nada de mais apropriado para se meditar, numa boa...! Rss.


6 comentários:

Nela disse...

Olá amiga, sabe adoro ler o que escreve, confesso que tenho andado muito aterefada, com o trabalho casa, enfim e não tenho passado por cá muito, mas é mesmo falta de tempo, então já vi que por aí o frio é muito não é verdade?junto á lareira é que se deve estar bem sem duvida,o vinho gostei de saber a história, é verdade que já vem de muito longe.Clau beijinho fique bem, mesmo com o frio, por cá também está, embora claro não tanto como aí, beijinho.

clau disse...

Ciao Nela: que bom que vc escreveu!
Ja por 3 vzs tentei escrever um comentario no seu blog mas, qdo tento faze-lo, me bloqueia o meu computador...!
Nao entendo o que esta acontecendo, pq fico sem poder nem usar o cursor até para ler tudo o que vc escreveu...
Espero que volte ao normal, pq queira muito lhe desejar um "Feliz Natal!" ali, pessoalmente, rss.
Bjs!

Fábio Adiron disse...

São deliciosos...meu preferidos são os de 3 putonios que tem menos açúcar...

Na minha opinião só são batidos pelos Sauternes (tudo bem, eu admito, é covardia)

Mas são melhores que qualquer Late Harvest ou Icewein...

clau disse...

Ola!
Fabio, a Europa é toda cheia de maravilhosos vinhos doces!
E a maioria nao é doce por adiçao de açucar, nao.Sao feitos com uvas amadurecidas no pé, e caracterizadas por mofos muito particulares que cada vinha e regiao possuem.
Aqui na Italia existem uns maravilhosos, que seria o caso do meu sommelier, aqui, referir quais sejam, rss.
E em tempo: o Tokaji 3 é MUITO mais doce que o 5. Depois que vc conseguir experimentar e comparar, me diga e confirme, ok?!
Bjs!

Bergamo disse...

Clau,
Amo esses vinhos doces, de colheita tardia, com botritis...sem botritis...
Esse Tokaji deve ser maravilhoso mesmo.
Meditaria com ele por semanas...rsrsrs
Abraços,
Bergamo

clau disse...

Ola!
Bergamo, pode crer!
So precisa é tomar cuidado para, depois de "tanta meditaçao", nao acabar como alguns papas, que terminaram pondo os pés pelas maos, hihihi...!
Bjs!