sábado, 7 de junho de 2008

Um estudo da ONG WWF-Brasil/ Ibope

Como em quase todas as minhas manhas, estava lendo as noticias que pipocam aqui na net.
E, destas todas, uma me chamou a atençao e me tocou de um modo mais profundo.
E é o seguinte: de acordo com um estudo da ONG WWF-Brasil, se toda a populaçao seguisse os passos de consumo das classes A e B, deveriamos ter o triplo de planetas terra para que isto fosse possivel. Isto pq, as açoes do homem sobre o planeta produzem graves efeitos deletérios, algo que foi tb calculado tendo como base uma pesquisa encomendada ao Ibope, que rastreou 142 municípios, para poder concluir isto.
Os "maus habitos" atingem em escada das classes A até a E, com percentuais maiores para as primeiras e menores para as outras, mas sempre MUITO expressivos, e altos tb...
Sempre terminando como um duro golpe para a nossa boa e velha Terra...
Quer dizer, onde tem mais dinheiro, tem mais comprometimento com a sustentabilidade do planeta, o que vale, obvio, para onde tem mais gente tb.
Assim, no Brasil, a regiao sudeste se encontraria em uma situaçao mais critica com respeito a isso, do mm modo que, extrapolando, os paises do primeiro mundo teriam um posto de honra no que diz respeito a estes problemas, sò pelo $ que possuem, isto para nao falarmos, tb, da prepotencia.
Mas devemos abrir um parentese neste caso ja que sabemos tb, que em matèria de reciclagem, o estado de SP, por exemplo, ocupa um posto de suma importancia. E nao sò pela quantidade de lixo que produz, qto pela tecnologia de vanguarda que criou, com a finalidade de aproveitar-lo e recuperar-lo, com absurdos indices que ultrapassam os 95% de reutilizaçao.
Com inovaçao e tecnologia de ponta criadas ali mesmo e que sao exportadas para o resto do mundo, do 1° ou ao 3° que seja.
E com referencia ao uso de combustiveis, e todos os problemas que isto acarreta, basta perceber o qto é grave isto, lembrando que as familias com situaçao economica confortavel, mantém a habitude de ter um carro para cada membro da familia. E isto sò para começar...
Agora, a coisa toda ja se inverteria no que faz referencia à coleta de lixo, onde as classes mais altas tratariam o seu com um pouco mais de rigor.
E que é algo que aconteceria com mais descaso entre os mais pobres, quando um percentual muito mais baixo deles, separaria os materiais recicláveis ou destinados à compostagem.
Por aqui estao veiculando uma publicidade, muito gozada até de se ver, que mostra um grupo de pessoas tratando a propria casa como se trata o nosso planeta.
Realmente é engraçadissimo, por quanto grotesco que seja!
Mas nao creio que passe disto para a grande maioria das pessoas, que nunca se enxergam na posiçao daqueles que praticam estes atos.
E depois tem a coisa do, digamos assim, egocentrismo.
Pq uma boa parte das pessoas se imagina "especial", um previlegiado mm. E raciocinando serem elas unicas e mm merecedoras, se permitessem dar o direito de fazer coisas que, em detrimento do planeta ou do semelhante, lhe proporcionem um beneficio efetivo ou mm passageiro.
Gente...estamos sempre vendo estas coisas por ai...!
E, como um todo, devemos parar de mitificar estes problemas e achar que tudo diz respeito sò ao nosso "vizinho", ao "outro", e NUNCA a nòs mesmos.
Devemos assumir, conscientemente, que fazemos parte, SIM, deste bolo de pessoas que ajuda a complicar a vida do planeta Terra.
E devemos nos mexer para fazer a nossa parte para minimizar isto.
Pq se alguém tem discernimento e consciencia, isto seria o justo de se fazer.
A nossa espécie, historicamente, ja fez MUITO mal a este pequeno corpo celeste que nos acolhe com os seus beneficios.
A "nossa" postura de descaso, negligencia, avidez ou mm maldade deve parar, diminuir que seja, se quizermos que nossos descendentes herdem, nao so um planeta em boas condiçoes para se viver, como tb o respeito que devemos demonstrar por ele.
Um problema da conciencia de cada um.


Nenhum comentário: