quinta-feira, 5 de junho de 2008

torta de ricotta

...esqueci de fotografar antes de servir...

Como de terça-feira aqui em casa é dia, quase sempre, de jantar com os amigos, resolvi fazer uma torta de ricotta alla cheesecake, usando cerejas frescas.
Das cerejas eu tinha tirado os caroços e cortado em 4 pedacinhos e, simplesmente, deixei em fogo baixo com algumas poucas colheres de açucar até que fossem envoltas em uma espécie de xaropinho. E ja estava feita um dia antes, sem que eu nem soubesse que teria esta utilidade.
Penso que é tranquilo usar, tb, alguma geléia destas comercias com uma ligeirissima diluiçao com agua para obter o mm efeito.
E de torta de ricotta eu costumo fazer duas receitas, de minha versao, sendo uma com ovos e outra com folha de gelatina, a variar da quantidade de calorias que se intenda consumir e etc e tal.
E esta é a primeira delas.
Torta de ricotta
200g de biscoito, de preferencia daqueles integrais, em "farofa"
100g de manteiga ou margarina, amolecida
500g de ricotta, melhor se fininha
2 ovos inteiros
5 colheres de sopa de açucar
raspas de limao, usei do siciliano
uma cobertura a gosto
Os biscoitos devem ser bem esfarelados, seja com um rolo, seja com robot ou liquidificador. Eu prefiro colocar-los em um saco resistente, e nao fechado (por motivos obvios n'é...!), e passar o rolo por cima até obter uma farofa uniforme.
Depois, despejo direto em uma forma de fundo desmontavel e misturo muito bem com a manteiga.
Dai, comprimo o mais possivel e uniformemente esta mistura dentro da forma e, devo confessar, tenho a ajuda de um rolinho rotante para massa que è 10...Mas se faz benissimo com as costas de uma colher. Reservo.
Bater os ovos, a ricotta, as raspas de limao e o açucar até obter um creme, coisa que eu tb prefiro fazer com um batedor manual.
Colocar sobre o leito de bolachas dando ligeiras sacudidas para assentar-lo bem.
Levar em forno a 180°C por cerca 40 minutos ou até perceber que cresceu e pegou uma leve corzinha.
Apenas esfrie, cobrir com a cobertura, tb fria, tentando deixar o mais estético possivel.
Mais simples que isto!
Ps: ... e para quem for bravo suficiente em "achar" a Mathilda na foto...hihihi!




2 comentários:

Dama do Lago disse...

Está com aspecto faboloso, tenho mesmo de provar isto :)!

Fábio Adiron disse...

Gostei....e linkei nas Insanidades