sábado, 28 de junho de 2008

...quando a vontade supera a consciencia e falando de arroz e de bacalhau.


...e como voces ja devem ter percebido...!
Eu, apesar da minha idade e etc e tal, estou sempre tendo "vontades" de comer algumas daquelas coisas que me aponta a minha memòria...
Nao é por menos que coloquei um nome assim no meu blog pq, em um senso amplo, isto tem tudo a ver comigo.
Tenho um relacionamento diferente com a minha memòria. Pq ela sempre me transporta de um modo aleatòrio, me fazendo reviver momentos e emoçoes que permanecem em algum lugar, em uma outra dimensao.
Poderia até ser explicada, ou enquandrada, nestas teorias da fisica que ninguém "normal" entende la muito bem...
Seja por um odor aspirado em um àttimo ou um toque diferente na pele, uma musica ou qq som que inunde os ouvidos ou um sabor que possa evocar um outro, e até mm a simples visao de um objeto qq...nao importa. Pq tudo isto, as vzs, faz com que eu me "transporte" no tempo, reencontrando bons momentos, boas sensaçoes ou mm pausas cheias de alegria e felicidade.
Uma experiencia magica provocada pelos sentidos.
As fotos, os videos e os cds todos que fazemos, sò servem para fazer com que "os outros" possam vivenciar eventos pelos quais passamos, ou coisas que vimos e sentimos. Pq a coisa gozada é que nòs, propriamente, nao teriamos necessidade disto tudo para retornarmos àqueles momentos.
E pelo simples fato que nòs estivemos la, nòs vivemos aquilo, conscientes ou nao.
E até pode ser e quase sempre é assim, que nada disto provoque, em uma outra pessoa, aquela sensaçao exata que nòs sentimos. Isto pq cada um tem um seu modo de encarar um evento qualquer, principalmente à distancia de tempo ou mm com uma visao exclusivamente pessoal....
Mas, para nòs mesmos, basta um sò sopro para que retornemos ali, assim magicamente.
E ai os nossos sentidos, de novo, nos propiciam os segundos que nos fazem estar naquele fraçao do tempo, como se nunca tivessemos saido dali.
E sentimos os odores, e sentimos o vento, e vemos as cores, e sentimos o gosto e escutamos os sons, mm que eles estejam no passado da vida da gente ou em algum ponto obscuro de nossa memòria.
E no nosso "retorno" ao tempo presente e à dimensao justa, podemos estar sentindo a mm emoçao que nos colheu naqueles magicos segundos, sabe-se la onde...
Obvio, que isto è uma coisa intima de cada um e que pode ter mil e uma nuances e outro tanto de sentido tb.
Discorri tudo isto para, finalmente, chegar ao nosso ponto, que seria sentir a vontade, real, de reviver alguma coisa.
Assim como acontece com um sabor, como eu mm ja disse.
O que me leva ao meu arroz com bacalhau ai da "desfocadinha", que vcs mm conferem, ja que eu ainda nao troquei de òculos...
Nao é risotto, nao é um prato rico em ingredientes e muito menos complicado.
Sò arroz, e um daquele longo e saboroso.
No caso o meu querido arroz thai , que foi cozido com a ultima agua do peixe dessalgado no ponto justo, que quer dizer sem a necessidade da adiçao de sal.
Depois foi sò misturar com as lascas de bacalhau da noruega. E este, por sua vez, tinha sido refogado com azeite extra virgem e mais os gostinhos que me indicava a minha memòria: que cada um tem a sua!...
Faltou sò a salsinha fresca, picadinha, para dar o toque verdinho na coisa e que eu nao tinha...
Mas mm assim: que coisa boa!
E para ser saboreado com muita consciencia daquilo que se faz.
Pq gente...atençao: mm que um ame este sabor especial, nao é que se possa fazer mais do que ocasionalmente, nao!
E nao é pq seria caro ou pq esta cada vez mais dificil achar daquele bacalhau bom, mm que isto nao deixe de ser um forte indicio.
Mas, principalmente pq nòs, pessoas concientes, devemos evitar consumir demais da conta este alimento.
E pelo simples fato que nao queremos que as especies, mais apreciadas para confeccionar-lo, desapareçam da face da terra.
Pq seria mais uma culpa dificil de se carregar nas costas...


2 comentários:

Adriana disse...

Adoro como vc descreve sobre tudo que cozinha , até chegar a receita , as palavras envolvem como se estivesse lendo uma crônica sei lá , algo assim , vc escreve muito bem, parabéns.]E bacalhau é tudo de bom , pena que aqui é tão caro , aliás tudo aqui é muito caro rssss.
Tenha uma ótima semana.
bjs.

Nela disse...

Claú,adoro arroz de bacalhau sabe?é um prato óptimo em posta ou em migas,fica mais económico é muito bom.Eu também o faço na água de cozer o bacalhau,fica gostoso e já não precisa levar sal.Parabéns pelas seus palavras antas da receita.Beijitos.