domingo, 25 de janeiro de 2009

Nos 75 anos da Universidade de Sao Paulo...

Nao, eu nao me estou esquecendo!...
E assim, tb dou meus parabéns à cidade de Sao Paulo.
Mas aqueles mais sentidos sao para a USP, dado o fato que foi ali que eu passei meus "anos incriveis". Numa fase muito boa da minha vida assim como acredito que o seja na vida de todo mundo que passou por isto, rsss.
Pq ela seria, por assim dizer, a MINHA universidade, mm que Sao Paulo seja a minha cidade ela tb, rsss.
Algo comparavel a termos a nossa banda de rock favorita.
Enfim...
Os tempos àquela época eram outros, repletos de bandas incriveis, estilos de vida alternativos, guerras absurdas e em plena ditadura militar.
Como tb eram outros, no momento em que a Universidade de Sao Paulo foi fundada por Armando Salles de Oliveira em 1934, com a integraçao de varias escolas e faculdades ja tradicionais, mesmo ja naquela época.
E sabemos que as raizes para que a nossa primeira universidade estadual fosse criada, ja vinham se delineando desde o fim da revoluçao de 1932 com a abertura, por parte de um grupo de empresarios paulistas, da faculdade de sociologia e politica, em 1933.
Uma faculdade que naquela época era chamada de "escola livre", isto para que decadas depois, atingida em cheio pela repressao, se tornasse uma escola "fechada".
Enfim...tudo isto é passado e virou història.
E uma història recheada de personalidades, locais ou mundiais, que marcaram todo o século 20. E que o fazem, ainda. nos tempos de hoje.
Auguri às velhas senhoras...!
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo

2 comentários:

Fábio Adiron disse...

Mas aqueles galpões não existem mais...

clau disse...

Ciao Fabio: foto de arquivo é assim mm...!
E +- correspondia ao "arquivado periodo" que eu passei ali, hihihi.
Bentornato!
Bjs!