quarta-feira, 21 de maio de 2008

...cioccolato




Gente, azar de vcs, mas me passou a sonolencia, ja que sou meio noctivaga.
E, apos saborear uma "sfoglia di Nero Perugina", vou cair no assunto do qual sou recorrente, nao que fanatica e com uma leve tendencia a ter sindromes de abstinencia, na falta do produto.
Hum...chocolate!
Seja pelo seu gosto excepcional, seja pelo bem estar produzido pelas endorfinas, que ele estimularia a produçao, este delicioso produto obtido com a semente do "Theobroma cacau" deve o seu nome à uma, digamos, simbiose linguistica com o grego. E nao significaria nada menos que: o fruto com que se alimentam os deuses. Que nao eram tontos nem nada...
E este que era um manjar dos deuses, agora tb é devorado pelos muitos milhoes de fanaticos chocolatras pelo mundo, dos mais plebeus aos mais nobres, que sejam.
Assim o que antes era consumido sò por uma pequena elite se popularizou mundialmente.
Abrindo um parenteses e dentro deste argumento: qual seria, entao, o gosto da mitica "ambrosia" da qual se cibavam os deuses gregos...?! Pq eu sempre morri de curiosidade em saber.
Enfim...
No que me diz respeito, o mais gozado é que antes eu passava longe das variedades de chocolates ditas "amargas". Isto pq sò os chocolates ao leite tinham a minha total predileçao!
Mas admito que depois de quase uma vida pensando assim, e apos de ter tido acesso aos melhores e mais renomados amaros fondentes que existem, comerciais ou nao, posso dizer que estou virando a casaca. E pior: descaradamente!
Embora ainda seja um pouco reticente qdo se passa dos 75% de cacau ja que, acima disto, acho extremamente adstringente, de deixar com a boca seca.
Mas quem sabe se um dia nao chegarei em um 99%... Melhor é nao afirmar nada, assim, categoricamente: pq do amanha, ninguém sabe, n'é mm? E basta ver a propria història deste alimento, que se tornou um dos preferidos em todo o mundo!
E posso dizer que, agora, tb eu frequento o lado negro da boutique da Lindt, com um novo entusiamo.
Alias, foi o Lindt quem "inventou" misturar o cacau com o leite, ao menos na historia oficial do produto, que começou com os povos nativos centro americanos (provavelmente a civilização Olmeca) ha, no minimo, 3 milenios atras.
Até que com o descobrimento da América por Colombo, e por mao dos espanhois, apòs passar um tempo infinito sem a devida apreciaçao, começou a ser descoberto ele também.
De bebida amarga e gordurosa ingerida pelos sacerdotes americanos, passou a ser servida como uma doce, e apreciada, bebida quente. Mania, esta, que se espalhou pela Europa .
E foi o holandes Van Houten quem o alçou da posiçao de infusao, ou mm pasta, àquela de um pò com certa capacidade de ser diluido, sem aquele seu gosto amargo, atravès de um processo inovativo, favorecendo novas e deliciosas possibilidades.
E deve ser porisso que, ainda hoje, o cacau em pò desta marca é absolutamente um dos melhores para se usar em culinaria, ja que uma sua colher equivaleria a quatro de qualquer outro cacau que se preze, por ai: e saibam que eu mm ja cansei de confirmar isso.
E falando de cacau e chocolate, chegamos ao meu biscoito preferido, o Gocciole Extra Dark, da Pavesi.
Eu que sou uma pessoa altamente seletiva com biscoitos, aos quais nunca corri atras, fico alucinada quando me vejo diante destes!
Pq sao estupendos, com aqueles seus danados pedacinhos de chocolate fondente 75%.
E se um dia vcs toparem com um pacote deles, nao deixem de comprar.
Seria uma das coisas que nao me arrependo de ter experimentado: pq é bom demais...!
Nao se esqueçam, ok?
Bjs!




Nenhum comentário: