sexta-feira, 11 de julho de 2008

...de saladas e de principios

(a bela e estranha flor do cardo)
Ola pessoal!
Hoje eu teria acordado, assim, como se diz, "com a macaca".
Pq duas coisas me pipocaram na mente assim, como por encanto.
Va la!...
E é o seguinte: é interessante perceber, numa determinada fase da vida da gente, o quanto deixamos de nos conhecer, realmente.
Seja pela correria, seja pelas coisas que nao eram nossas, seja pq passamos pouco tempo dando atençao a nòs mm ou às coisas do nosso eu mais profundo.
Estou dizendo isto pq estava pensando na frasezinha que sempre vem escrita no orkut da gente. E a minha de hoje era esta: "I tuoi principi per te sono più importanti del denaro o del successo".
Traduzindo para quem nao entendeu: "os seus principios sao, para vc, mais importantes que o dinheiro e o sucesso".
E ai...nao é que é verdade, mm!
O gozado é que eu sempre ajo dentro disto, tanto naturalmente, que nem tinha isto como uma minha caracteristica...
Mas é assim.
Poderia até dizer que a minha vida, materialmente falando, poderia ser MUITO mais facil se eu nao me guiasse por eles, assim como faz a gde parte das pessoas.
E ja afrontei momentos dificeis e adversos, por causa disto: tudo pelo objetivo de seguir uma coisa que, para mim, era importante.
E nao digo "importante" pq eu seria a beneficiaria, a que lucraria com a coisa, muito pelo contrario...
Pq o cavolo é que tem hora em que eu nao penso, minimamente, em ser eu aquela que deve se dar bem, mm que uma parte de mim o deseje.
E é uma coisa, no minimo, estranha, esta...
Alguém pode dizer, "va la, que isto é uma herança de familia". Sim, nao nego que possa ser uma verdade isto. Mas, que eu me lembre, em mim, isto é uma coisa atavica, que nasceu comigo e me acompanhou sempre: ao menos até agora! Hihihihi...
Penso que, se vcs tb se prestarem atençao, verao que o mm lhes acontece. Que cada um de nòs é guiado, em sua vida, por uma vontade interior regida por forças das quais nem temos consciencia. E ai esta o qto é potente isto; pq nos vem expontaneo, acima de nossas vontades superfluas e de momento. Pq qdo vemos, ja estamos enfrentando as consequencias disto e pensando: "mas como é que me meti em uma situaçao assim...!?"
E me digam se nao é verdade...!?!
Alguns exercitaram de se ignorar e seguem adiante, em busca do dinheiro e do sucesso, que almejam. Outros, como eu e tantos, somos regidos por nossos principios primordiais, que sao aquele que estao no nosso coraçao e nao na nossa mente, e que nos encaminham para um crescimento interior.
E nao quero dizer que assim, somos superiores ou sei la o que, nao é isto...O fato é que somos levados a correr atras de coisas que sao privadas de valor para os outros, pq sò possuem um sentido para nòs mesmos.
E um outro dia eu li, em alguma parte, que o nosso coraçao é muito mais sabio que a nossa razao.
Pq nao se pode racionalizar tudo nesta vida, senao deixamos de lado aquilo de mais precioso que nos foi dado, que é o sentimento. E falo daquele sentimento que é bom.
Dai vcs devem estar pensando: esta "delirou"...
Mas é que eu funciono assim, minha gente!
E estas coisas me assombram, por qq aceno que se faça. Pq do insight, isto é, daquilo que me chamou a atençao, a mente me transporta ao presente, mas quase inexplorado, meandros do meu coraçao.
E ali, people, tem de tudo um pouco!
Basta abrir as gavetinhas, que salta fora de uma coisa séria a uma que sò um bom virginiano entenderia...
E ai è um samba do criolo doido, mm.
Pq pode ir da mais sublime das coisas àquelas mais comezinhas, mm.
Tipo o meu sentimento de achar um absurdo que as pessoas nao usem o bidet, por exemplo.
Vcs estao rindo, eu imagino.
Mas é assim...
E posso dizer que, aqui na Italia, me encontrei com os meus similares: ufa...atè que enfim!
Enquanto vivi ai via o dito cujo ser, irremediavelmente, banido dos banheiros. Enquanto eu, bem... eu corria atras para instalar-lo nos meus. Me lixando de ser "contra-corrente".
Eram tempos onde se priorizava o espaço.
Entao eu seria, assim como se diz, uma pessoa higienica. E nao uma maluca, como se pensaria.
E higienica, sem nem passar por perto do ser obcecada pelo esteril, pq isto seria um absurdo, pq doente.
Enfim, mm que ninguém me tenha dito para fazer, é algo que eu faço desde que percebi, na mais tenra idade, que é uma coisa lògica. E tanto lògica qto seria o tal do espaço.
Sim, usemos o papel, mas depois passem uma aguinha, por favor.
Limpeza se faz com agua, minha gente!
A nao ser que se seja socio dos microorganismos, que ficam felizes em decompor aquilo que se deixou pra eles!
Pq é isto que acontece com qq coisa, de origem organica, que deixemos em qq parte: decomposiçao, mau cheiro. Para que serve uma geladeira, um freezer...?
Pode ser que seja sò um tiquinho de uma coisa, mas ja basta para alimentar uma populaçao de microorganismos, que sao outro tanto de pequenininhos tb!
Se vcs raciocinam que o fogao e a geladeira tb devem ser mantidos limpos: ... e entao...?!
E qdo digo limpo, é um limpo SEM neuras e sem exageros.
Apenas se lembrem, por ex, que comendo alguma coisa nao se pode deixar de se escovar os dentes e nem de usar o fio tb: basico.
Para manter tudo limpinho e cheiroso como estava antes (...e estava, nao estava?!...).
Pq o que se usa, deve ser limpo depois: nao é assim a regra em casa?...
Sim, existem os microorganismos do bem, aqueles que nos ajudam. Mas nao podemos deixar que se altere este tenue equilibrio que existe nesta simbiose ancestral, pq isto sempre serà sinonimo de problema.
Ai vale a regola do meio: nem estéril, nem sujo... sò "normal".
Assim como fazem os indios, que estao sempre entrando nas aguas do rio, de tanto em tanto.
Boh!
Que bela salada, heim!
E se vcs pensarem, apesar de parecer que nao tem nexo nenhum, eu digo que um tem sim...
Pq é tudo uma questao de PRINCIPIO!!!!!!!!!!!!


