domingo, 1 de junho de 2008

A fritada que virou gororoba.

Estava revendo minhas fotos qdo deparei com uma que eu tinha deixado sem identificaçao e nem me lembrava mais.
E me veio de escrever sobre isto.
Desde pequenininha, em familia, que se faz uma fritada com batatas e "pancetta affumicata"(...bacon). Uma daquelas coisas feitas na correria, sem tempo e com fome.
Mas tb um prato que aparecia na mesa em momentos de tranquilidade e lembrança, pq bom.
E é uma receita tanto boa que, penso, com as devidas variaçoes, todo mundo faz a sua!
No mes passado, a revista Gula até publicou uma versao dela, que teria sua origem no norte da Italia, mas em forma de, digamos assim, "ovos mexidos".
E eu, que sempre batalhei na arte de virar fritadas sem que se rompessem, com INUMEROS fracassos, achei a idéia otima e fui atras!
Obvio, e nao é demais lembrar, que eu sempre mudo as quantidades e, principalmente, o "modus operandi", para adaptar-lo à minha natureza virginiana ao quadrado.
E reduzindo drasticamente o azeite e tb fazendo uma quantidade suficiente para uma pessoa com fome, saiu uma gororoba bem boa.
E nao podia deixar de ser diferente pq, como ja dizia o Clodovil em seu insolito e extinto programa fashion/culinario (!): "se sò vai coisa boa, o resultado vai ser bom, com certeza".
E nao é que é mm!

"Gororoba" de batatas e bacon
1 batata grande cortada em cubinhos
1 ovo, previamente batido com uma colherzinha de agua e uma pitadinha de sal
1 colher de sopa cheia de bacon picado
1 colher igual de parmigiano ralado
azeite, sal e pimenta do reino moida na hora

Em uma frigideira, anti aderente, colocar um tesquinho de azeite que seja suficiente sò para untar, junto com o bacon.
Dar uma fritadinha até ele ficar com uma cor "saudavel" e jogar as batatas, girando para que fiquem douradinhas por igual.
Com o fogo no médio, jogar o ovo que, qdo começara a ficar opaco, deve ser mexido rapidamente para ficar em floquinhos.
Se acrescenta o queijo, mexendo sempre, e se ajusta o sal, caso isto seja necessario.
A pimenta deve ser salpicada no fim, para ficar mais aromatica.
E deve ser servido quente.
Sozinho ou acompanhado por uma salada, para ficar mais completo.
Rapido e bom.






2 comentários:

Adriana disse...

Que bom que a assistencia técnica aí é boa , rssss.
Adoro uma gororoba ,chegar em casa á noite e com fome é tudo de bom.
Uma ótima semana,
bjs.

Dama do Lago disse...

Parece muito bom, acho que vou experimentar :)!