terça-feira, 24 de junho de 2008

...eeee...panquecas!

Panquecas (desfocadas...!) de espinafre e stracchino. E aqui em baixo, sobre o cortador giravel de queijos: o batedor de mola, o fatiador de tartufo, o fazedor de tirinhas de limao, o rolinho giravel para abrir massa e a minha espatula "telescopica".

Ufa...!
Para mim falar de panquecas, ou crepes, é como fazer uma verdadeira parada nostalgica.
Isto pq , de qdo me entendo por gente, ficava sempre ao lado do fogao para pegar, antes de minhas irmas, aquelas que se quebravam! E imagino que, para aplacar a minha ansiedade, minha mae até fazia isto de proposito: quem sabe...?
E dai, se alguem ainda se lembra... Ha alguns muitos anos atras, qdo começou a coisa da tv a cabo ai em SP, tinham dois programas de culinaria que eu nao perdia!
Um era de um senhor belga gordinho e sempre com a sua gravatinha borboleta, de quem eu nao me lembro mais o nome... Ele era um az da cozinha, muuuito bravo e eficiente, e que fazia tudo, tudo mm, com a sua estranha colher feita com uma mola.
Como eu nunca tinha visto aquilo em SP, e como sempre faço qdo vejo um apetrecho de cozinha que eu nao tenho, comecei a correr atras da tal, que terminei encontrando la no Bon Marchè, da rive gauche, em Paris. E valeu, pq o caso é que a danada era super eficiente mesmo!
Anos depois achei outras duas, sò que desta vez em uma Coin, aqui na Italia.
Como terminei levando todas ai para SP, por aqui acabei ficando sem nenhuma. E qdo me dei conta disto, a Coin de Perugia tinha acabado de fechar as portas por aqui e... nada feito!
Mas um dia, tempos depois, fomos a um negocio de atacado para restaurantes e eu achei uma "gigante", isto é: as minhas outras eram do tamanho de uma colher de sopa e esta, do tamanho de uma colher de arroz!
E olha que, mm eu tendo uma coleçao absurda de coisas de cozinha que nem em restaurante eles tem, além de uma série de batedores de todos os tipos, estas colherzinhas sao 10! Usar-las é muito melhor que ficar sujando batedeira, juro!
Tudo isto para terminar falando do, como direi, extrator de suco de limao de madeira doooo....tantantantan, Jeff Smith, minha gente!
Quem se lembra dele?
Tive de tudo que era seu: videos, livros e, enfim, acabei comprando o tal objeto do desejo daquela època, em Sao Francisco... Sta Barbara... nem me lembro mais...
O Jeff era tb um pastor protestante: ...metodista...?...
E, pelo que saiba, teve um bruto fim, até.
Pq foi acusado pelo seu "ajudante", ali no programa, de assèdio sexual, ou algo do genero.
Em um daqueles inuteis gossips que ficam girando, anos, na cabeça da gente...
Mas...deixa isto para la! Pq que isto nem vem ao caso e além do que, como cozinheiro, eu o curtia à beça!
E, abençoado o Jeff, que me passou uma receita de panqueca que, para mim, superou aquela decana, que tinha vindo em uma panela elétrica da GE e que tem a fidelidade de minha mae ha mais de 40 anos!
E, depois tb, eu amo panqueca...
Enrolada, enlazanhada, dobrada, colorida, ensacada, vazia, doce ou salgada: como queiram.
E a dele, super simples a danada, daria para 4 pessoas.
Panquecas
1 copo de farinha (daqueles de 250ml)
1 copo de agua
3 ovos
1pitadinha de sal
...e bater tudo muito bem batido!
E depois, em fogo médio/baixo, numa frigideirinha untada (que eu prefiro ter uma exclusiva sò para isto), colocar meia concha do liquido obtido e girar rapidamente para se obter a forma justa.
Qdo os bordinhos começarem a soltar, esta boa.

Pq eu nao viro panqueca nao, minha gente!
Se é fina como aquelas que costumamos fazer: para que TANTO trabalho...!!?
A agua, como o Jeff bem explicava, era pq ovo se dilue naturalmente nela e nao tanto no leite. Tanto é, que ele sempre acrescentava uma colherzinha dela para cada ovo, em um omelete ou ovo mexido. E é verdade: fica melhor!
E estes ovos...bem, se vc quizer mais resistencia da massa use todos os 3, decrescendo a quantidade no caso de se preferir mais delicadeza ou algo tao macio, que termine por derreter na boca, por exemplo.
Eu digo que a minha consistencia preferida é com 1 ovo sò.
Pq gente...precisa terminar com esta mania danada de colocar muito ovo nas coisas! Acreditem: o ovo è muuuto mais poderoso do que pensamos.
Pq vejam sò: no seu pudim de leite, os franceses usam sò 2 ovos, qdo ele é feito com leite condensado.Isto pq usar os 4 ou 5 sò serve, mm, se usarmos o leite normalzinho, daquele comum.
E mostrarei isto no futuro, sò para confirmar a quebra dos tabus ao se fazer um pudim de leite: que pode ser feito sem leite condensado e que poder levar menos ovo.
Beh!
Viram sò?!
Falar de panqueca é muito mais longo e complicado que fazer-las!!!
...ao menos para mim...!




3 comentários:

Nela disse...

Clau,me desculpe mas entrei sem pedir como vê,vim atravéz do blog da nossa amiga Sónnia,e adorei o seu blog.E ainda por cima temos um gosto em comum A naturaza e os animaiszinhos que tão lindos são,eu adoro desde a formiguinha ao leão,se quiser passar pelo meu cantinho esteja á vontade,é com alegria que recebo uma nova amiga,as suas panquecas adoro,adoro faze-las e comelas também.Fique bem Clau beijito.

Unknown disse...

Mã, estava procurando a famosa receita (super simples) do extinto programa do jeff smith e acabei aqui no seu post antigo!!! bjão

clau disse...

Oi Lulu!
Legal cruzar com vc.
Qdo precisar de receitas, aprovadas ou para se testar, corre la no meu gmail, que tem TODAS elas, ok?
Depois me conta o que vc fez com as suas panquecas.
Bjs!