2 comentários:

Nela disse...

Olá Clau, ainda cá estou amiga, olhe sabe,eu também acho o mesmo mas realmente é uma questão de principio, tal como diz,fui assim habituada, com higiene á coisas que também não dispenso, incluindo o bidet,e a arrumação minha filha diz que é demais, mas como está habituada é igual á mãe, e eu fico contente quando ela fôr para a casa dela vai ser assim também.Quanto ao que nós cá chamamos de signo, também gosto de ver parte das vezes saí certo, mas também acho que Deus existe ou então uma força muito grande, que nos dita a vida, também já tive muitos altos e baixos, por vezes complicados, mas lá está hoje é péssimo ao outro dia já está um pouco melhor.Ou então é por já pensarmos mais positivo que vemos as coisas diferentes.Não tenho a mania nem doença da arrumação, mas tenho que ter as coisas organizadas, mesmo com pouco tempo, tenho que arrumar, hoje não tão bem, amanhã melhor, é verdade muitas vezes acordo assim também péssima e negativa, mas depois penso e penso, e vejo ou alguem me faz ver que não posso ser assim.Querida Clau divagou divagou, mas faz bem sabe,sentimo-nos melhores.E lhe digo que é bom ter principios, embora sejamos criticadas maior parte das vezes, mas não me importo sabe, até aqui no blog eu me sinto diferente, pelos comentários que faço visto falarem no nome da pessoa que para mim é carinho e educação, como até divar um pouco, metendo"conversa" :Claú querida há sempre um dia a seguir ao outro, sabe que eu até tenho livro do significado dos sonhos? dizem os entendidos que quando estamos para acordar o sonho é s/p verdadeiro, e é verdade mesmo até nas nossas mãos vem escrito o nosso destino, por isso temos as linhas das mãos, não sabemos é interpetar.Mas há quem saiba, uma velhinha uma vez me disse tudo e saíu verdade até ao número de filhos e sexo, era eu bem moça.Clau já me alonguei e estou a aborrece-la fique bem querida com paz, tem aí paissagens lindas como já nos mostrou, fique calma com seus animais que tanta calma nos dão,è o que lhe desejo e espero que não me tenha levado a mal, como pessoas o têm feito, apenas gosto também de conversar.Beijos querida fique bem.

Fábio Adiron disse...

No começo achei que o texto seria filosófico, depois você me levou a concluir que era uma Ode, ou uma loa como prefira.

A Ode ao bidê daria um excelente texto dadaísta, além higiênico, é claro..