quarta-feira, 4 de junho de 2008

...de bom senso e outras coisas!


Oi pessoal!
Vejam como sò como sao as coisas...
Isto, aqui em baixo, era para ser um email com uma informaçao que eu pegava para mim mm.
E qdo vi, virou isto tudo, num nitido indicio de que nao escrevia sò para mim.
Assim, nada melhor que compartilhar com vcs todos.
E é o seguinte: no site do "viver bem" saiu um artigo que comenta da tal "dieta volumétrica", que é uma coisa que me parece muito coerente.
Em poucas palavras: o nosso organismo, qdo comemos, é incapaz de saber quantas calorias estamos ingerindo em uma refeiçao, ele se baseia sò no peso dela, isto sim!
Dai, devemos usar isto em nosso favor, isto é, ingerindo alimentos ricos em agua e fibra, que nos dao uma gde sensaçao de saciedade, pq preenchem o estomago e tem uma lenta digestao. Do tipo do efeito que fariam aquelas pilulas de agar-agar, que é nada mais é que um tipo de gelatina gomosa, que "incha" toda em presença de liquido.
E nesta linha, a coisa de se iniciar a refeiçao com uma salada é muito valida. Pq entraria na idéia que, ja ocupando um espaço no nosso estomago, faria com que reduzissemos todo o resto em, me parece, +-12%.
Obvio que tudo na vida é questao de BOM SENSO, n'é verdade...?
Nao creio que alguém resistiria a longo sò comendo as folhas de uma salada! A nao ser que ela fosse daquelas super variadas, com queijos, bacon, croutons e, por consequencia, completas e ricas em...calorias!!
Pq existem 1001 dicas para se conservar, ou mm, perder peso.
E tanta coisa idiota também...!
Sò penso que devemos ficar com aquelas que nos sao "confortaveis, convenientes e eficientes" ao nosso intuito.
Em resumo: aquelas que seguem as simples regras do bom senso.
Pq, por exemplo, nao tem senso se consumir litros de agua sem a minima vontade para isto: o nosso organismo deve ser RESPEITADO, e em todos os sentidos.
Devendo ser tratado como um velho e bom companheiro que nos acompanha ha anos, dando um duro danado!
Aquilo que ele nos pede é so um pouquinho de cuidado e atençao: tanto simples.
Nossa espècie é onivora, minha gente!
E sei que para muitos, assim como o é para mim, é absolutamente revoltante saber que dentro de nòs existe um predador implacavel pronto para agir, se um nao tem travas morais, e até filosoficas, para bloquear isto.Pq, querendo ou nao, estamos no topo da piramide, mm que tantos de nòs se esforcem, com tanto empenho e boa intençao, para nao estar ali.
Eu, por exemplo, tenho um "senso de espirito vegetariano" e, porisso, como pouquissima carne. Assim como se ela fosse quase uma decoraçao, ou melhor, uma medicina...
Um dia, até, me peguei com lagrimas nos olhos olhando a minha posta de peixe, no prato, imaginem vcs...
E agradeci, de coraçao, àquele animal que me saciava a fome tanto qto agradeço às plantas que me dao os seus frutos ou à galinha que me fornece um ovo.
Mas isto sou eu, que nao sirvo como regra da seguir, pq sigo meus preceitos e meus valores, que cada um deve ter os seus!
De qq maneira, se nao se ingere carne, que em verdade PODE ser muuuito pouca, algum tipo de proteina è IMPRESCINDIVEL consumir!
Assim como algum carboidrato, de alguma forma.
E por ai adiante.
E que cada um respeite o pensamento e a orientaçao que o seu semelhante segue, seja neste ou em qq outro argumento.Pq cada pessoa tem direito a achar e seguir aquilo que lhe parece melhor. Pq serà ela mm, e sò ela, que arcarà com as consequencias de suas escolhas, para o bem e para o mal.
Agora...o ESSENCIAL é esquecer a preguiça e praticar, ao menos, uma saudavel e razovel atividade fisica.
Aqui em baixo coloquei uma listinha de alimentos que ajudam nesta coisa de nao exagerar em todos os outros: pq é sempre bom dar uma forzinha para a força de vontade da gente!
E nao é para "decorar" nao, sò para ler por pura curiosidade, ok?
Pq, na verdade, basta sò fazer um pequenino esforço para tratar bem aquilo de mais precioso que temos nesta vida, concreta: o nosso corpo.
E é isso ai!!

Ervilha em conserva (1/2 lata) = 13,4 g Goiaba (1 unid. média) = 9,2 g Abacate (1/2 unid. Pequena) = 7,6 g Feijão (1 concha) = 7,3 g Farelo de trigo (1 col. Sopa) = 6,3 g Alcachofra cozida (1 unid.) = 5,4 g Lentilha seca (2 col. Sopa) = 5,2 g Maracujá (1 unid. Média) = 4,7 g Laranja com bagaço (1 uni. Pequena) = 3,6 g Manga (1 unid. Média) = 3,3 g Cenoura (1 unid. Média) = 3,1 g Aveia (2 col. Sopa cheias) = 3 g Mexerica (1 unid. Média) = 2,7 g Maçã (1 unid. Média) = 2,6 g Escarola refogada (1 pires de chá) = 2,3 g Macarrão cozido (1 escumadeira) = 2,1 g Caqui (1 unid. Média) = 3,21 g Pão de forma integral (1 fatia) = 2 g Arroz integral (2 col. Sopa cheias) = 1,9 gVagem cozida (1 pires de chá) = 1,9 g

Um comentário:

Adriana disse...

Oi Clau , eu vi o bolo sim , apesar de tantos "esquecimentos" , rssss, parece ter dado certo ficou lindo .
O selinho se vc quiser,é claro, vc copia a imagem do selo , e cola no seu blog , como se fosse uma postagem normal, é só um carinho que as blogueiras trocam para homenagear os blogs legais.
Qualquer dúvida...
bjs.